Mangá: Card Captor Sakura – Clear Card Arc ~ Vol. 1 – CLAMP

Publicado originalmente entre 1996 e 2000, Card Captor Sakura é uma das obras mais conhecidas, se não a mais conhecida, do grupo CLAMP. O mangá, totalizado em doze volumes, chegou há vários países, como França e Brasil.

Por aqui, a jovem caçadora de cartas se tornou popular graças ao anime transmitido primeiramente no Cartoon Network e posteriormente na TV Aberta. No país da baguette, a trajetória foi praticamente à mesma. Assim como muitos, eu também conheci Sakura através do anime, que foi adaptado pelo estúdio japonês Madhouse entre os anos de 1998 e 2000. Eu adorava a dublagem em português do Brasil com a Sakura dizendo “Ai ai ai, Yukito!”, hahahaha.

Em 2016, Card Captor Sakura completou 20 anos. Então no Japão como comemoração teve exposição, café temático e vários produtos fofos disponíveis no mercado. Além disso, o CLAMP iniciou a publicação da sequência das novas aventuras de Sakura, intitulado Card Captor Sakura – Clear Card Arc, que inicialmente foi pré-publicada na revista shoujo Nakayoshi. No formato tankoubon, até o momento, foram três volumes publicados pela editora Kodansha.

Na França, Card Captor Sakura – Clear Card Arc estava sendo muito aguardado; quando a editora Pika anunciou a publicação, foi uma comemoração para os leitores da velha-guarda, como também causou curiosidade aos novos leitores de mangá. O primeiro volume foi lançado em novembro de 2017. Importei, chegou e li com aquela boa sensação de nostalgia (♥\^-^/♥).

Depois de recuperar as Clow Cards (Cartas Clow), Sakura entra para o quinto ano do colegial da Escola Secundária Tomoeda. Seguindo para o colégio e admirando no caminho as flores de cerejeiras, ela se surpreende ao reencontrar Shaolan, que retornou de Hong Kong. Com toda a agitação dos bons reencontros e desse novo cenário, Sakura começa a ter sonhos estranhos, onde encena com um indivíduo enigmático. Através desses sonhos, suas cartas misteriosamente ficam transparentes, uma nova chave / báculo ganha forma, como começa a surgir novas cartas com peculiaridades nas suas imagens.

Neste novo enredo, além de reunir o universo e as personagens que tanto nos divertiu no passado, a linha narrativa segue um tom bastante parecido com o mangá dos anos 90. Ou seja, percebe-se o cuidado que o grupo CLAMP teve de conectar a sequência. Espero que esse bom trabalho continue com os demais volumes do novo arco até a sua conclusão.

No quesito mudança acredito que houve um pouco na arte. Mesmo depois de tantos anos e com suas acumulações de experiências, as mangakás deram uma ligeira mudança nas linhas de Card Captor Sakura – Clear Card Arc, que ficou um pouco mais espessa dando um ar de elegância. Ah, as pétalas de cerejeiras e outros elementos a lá CLAMP continuam preenchendo as páginas com muita beleza.

Rever Sakura, Shaolan, Tomoyo (*minha personagem favorita*), Kero (*outro personagem favorito*), Yukito, Toya e entre outros personagens secundários que complementam com ternura essas relações, foi prazeroso (^_^). A Tomoyo ficou encantadora com o novo uniforme e continua com aquele espírito animado (*adoro a empolgação dela. Me divirto com sua obsessão inocente com a Sakura, hahaha*). Ah, e o reencontro de Sakura e Shaolan foi muito fofo (*-*). As autoras resgataram um simples detalhe do finalzinho da obra anterior, de Shaolan segurando o ursinho que Sakura havia lhe presenteado na sua despedida, conectando com muito tato as obras.

Depois que meu exemplar chegou e eu pude ler, finalmente fui verificar os primeiros episódios da nova animação. Card Captor Sakura – Clear Card-hen estreou no Japão em 7 de janeiro deste ano e constará com 22 episódios. Assim como no anime anterior, o atual está sendo dirigido pelo diretor Morio Asaka, com roteiro de Nanase Ohkawa (para quem não sabe ela faz parte do grupo CLAMP) e produzido pelo estúdio Madhouse.

