Primeiras impressões: Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Ep. 01

Bishoujo-Senshi-Sailor-Moon-CrystalOntem, 5 de julho, houve a estreia mundial de Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal (美少女戦士セーラームーン Crystal) na Nico Nico Douga, às 7h da manhã no horário de Brasília (19h no Japão), com direito a legenda em vários idiomas, inclusive PT-BR. Infelizmente não pude assistir simultaneamente, porque tive de resolver algumas urgências do trabalho no período da manhã. Então baixei por torrent e vi hoje.

O novo anime de Sailor Moon comemora os 20 anos do mangá, que teve seu lançado no Japão em 1992. Até vermos o resultado, Sailor Moon Crystal ficou bastante tempo no forno, acho que 1 ou 2 anos, tendo prazos prorrogados várias vezes após a divulgação. Até pensei que não iriamos ter anime. Ou então os produtores estavam atrasando para o jubileu de prata. Prata tem tudo a ver com Sailor Moon (^_~).

Enfim, engraçado que assim que apertei o play e vi Usagi (Serena) acordado tarde para ir à escola, tive uma boa sensação de ver Sailor Moon na tela, de sentir uma empolgação parecida quando criança. Foi muito legal de ver uma nova versão de uma obra que aprecio depois de tantos anos (^_^).

No geral eu gostei do primeiro episódio! A animação estava agradável e tinha boa movimentação. Dá para notar as referências que o novo anime trás do mangá, obviamente, e da versão animada de 1992. Principalmente a transformação que ficou mimosa e esquisita, mas lembrou à antiga.

Em Sailor Moon Crystal as personagens estão longilíneas (até a Lua / Luna ficou esguia) como é no mangá de Naoko Takeuchi. Na versão do anime de 1992 elas tinham um corpo mais “real”. Eu gosto de ambos os character design, acho que cada um tem sua beleza e particularidade.

Um detalhe que é pouco explorado na versão de 92, mas está presente no mangá e tem grande importância na trama, são as lembranças do passado da heroína. As cenas de Usagi (Serena) e Mamoru (Darien) tiveram um efeito parecido em beleza e destaque como é no mangá, acho que foram muito bem trabalhadas no primeiro episódio.

Agora que música de abertura e encerramento fraquíssima foram aquelas?! A música de abertura não tem o mesmo impacto de Moonlight Densetsu *adoro e ouço até hoje*. E o encerramento não tem a animação e suavidade de Heart Moving. Achei ambas comerciais demais. Poderiam ter feito uma nova versão. Sobre a trilha sonora, não dá para ter uma ideia concreta, mas do pouco que ouvi achei inferior.

☾ Sailor Moon Opening 1 (1992) ~

☾ Sailor Moon Ending 1 (1992) ~

☾ Sailor Moon Crystal Opening (2014) ~

☾ Sailor Moon Crystal Ending (2014) ~

Estou curiosa pelos próximos episódios, se não me engado serão 2 por mês até completar 26 episódios, e muito ansiosa para ver as outras Sailors (^_^).

7 respostas em “Primeiras impressões: Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Ep. 01

  1. Eu também vi, Lulu! Curti bastante, senti a mesma coisa que você, aquela vibe de felicidade de quando éramos pirralhas e assistíamos na Manchete! 😀
    A abertura e encerramento foram indiferentes pra mim, mas confesso que esperava um remake da original, hahahahahha
    Achei legal elas serem mais magrinhas, pois só comecei a ler o mangá agora e vai me ajudar a não estranhar a anorexi… ééan… a magreza das personagens no mangá, hahahahaha
    Beijocas, lindona!

    • Essa sensação das boas lembranças é tão agradável! Isso, na Manchete com aquela abertura perfeita (a versão em português de Moonlight Densetsu é linda!).
      Clara, nem seria uma nova versão de Moonlight Densetsu, pois no trailer já estava com a nova música de abertura. Mas antes do trailer eu tinha esperança (U_U).
      Vi no youtube a abertura de Sailor Moon Crystal com uma versão de Moonlight Densetsu cantada pelo grupo Momoiro Clover Z. Dá uma olhada:

      Ficou mais empolgante, na minha humilde opinião. Deveriam ter deixado essa versão ou chamado à cantora Nana Kitade – ela fez uma versão fofíssima de Moonlight Densetsu alguns anos atrás.
      Pois é, se elas fossem magríssimas por invenção dos produtores, sem base na obra original, eu implicaria com essa mudança desnecessária.
      Beijos, Clara!

    • Eduarda, o mangá vale muito a pena! Ainda não conclui a leitura, mas até onde li, a narrativa tem um tom um pouco mais madura, sem perder o humor. O que é legal no mangá, é ver o desenvolvimento da protagonista. Acompanhamos o amadurecimento de Usagi / Serena. Eu acho isso um ponto importante numa trama. Diferente do anime antigo, que em todas as fases, ela permanece infantilizada ao extremo. Ah, e o traço da Naoko Takeuchi é belíssimo!
      Beijos!

  2. Lulu, comprei o mangá! O 1 e o 2 por enquanto. Já terminei de ler o 1 e adorei! No início estranhei os um pouco os nomes, mas depois me acostumei. Morro de rir com a Usagi.
    Quanto ao traço, não sou muito boa com essas análises, mas adoro quando desenham elas pequeninhas, sabe? Acho a coisa mais fofa do mundo!
    Beijo! =D

    • Oba! \o/ Que bom que adorou! Eu também adoro! (^_^) Quando comecei a ler eu também estranhei os nomes, pois estou acostumada com a adaptação dos nomes em português do anime de 92 (Serena, Darien, Lita…). A Usagi é cômica, rs. Você vai adora acompanhar a evolução da personagem (^_^).

      Eduarda, as personagens no formato pequeninha seriam classificadas como Chibi. Podem classificá-las como super deformed (SD), mas no caso do estilo SD a cabeça é desproporcional ao corpo. Já no estilo Chibi existe uma proporção, mas a personagem é baixinha, mignon. Então acredito que se enquadre no Chibi.

      Beijos da lua! (^_~)

  3. Pingback: Mangá: Sailor Moon – Naoko Takeuchi | Lulunettes

Deixe um comentário

