Livro: Homens sem Mulheres – Haruki Murakami

Publicado originalmente em 2014, Homens sem Mulheres, de Haruki Murakami, nos oferece uma coleção de sete contos que apresentam referências nas músicas dos Beatles, no clássico A Metamorfose, na célebre figura da contadora de histórias de As Mil e Uma Noites, entre outras menções.

No entanto, essas alusões são logo mergulhadas no universo especial do escritor japonês. Haruki Murakami desenha essas narrativas, que lidam com a solidão e o abandono, com muita desenvoltura. Os setes contos presentes na edição são Drive my car, Yesterday, Órgão independente, Sherazade, Kino, Samsa apaixonado e Homens sem mulheres.

Qualquer leitor sabe que as chances de uma coletânea de contos agradarem 100% são pequenas. Por conta disso acabamos por nos surpreender quando atingimos a porcentagem máxima. Mesmo tendo os meus preferidos, eu adorei todos os contos presentes em Homens sem Mulheres. Acredito que esse alcance seja pela destreza de Murakami em descrever e misturar o teor do realismo fantástico (ou realismo mágico, como preferir) com os eventos banais. Ele consegue manter uma atmosfera instigante e peculiar, que chega a brincar com nossa percepção e teor de curiosidade, provocando uma sensação de naturalidade e prazer na leitura.

Particularmente eu gosto bastante da peculiaridade de Haruki em apresentar acontecimentos e pessoas completamente triviais que flutuam no limite do fantástico. É como se ele revelasse a necessidade de nossa existência em buscar uma textura no momento em que o padrão flerta com o quimérico (*profundamente confuso, hahahaha*).

Homens sem Mulheres, de Haruki Murakami, é um excelente livro de contos que agradará os fieis leitores do autor nipônico, como satisfará igualmente os amantes da literatura fantástica ou os leitores curiosos. Recomendo fortemente, afinal entrou na minha lista de melhores leituras do ano passado (^_^).

.

Título: Homens sem Mulheres
Título original: Onna no inai otoko tachi, 女のいない男たち
Autor: Haruki Murakami
Tradução: Eunice Suenaga
Editora: Alfaguara
Páginas: 240
Ano: 2015

Anúncios

5 respostas em “Livro: Homens sem Mulheres – Haruki Murakami

  1. Pingback: Os melhores de 2017 | Lulunettes

    • Até estranhei, pois é algo difícil gostar de todos os contos. Como você leu dois livros do Murakami e achou ok, sugiro que vá sem expectativa. Por outro lado, como eu gosto muito do autor, isso facilitou a aprovação máxima de “Homens sem Mulheres”. Beijos, Michelle!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s