Livro: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres – Clarice Lispector

Publicado originalmente 1969, Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, trás a narrativa conturbada da professora primária Loreley (Lóri) e de seu relacionamento com o professor de filosofia Ulisses. Mesmo com interesse mutuo, os dois procuram descobrir como amar. Neste fluxo de consciência apresentado por Lóri, vamos descobrindo nas conversas dela consigo mesma e entre ela e Ulisses, sua autodescoberta e a preparação para esse prazer natural.

Com um fluxo de pensamento agitado, o sexto romance de Lispector, ambientado no Rio de Janeiro, mostra através de sua confusa protagonista e na relação que ela busca com este homem, momentos banais, mas que exibe em sua essência um clima de busca para o mundo e de si mesma. Por ser um romance que parte de elementos autobiográficos, a autora tece o fio dessa história de amor experimentando e conduzindo um clima de ritual.

Loreley é uma mulher que vive em seu próprio mundo e que sente uma grande dificuldade em viver. Ela tolera a vida e por causa disso carrega uma forte dor dentro de si; até nos mínimos bons sentimentos ela se estrangula com intensidade. Vinda de uma família abastada e possuindo uma independência financeira, ainda assim Lóri sentia-se insatisfeita com sua realidade. Durante todo o romance ela tenta se autodescobrir e apreender a viver. E vê em Ulisses uma ferramenta para esse próprio aprendizado. De viver apesar de.

Sinceramente, achei a narrativa enfadonha. Essa busca de Lóri em encontrar um propósito, filosofando até na cor de uma simples batata, não passa de almejar uma ilusão. Como nossa protagonista não tem objetivo ou significado de vida, ela se frustra com a falta de tal peça. Convenhamos que esses problemas existências, ainda mais dessa natureza, existem num setor de uma classe materialmente estável. Tenho certeza que esses pensamentos confusos e frustrados fossem diferentes em outra realidade com condições materiais limitadas. Acho que por isso não curti, é choradeira e hiperbolismo demais. A vida é algo mais simples do que parece. O que a torna difícil, e consequentemente deixa as pessoas perdidas ou frustradas, é por viver num sistema injusto e individualista.

Por outro lado, apreciei a escrita sofisticada de Clarice Lispector e de como ela brinca com as palavras em conjunto com a narrativa. É bonita a poesia, os significados e as alegorias em torno do constante aprendizado da protagonista. Não diria que Lispector tem um estilo ousado e nem fora do comum, mas um estilo próprio, uma tradução do que se passa na mente dela. Achei sensacional o curioso elemento de a obra começar com uma vírgula (,) e terminar com dois pontos (:). Que além de repassar o constante aprendizado de Lóri, que provavelmente seja eterno, revela que o fluxo de pensamento, o ato de refletir sobre, trás certa “desorganização”.

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres foi meu primeiro contato com Clarice Lispector. Posso ter me decepcionado com a trama, mas a curiosidade com os outros escritos da autora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira só aumentou.

.

Título: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres
Autora: Clarice Lispector
Editora: Folha de S.Paulo
Páginas: 144
Ano: 2016

.

A leitura de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, faz parte do projeto [TBR Book Jar Nomes da Literatura]. Para acompanhar os demais títulos do projeto recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

2 respostas em “Livro: Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres – Clarice Lispector

  1. Alguns contos da Clarice eu acho simplesmente geniais; em outros eu fico totalmente perdida. Essa história ainda não li, mas tenho um evento em breve que é sobre ela, então deve entrar na minha lista de leitura deste mês. Veremos.
    bjo!

    • Vejo vários leitores com a mesma opinião que a sua. Provavelmente serei assim também, pois já comecei não gostando da narrativa desse livro. Massa, Michelle. Depois me diz o que você achou (^_~). Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s