Livro: O Coração das Trevas – Joseph Conrad

Alimentado por sua experiência pessoal, O Coração das Trevas, do escritor de origem polonesa Joseph Conrad, narra à jornada de Charles Marlow, um jovem oficial da marinha mercante britânica contratado por uma empresa belga de comércio de marfim para trabalhar como capitão de um navio no rio Congo. Devido a acontecimentos inesperados, o protagonista-narrador sai à procura de Kurtz, um brilhante comerciante de marfim.

A novela foi originalmente publicada em 1899, numa época em do imperialismo britânico estava há anos enriquecendo a custa de outros países ditos como selvagens. O narrador Marlow começa acreditando que o colonialismo trará consequências positivas para os nativos, mas diante da realidade, percebe a brutalidade com que são tratados. Com esse dilema interno, o protagonista quer extrair de Kurtz uma resposta, já que o sagaz comerciante de marfim tem a simpatia dos nativos, como dá lucro à empresa.

Essa busca de Charles por uma resposta ao seu dilema, que no final será frustrada, é bem curiosa, pois mostra que quando existe interesse econômico, o país invasor impõe suas regras no outro país. O Continente Africano só é miserável por causa da repressão do imperialismo britânico e de outros países europeus, que escravizaram aquela população, roubando suas riquezas naturais. Quem conhece um pouquinho a história da África, sabe o amontoado de terror que a população daqueles países sofreram e sofrem até os dias de hoje. Os europeus fizeram tanta atrocidade com aqueles povos, que Hitler ficaria com inveja.

Outro ponto interessante de destacar é a tal falácia do imperialismo de levar a democracia. Quando o imperialismo revela tal intenção, pode ter certeza que há muito interesse econômico no alvo. Ou seja, o imperialismo invade, destrói, mata a população e rouba qualquer riqueza daquele país. E nesse país destruído, ele ainda coloca um governo fantoche que se submeterá aos interesses dele e não da população nativa.

Antes de finalizar, gostaria de recomendar a precisa e honesta analise do professor Marcos César de Paula Soares no programa Literatura Fundamental sobre o livro mais conhecido do autor polonês, O Coração das Trevas. O professor Marcos faz uma critica direta e com fundamento sobre vida e obra de Conrad. Achei muito boa!

Com uma escrita fluida, o escritor Joseph Conrad trás em O Coração das Trevas uma modesta e curiosa reflexão sobre o colonialismo; mostrando a face dos reais selvagens (?).

.

Título: O Coração das Trevas
Título original: Heart of Darkness
Autor: Joseph Conrad
Tradução: Albino Poli Jr.
Editora: Folha de S.Paulo
Páginas: 112
Ano: 2016

.

A leitura de O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, faz parte do projeto [TBR Book Jar Nomes da Literatura]. Para acompanhar os demais títulos do projeto recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

4 respostas em “Livro: O Coração das Trevas – Joseph Conrad

  1. Eu tinha curiosidade para ler esse livro, mas adiava porque não gosto do filme (Apocalypse Now). Felizmente, achei o livro infinitamente superior, graças à abordagem do Conrad (bem diferente do filme). Já quero ler outros livros dele 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s