Livro: Lua de Larvas – Sally Gardner

Lua de Larvas - Sally GardnerLua de Larvas, o romance infanto-juvenil da britânica Sally Gardner lançado em 2012, recebeu dois prêmios literários (Costa Children’s Book Award em 2012 e Carnegie Medal em 2013) e criticas positiva de diversos críticos e leitores. Lendo a sinopse e as frases de efeito (“Deslumbrante, arrepiante, de tirar o fôlego. Um livro perfeito.” Meg Rosoff e “A publicação mais original dos últimos anos.” The Times), pensei encontrar uma joia literária… Infelizmente eu não encontrei este livro perfeito.

O cenário de Lua de Larvas se passa numa Inglaterra distópica de 1956 que é dominada pela Terra Mãe a comando de uma figura absolutista que está disposta a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Nosso narrador, Standish Treadwell, é um garoto sonhador, com dificuldade de aprendizagem e de olhos com cores diferentes. Ele vive com seu avô na Zona 7, um lugar devastado onde os impuros e os desobedientes são enviados. Diferente de seus vizinhos, a família Treadwell é a mais miserável da região, pois são incapazes de denunciar os ditos traidores para ganhar pontos. Além disso, o pobre Standish sofre humilhações terríveis no colégio, tanto de alunos capachos, como do professor sádico. Certo dia, Hector Lush aparece na vida de Standish e eles acabam tornando-se amigos inseparáveis. Juntos, eles sonham em fugir para Júniper e até constroem uma nave de sucata. Entretanto a família Lush esconde um segredo que mudará a vida do protagonista.

– Hoje é quinta-feira, 19 de julho de 1956, o dia em que será lançado o foguete para a Lua e em que começará uma nova era da história da Terra Mãe. (pg. 56)

Há vários temas abordados no romance de Gardner, como a desigualdade, o totalitarismo e a violência. São assuntos curiosos, mas que a meu ver não tiveram um bom desenvolvimento. Mesmo a leitura sendo rápida, pois os capítulos são curtos e o tamanho da fonte é considerável (os míopes agradecem *eu!*), senti que a narrativa não iria chegar a lugar algum… E minha impressão foi de que realmente não chegou. [SPOILER] Sobre o forte final, cada leitor terá sua interpretação. A minha foi que Standish tornou-se o estopim que acordou a população explorada. [/ SPOILER]

Um dos pontos que achei bacana foi à personalidade de Standish e de seu nome de difícil pronúncia. Standish aparenta ser um jovem que vive no mundo imaginário, mas ele prova diversas vezes que está com os pés firmes na realidade. [SPOILER] O outro ponto foi à relação amorosa entre Standish e Hector – que infelizmente teve um final trágico (Ç_Ç). [/ SPOILER]

Lua de Larvas_Julian Crouch

Sobre a edição nacional, que deve seguir o mesmo estilo da edição inglesa, é muito lindinha e as ilustrações de tom grosseiro espalhadas pelas páginas dão um ‘q’ a mais e é um complemento interessante na trama.

Lua de Larvas poderia ser essa perfeição que comentam, se a narrativa não fosse sem direção. Porém é um romance que indico aos jovens leitores por seus temas, que na medida do possível, possam ajudá-los a refletir.

.

Título: Lua de Larvas
Título original: Maggot Moon
Autora: Sally Gardner
Ilustrador: Julian Crouch
Tradução: Waldéa Barcellos
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 298
Ano: 2014

.

Agradecimento: Lua, valeu por te me passado o livro e me mimado com dois marcadores artesanais ultra fofos (*_*).

Anúncios

5 respostas em “Livro: Lua de Larvas – Sally Gardner

  1. Oi, Lulu!
    Eu ainda não li Lua de Larvas, mas em geral vi as pessoas comentando que acharam fofinho, uma graça, esse tipo de coisa. Talvez o público infantojuvenil acabe apreciando mais mesmo…
    A Lua achou o que do livro?
    Beijo!

    • Eduarda, não gostei muito não, não vi nenhuma novidade, nada que outros livros não já tenham, sabe? Em alguns momentos me lembrou um pouco o Fahrenheit 451, como se a autora tivesse usado este como inspiração. =)

    • Oi, Eduarda! Lua de Larvas é um YA legalzinho, mas nada empolgante. Particularmente não vi nada de inovador que merecesse tantos elogios. Pois é, cai mais no gosto dos jovens leitores. Ainda bem, pois o livro tem bons temas.
      Beijos!

  2. Adorei sua resenha, Lulu, eu não conseguiria falar tanta coisa desse livro, li sem prestar muita atenção, não faz muito meu estilo, apesar de achar que muitos jovens irão gostar. Eu também achei muito legais as ilustrações do livro! =D
    Beijinho, Lulu!!!

    • Valeu! (^_^) Lua, eu adoro literatura infanto-juvenil do século XIX e XX. Mas a maioria dos infanto-juvenis / juvenis de atualmente são fraquinhos – para não dizer que eu não gosto de nenhum, adoro Jogos Vorazes. Pois é, Lua de Larvas agradará os mais jovens, mas eu queria ter gostado. Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s