Livro: David Copperfield – Charles Dickens

Assim como vários trabalhos da época, o filho favorito de Charles Dickens foi inicialmente publicado em forma de fascículo entre os anos de 1849 e 1850; ganhando seu formato em livro no mesmo ano da sua conclusão. Vários elementos descritos no clássico David Copperfield levaram a considerar o romance uma autobiografia do escritor inglês. No prefácio, publicado originalmente na edição de 1867, presente nesta edição da Editora Cosac Naify, Dickens afirma que:

“Tão verdadeiros são esses sentimentos no presente que agora só posso fazer ao leitor mais uma confidência. De todos os meus livros, este é o de que gosto mais. é fácil acreditar que sou pai afetuoso de todos os filhos de minha fantasia, e que ninguém jamais amará essa família mais do que eu. Mas, assim como muitos pais afetuosos, tenho no fundo do meu coração um filho predileto. E seu nome é DAVID COPPERFIELD.” (p. 14)

Narrado em primeira pessoa, o calhamaço relata a vida de David Copperfield. Sua história concentra momentos banais, amorosos, miseráveis, esperançosos, ou seja, uma existência com uma quota de alegrias e tristezas. David compartilha seu caminho desde seu curioso nascimento, a relação com sua afetuosa e ingênua mãe, o terror passado nas mãos do padrasto e da irmã deste, seu momento de conforto com a carinhosa e humilde família Peggotty, os maus-tratos na escola, o trabalho infantil, seus percalços, o encontro com a Tia Betsey Trotwood (*melhor personagem*), seu retorno aos estudos, os bancos do tribunal, o maravilhoso ato de amar, os infortúnios, o destino de seus amigos e inimigos, o objetivo de tornar-se escritor, até a idade avançada.

Por ser o narrador de sua própria história, vemos todos os eventos a partir do seu ponto de vista. Então entendemos com precisão seus mais íntimos sentimentos. Todos esses momentos e elementos são reforçados pela agradável escrita de Charles Dickens. O romance pode ter mais de mil páginas neste tijolinho de edição, mas a narrativa flui de uma forma tão natural que nos enganamos ao pensar que a leitura será demorada. Digo isso, pois tenho um ritmo de leitura lento.

Charles Dickens

As inúmeras personagens que giram em torno da vida do personagem-narrador, e que na sua própria maneira vão influenciá-lo ou marcá-lo, são claramente dividas em duas categorias: mocinhos e vilões. Poderia criar também uma categoria dos personagens insuportáveis, como: Wilkins Micawber (*jeitinho de oportunista*) e Dora Spenlow (*moça mimada que dá vontade de chacoalhar para vê se acorda para a vida*). Ainda bem que temos Tia Betsey Trotwood ♥ para nos fazer esquecer essas desgraças.

Mesmo com personagens maniqueísta, Charles Dickens ainda consegue dar um enfoque realista na trama, pois o cenário que envolve essas figuras apresenta o tal elemento da crueza da realidade. Onde trás, na medida do possível, a tirânica Inglaterra do século XIX, com suas injustiças sociais.

Há também nesta edição três textos de apoio: Prefácio à Norton Critical Edition (1989), de autoria do professor emérito de literatura inglesa, Jerome H. Buckley; Os anos de aprendizagem de David Copperfield, de autoria da professora titular de Literatura Inglesa e Comparada na Universidade de São Paulo, Sandra Guardini Vasconcelos; e Sobre David Copperfield (1948), de autoria da escritora e ensaísta britânica, Virginia Woolf.

David Copperfield, de Charles Dickens, proporciona uma agradável viagem à existência desse personagem (ou autor) tão querido. Em suma, é um romance aprazível, onde você vai saborear todos os tipos de sentimentos através destes inúmeros personagens (^_^). Ah, realizei a leitura desse ótimo romance de formação no inicio do ano passado.

.

Título: David Copperfield
Título original: David Copperfield
Autor: Charles Dickens
Tradução: José Rubens Siqueira
Editora: Cosac Naify
Páginas: 1312
Ano: 2014

Anúncios

2 respostas em “Livro: David Copperfield – Charles Dickens

    • Eu também gosto da escrita do Dickens (^_^). Acho uma escrita bonita e ao mesmo tempo acessível. Que bacana! Os seus alunos devem adorar. Talvez isso os estimule a chegar à obra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s