Livro: Tsugumi – Banana Yoshimoto

Tsugumi, de Banana Yoshimoto, foi publicado originalmente em 1989 e agraciado em março do mesmo ano com o prêmio literário concedido a livros que se destacam por sua arte narrativa, o Yamamoto Shugoro.

Baseado em suas férias de verão na costa oeste da Península de Izu, em si mesma e na sua amizade com duas Yoko, Yoshimoto narra a relação de duas primas com personalidades bastante distintas. A história começa quando a estudante universitária Maria Shirakawa, a narradora, se muda para Tóquio com sua mãe depois de morar boa parte da vida com parentes maternos numa pousada da cidade litorânea da Península de Izu. A convite de sua prima Tsugumi, Maria retorna à sua cidade natal durante o verão para lembrar os bons momentos, pois a estalagem será em breve vendida. Nessas páginas que marcam o último verão de Maria, ela conta os momentos mais marcantes da conexão com sua instável prima.

Tsugumi sofre desde pequena de uma doença não especificada que a impede de se esforçar demais. Sendo uma fonte constante de preocupação para sua família, a personagem que dá título ao livro tem uma personalidade difícil. Ela é bastante mimada, carente e indelicada. Por seu caráter grosseiro, a relação que ela tem com seus familiares chega ao teor do desagradável. Entretanto, com o avançar da trama entendemos o lado revoltado da enferma Tsugumi e boas qualidades são reveladas dessa figura rude. Assim tanto os familiares como nós, leitores, tentamos compreender sua língua ácida. E é por essas revelações que a potente figura de Tsugumi acaba roubando a posição da narradora, tornando-se a protagonista dessa despretensiosa narrativa.

Particularmente gostei da tímida Yoko e posteriormente de Tsugumi, mas tive uma simpatia maior pela narradora. A voz de Maria é bastante intima. Às vezes ela parece triste, em outros esboça uma alegria sincera. Um dos detalhes que mais amei no romance é como as coisas mundanas acontecem de forma natural. Ainda acrescento a essa lista, a maneira espontânea que as personagens se relacionam.

Banana Yoshimoto

A obra de Banana Yoshimoto não trás grandes personagens nem empolgantes desfechos, mas a simples narrativa apresenta uma complexidade sobre a nostalgia agridoce, sobre a consciência da passagem do tempo, sobre a fragilidade… Enfim, sobre uma série de questões da vida comum, das relações e dos cenários que chegam e se vão, da memória, do presente e do futuro. Eu adorei essa narrativa pelo encanto das palavras que a autora tece sobre vulnerabilidade e mudança.

Tsugumi, de Banana Yoshimoto, apresenta em suas palavras singelas uma obra profunda e cheia de identificações. Eu adorei as personagens, o clima, a maneira simples que a autora conduz essa narrativa totalmente sem pretensões, mas grandiosa nas sensações que ela provoca. Revelo ainda que era difícil não ansiar por virar cada página. Mas preferi dosar a leitura, apreciar essas passagens aos poucos. Acredito que por isso a obra foi tão poderosa para mim.

.

Título: Tsugumi
Título original: Tsugumi, つぐみ
Autora: Banana Yoshimoto
Tradução: Lica Hashimoto
Editora: Estação Liberdade
Páginas: 184
Ano: 2015

Anúncios

2 respostas em “Livro: Tsugumi – Banana Yoshimoto

  1. Tenho curiosidade para ler algo da autora, mas já ouvi dizer que esse não é o melhor trabalho dela. De toda forma, essa coisa nostálgica das férias na juventude me agrada.
    Bjo!

    • Particularmente eu achei esse livro sensacional ❤ Se te agrada "essa coisa nostálgica das férias na juventude", então acredito que você possa gostar de Tsugumi (^_^). Beijos, Michelle!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s