Concluindo os episódios disponíveis, minhas primeiras impressões foram bastante positivas. A animação está ótima, capricharam no primeiro episódio e os demais se mantiveram num bom nível, só que, tiveram uma ou outra coisinha estranha, mas nada que comprometesse a boa qualidade da animação. O CG (Computação Gráfica) está presente, mas felizmente é utilizado em momentos pontuais.

*。✶* RELEASE! *✶。*

Pelo que pude perceber, a trilha sonora é mescladas com músicas da animação passada e novas composições. Ambas são de autoria do compositor japonês Takayuki Negishi. Para mim essa mescla foi um ponto bastante positivo, pois tendo Card Captor Sakura uma trilha divertida e marcante, seria mancada perder essa “personalidade” da sua melodia.

Quanto à música tema da abertura, 「CLEAR」 é da cantora e dubladora Maaya Sakamoto, enquanto que a música do encerramento 「Jewelry」 é da cantora e dubladora Saori Hayami. Fiquei contente que chamaram a Maaya Sakamoto, pois além de ter uma voz muito bonita (*e por eu adorar várias músicas dela*), ela cantou 「Platinum」 – que é a terceira abertura de Card Captor Sakura –, como também dublou a carta Nothing (無) no filme Card Captor Sakura – Fuuin Sareta Card e a Tomoyo Daidouji em Tsubasa Chronicle.

Também aproveitei para assistir o prólogo de Card Captor Sakura – Clear Card Arc, intitulado Sakura to Futatsu no Kuma (Sakura e os Dois Ursos), que foi um especial lançado no Japão em setembro de 2017 no DVD da edição limitada do terceiro volume de Clear Card Arc. O OVA (Original Video Animation) é uma adaptação do ultimo volume do mangá. Gostei da ideia do “aquecimento”, pois além da animação estar lindinha e também por conectar os dois animes, os fãs puderam preparar o coração para o que viria (^_~). Ah, não deixe de ver a cena pós-créditos!!!

O primeiro volume do Card Captor Sakura – Clear Card Arc me proporcionou um prazer nostálgico (^-^♥). O grupo CLAMP oferece aos leitores uma positiva transição direta entre as duas séries, criando uma expectativa promissora.

.

Título: Card Captor Sakura – Clear Card Arc
Título original: Kādokyaputā Sakura Kuriakādo-hen, カードキャプターさくら クリアカード編
Autoras: CLAMP
Volume: Vol. 1
Tradução: Lamodière Fédoua
Editora: Pika
Páginas: 160
Ano: 2017

Anúncios

6 respostas em “Mangá: Card Captor Sakura – Clear Card Arc ~ Vol. 1 – CLAMP

  1. Sakura Card Captors é um dos meus animes preferidos e foi o primeiro mangá que eu li, por isso fiquei bem animada (e um pouquinho receosa) quando fiquei sabendo do novo mangá. Por enquanto estou gostando, apesar de a história não me animar tanto assim porque parece um grande repeteco da história original. Gostei de ver que apesar das leves mudanças no traço, a arte continua lindíssima e fofíssima.

    Legal saber que o mangá já foi lançado na França. Fico me perguntando quando o mangá vai ser lançado aqui…

    Ah, a Tomoyo também é minha personagem preferida! *-*

    • Que massa, Lígia! Você tem todo um carinho envolvido (^_^). Inicialmente eu também fiquei receosa, mas quando conclui o primeiro volume surgiu uma sensação de esperança. Acredito que será um bom arco. Pois é, não iria ser uma trama muito diferente da que conhecemos, mas o resultado está sendo muito bom. Particularmente preferia vê-los crescidos (adultos). A arte do CLAMP é sempre um deleite (*-*). Com a volta de “Card Captor Sakura”, fico na esperança delas finalizarem “X-1999”.

      Fiquei muito contente quando anunciaram a publicação na França e espero que chegue por aqui também, afinal Sakura foi o primeiro anime e mangá de vários brasileiros.

      Tomoyo é também sua preferida (*-*). Ela é tão divertida! Adoro!

      Beijos!

    • Legal, mas também lucrativo, hahaha. Bem, está sendo interessante esse reencontro com Sakura depois de tantos anos (^_^). Obrigada! Beijos, Raquel!

  2. Pingback: Mangá: Card Captor Sakura – Clear Card Arc ~ Vol. 2 – CLAMP | Lulunettes

  3. Pingback: Mangá: Card Captor Sakura – Clear Card Arc ~ Vol. 3 – CLAMP | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s