Livro: E depois – Natsume Soseki

Publicado originalmente em 1909 na revista Asahi Shinbun, E depois, de Natsume Soseki, é o segundo livro da trilogia informal do renomado autor japonês, composta por Sanshiro (1908) e O Portal (1910), ambos também publicados pela Editora Estação Liberdade.

O romance se passa na Tóquio do início do século XX, onde os costumes tradicionais se misturam intensamente com a importação cultural e econômica do Ocidente, e gira em torno do ocioso Daisuke Nagai, um solteiro de trinta anos financeiramente bancado por sua família abastada. Por questões de valores sociais e de negócios, o patriarca da família Nagai insiste que seu filho se case. Porém ele rejeita todas as propostas e se apaixona pela única mulher para quem a sociedade não lhe permite sentir sentimentos.

O desdobramento da trama vai crescendo lentamente, mas nada que cause tédio. Muito pelo contrário, a leitura vai sendo marcada por uma fluidez nas palavras, pelas revelações dos pensamentos individualistas do protagonista que embarca em uma reflexão estética sobre a confusa transição e firmamento daquele momento marcante da história do Japão, em que a nação visa se igualar as potências estrangeiras.

Por essa construção é interessante ver que enquanto de um lado o velho pai representa os costumes tradicionais, mas se adapta e se beneficia da modernização. Por outro lado, temos Daisuke com seu pensamento focado no esteticismo, vivendo em seu mundo longe das contingências da vida e estabelecendo regras morais baseadas em sua análise da sociedade. O protagonista acredita que o único objetivo desta é ganhar dinheiro, do qual ele considera uma fraqueza do homem e de seu país (acredito que referente às relações entre o Japão e as potências ocidentais).

Adaptação cinematográfica de Sorekara (1985) dirigido por Yoshimitsu Morita.

Períodos de transição e consolidação para outro tipo sistema são sempre conturbados. A transformação provocada, no caso da Restauração Meiji, incita uma reflexão profunda em sua população nativa, que antes vivia numa realidade totalmente controlada pelo Xogunato Tokugawa. Ou seja, o poder supremo estava nas mãos de um senhor feudal que visava à monarquia, e depois de uma revolução, passado para a figura do Imperador. Mas não se enganem com autonomia do Imperador Meiji, pois ele era uma marionete da elite econômica capitalista que emergiu com o fim do xogunato. Até Kenneth G. Henshall comenta em seu livro História do Japão, na suposição de assassinato do Imperador Komei, que era um ardoroso defensor do Xogunato Tokugawa, para melhor controlar o jovem sucessor.

Mesmo Daisuke tendo me irritado por suas atitudes e pensamentos prepotentes (*que carinha patético*), sua confusão metal tornara E depois mais interessante que Sanshiro, pois mostrou certa revolta para com o cenário de profunda modificação econômica que o país enfrenta. Fiquei com a impressão que o protagonista estava aberto para uma melhoria, mas sem precisar perder a sua identidade. Então acredito que seja esse pensamento que Soseki transferiu para sua narrativa, de que a modernização é necessária, para igualar o país às outras potências, mas sem que o Japão perdesse sua particularidade. (…) Ou posso estar equivoca também, afinal nem mesmo Daisuke consegue organizar seus pensamentos.

Com uma escrita elegante, Natsume Soseki trás em E depois uma análise psicológica lenta, onde o menor gesto ou pensamento assume uma importância. Eu gostei demais desse romance pelo seu desenvolvimento, pelos personagens sinceros e por suas particularidades narrativas.

.

Título: E depois
Título original: Sorekara, それから
Autor: Natsume Soseki
Tradução: Lica Hashimoto
Editora: Estação Liberdade
Páginas: 288
Ano: 2011

Anúncios

2 respostas em “Livro: E depois – Natsume Soseki

  1. Pingback: Livro: Sanshiro – Natsume Soseki | Lulunettes

  2. Pingback: Os melhores de 2017 | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s