Livro: História do Novo Sobrenome – Elena Ferrante

Publicado originalmente em 2012, História do Novo Sobrenome, de Elena Ferrante, é o segundo livro da tetralogia chamada Série Napolitana, que conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. Nesse segundo volume é apresentada a juventude da narradora Elena “Lenu” Greco e de sua amiga Raffaella “Lila” Cerullo.

História do Novo Sobrenome inicia exatamente onde a narrativa deixou o leitor em A Amiga Genial (no casamento de Lila e Stefano, onde houve o incidente do qual Cerullo nunca irá perdoar Carracci). O enredo então segue os acontecimentos das duas amigas através dos anos sessenta. Anos estes que trazem o pleno desenvolvimento de Nápoles, com seus novos bairros modernos. Para os jovens comerciantes do antigo bairro, eles sentem que é a oportunidade de investir em variadas lojas no centro da cidade. No entanto a narrativa não permanece somente no bairro napolitano, grande parte da trama se passa na praia, na temporada de Lenu e Lila na ilha de Ischia; quando acontece um surpreendente desenrolar e mudanças profundas na vida das duas jovens com a chegada da família Sarratore.

Agora casada com um homem que ela despreza desde os primeiros momentos de vida juntos, Lila vive num confortável status financeiro. Por ser dotada de talentos prodigiosos, ela terá um papel fundamental no sucesso das lojas do marido, que firmou parceria com a família de agiotas Solara. Devido a sua parcela de trabalho, a nova Sra. Carracci gastará com os parentes e sua melhor amiga. Devido ao seu caráter indomável, Lila pagará o custo com as ações do marido violento. Mas apesar das surras, ela não se curva.

Por outro lado, Lenu continua insegura de si e desconfortável com sua origem. Essa insegurança a faz duvidar de suas disposições intelectuais e de seu aspecto físico. Porém com muito esforço em meio às confusões da vida de Lila, da restrita condição financeira de sua família e de seu próprio turbilhão mental, ela conseguirá empreender um caminho para a universidade, onde estará entre os estudantes de famílias influentes; famílias estas que podem direcioná-la a um futuro, a uma realidade que não seja o ambiente degradante de Nápoles.

Com a narração deliciosa do ponto de vista de Elena Greco, Ferrante continua com um desenvolvimento poderoso que acompanha com muito tato a evolução das vidas dessas personagens, mas sempre mantendo com desenvoltura a relação ambígua entre Lenu e Lila, que apesar das diferenças, os bons sentimentos entre elas são inegáveis. Lenu continua fascinada e estimulada pela personalidade e autoridade de Lila, enquanto que a atitude de Lila em relação à Lenu flutua entre generosidade e malícia.

Em História do Novo Sobrenome continuamos a acompanhar a esperança de cada uma das amigas, cada uma a seu modo, em escapar da realidade medíocre de sua origem. Tentativa onde a expectativa se torna escassa e difícil diante do destino para o qual seus amigos de infância dificilmente escapariam.

Este segundo volume está cheio de reviravoltas e acontecimentos arrebatadores. É visceral acompanhar os diferentes personagens e suas famílias no nível e no modo de vida nos aspectos dos amores, ciúmes e violências. Para mim História do Novo Sobrenome manteve a qualidade narrativa de A Amiga Genial, ou seja, um romance excelente. Quanto à escrita de Elena Ferrante, continua viciante e cheia de desenvoltura.

Elena Ferrante remete em História do Novo Sobrenome um talento ímpar na descrição fascinante da sociedade napolitana dos anos 60 em que a educação, a diferença de classe e a condição da mulher, são assuntos magistralmente abordados.

.

Título: História do Novo Sobrenome
Título original: Storia Del Nuovo Cognome
Autora: Elena Ferrante
Tradução: Maurício Santana Dias
Editora: Biblioteca Azul
Páginas: 472
Ano: 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s