Mangá: Les Deux Van Gogh (Sayonara Sorcier) – Hozumi

O josei da maravilhosa Hozumi, Les Deux Van Gogh (no original: Sayonara Sorcier), foi publicado originalmente entre 2012 e 2013 na revista Gekkan Flowers (também conhecida como Monthly Flowers) e posteriormente condensado em dois volumes pela editora Shôgakukan.

Seu trabalho em Sayonara Sorcier foi tão marcante que em 2014 a obra ganhou o prêmio Kono Manga Ga Sugoi! (tradução livre: Este Manga é Incrível!). Prêmio mais que merecido, pois este mangá é realmente MUITO INCRÍVEL!!! (♥\*o*/♥)

Na França a obra foi unida e publicada em volume único. Les Deux Van Gogh narra um estágio importante da carreira do pintor holandês Vincent van Gogh. Para ser mais precisa, como o título francês já denúncia, a trama se concentra não apenas no artista, mas é amplamente dedicada a quem foi sua maior ajuda: seu irmão mais novo, Theodore van Gogh.

No final do século XIX em Paris, Theodore van Gogh é um famoso comerciante de arte da Goupil & Cie (concessionária de arte líder na França do século XIX, com sede em Paris). Seus clientes são burgueses conservadores que estão convencidos que a arte só é acessível a um escalão superior da sociedade, excluindo a classe operária categorizada como ignorante. Porém Theodore não concorda com tal pensamento e quer promover novos talentos e novas técnicas. Ou seja, fazer uma revolução na arte! Desejando destruir o sistema por dentro, ele usa sua posição para destacar os artistas do povo, incluindo seu irmão Vincent van Gogh.

Descobrir a profundeza dos laços entre Vincent e Theodore é um dos pontos fortes do mangá. Afinal, na história real, Theodore era negociante de arte e dava apoio financeiro ao irmão mais velho. Na verdade, Hozumi constrói uma história fictícia dos irmãos Van Gogh tão sofisticada e com tantas minucias que os acontecimentos narrados naquelas páginas podem parecer críveis aos olhos do leitor. Ela reinterpreta eventos conhecidos, como a orelha cortada de Vincent, e mistura com muita inteligência a realidade e a ficção.

Quanto à arte de Hozumi, ela tem um estilo elegante que contribui imensamente para o encanto dessa narrativa. As características das feições das personagens contribuem bastante para o crescimento do drama. O cenário merece um destaque a parte, pois foram retratados com detalhes, contribuindo para a imersão das cenas, como também da época.

Meu primeiro contato com Hozumi foi com o excelente The Wedding Eve – A Véspera do Casamento e Outras Histórias, mas havia importado Les Deux Van Gogh antes, porém não tinha lido. Esperei o tal momento certo, que aconteceu no segundo semestre deste ano. Acredito que o momento foi oportuno, pois pude ver a evolução nas obras da mangaká (*como dá para evoluir de perfeição para perfeição?*).

Sayonara Sorcier se tornou mangá do coração ♥.

Um detalhe nada bom da editora francesa Glénat é a classificação de Les Deux Van Gogh como seinen e não como josei. Mesmo tendo uma vasta publicação de shoujo e josei no país, lá também a demografia sofre pré-conceito. Como aqui, acredita-se que shoujo e josei são mangás de sentimento, colegial, amorzinho, resumindo o tal mamão-com-açúcar-tudo-cor-de-rosa. Essa mudança de classificação reforça a superstição de “coisas de mulher”, desconsiderando a vastidão de tais demografias, que constam na sua ampla lista obras de ficção científica, romance histórico, esporte, terror, suspense, etc.

Hozumi nos trás em Les Deux Van Gogh uma mistura brilhante da realidade histórica e ficcional; oferecendo um trabalho envolvente, que coloca a liberdade artística e o impacto universal da arte de uma forma bem muito sucedida ♥ ♥ ♥ ♥ ♥.

.

Título: Les Deux Van Gogh
Título original: Sayonara Sorcier, さよならソルシエ
Autora: Hozumi
Tradução: Karine Rupp-Stanko
Editora: Glénat
Páginas: 384
Ano: 2015

Anúncios

3 respostas em “Mangá: Les Deux Van Gogh (Sayonara Sorcier) – Hozumi

  1. Pingback: Os melhores de 2017 | Lulunettes

  2. Lulu, que resenha fenomenal ! 😀 Estou deveras interessado neste mangá da Hozumi. Espero que publiquem no Brasil. E que publiquem também outras obras dela. Essa autora é foda ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s