Mangá: Doukyusei / Sotsugyousei – Nakamura Asumiko

Durante minha viagem ao Japão, quando eu estava numa loja especializada em mangás e animes em Ikebukuro, na seção da livraria conferindo os artbooks, um deles, de traço peculiar, chamou minha atenção. Achei o material lindíssimo, mas acabei não levando por conta das minhas prioridades. Voltando ao Brasil, fui procurar a respeito desse desenho. E eis que conheço a obra mais famosa de Nakamura Asumiko.

Doukyusei é um mangá do gênero Shounen Ai lançado inicialmente pela revista Opera entre 2006 e 2007. Enquanto a sequência, intitulada Sotsugyousei, foi publicada entre os anos de 2007 e 2009. Em 2010, a editora japonesa Akaneshinsha publica os encadernados da obra de Nakamura em três volumes.

Devido ao seu sucesso estrondoso, Doukyusei / Sotsugyousei é considerado um dos melhores mangás Boys’ Love (BL) da ultima década, ganhando o raro privilégio de ser adaptado. A animação, produzida pelo estúdio A1 Pictures, foi lançada nos cinemas japoneses em 20 de fevereiro de 2016 e ficou na 9ª posição de melhores bilheterias. Para uma obra que retrata a comum relação romântica entre dois estudantes do ensino médio é de impressionar.

Kusakabe Hikaru e Sajou Rihito estão na mesma classe de uma escola só para garotos. Devido ao festival de canto organizado pela instituição, os alunos praticam constantemente. Sajou acaba também treinando sozinho por sentir dificuldade com o ritmo da canção. O que atrai a atenção de Kusakabe. Intrigado, ele se oferece para ajudá-lo. Durante o tempo que eles passam juntos, Hikaru e Rihito acabam por experimentar variadas emoções, e à medida que as estações avançam, os corações desses dois rapazes vão se aproximando.

Confirmado pela própria autora, Doukyusei / Sotsugyousei é abarrotado de clichês. Entretanto Asumiko desenvolve o molde de sua obra com leveza, tornando a narrativa deliciosa de acompanhar. Ou seja, a mangaká soube utilizar com habilidade os estereótipos da demografia, trazendo de certa forma algo novo.

A identidade oposta do descolado Kusakabe Hikaru e do estudioso Sajou Rihito é o ponto alto da trama. Devido suas diferenças de personalidade e visão de futuro, os dramas vão surgindo e se desenvolvendo sem deixar de acompanhar a evolução do casal. Trazendo também o descobrimento de seus sentimentos com inocência e espontaneidade. É bonito o ritmo que essa união é formada. E quanto às cenas de amorzinho é tão safadinha, mas ao mesmo tempo tão fofinha (=^-^=).

Sem sombra de dúvida o elemento mais marcante desse mangá é a arte sofisticada de Nakamura Asumiko. Seu traço limpo apresenta um efeito de leveza, movimento, expressão e elegância visivelmente singular. A cada quadro a artista ressalta com clareza e harmonia o essencial da cena. Amei demais a arte da Nakamura-sama ♥.

Como comentei no inicio, assim que voltei de viagem pesquisei sobre a obra. Para minha felicidade o mangá havia sido publicado na França (*-*). Quando tive condições ($$) importei imediatamente os volumes que chegaram um mês e meio depois (*pensem na aflição*). Com os volumes em mãos eu primeiramente fiquei encantada com a edição (*o*). O projeto gráfico é muito bem cuidado, apresentado além de páginas coloridas, outros detalhes da edição japonesa. Em seguida devorei os três tomos ♥. Agora estou ansiosa pela continuação, O.B..

Quanto ao filme, ele cobre os eventos do mangá Doukyusei. A animação tem um ritmo fluido e calmo conseguindo captar as características presente na obra original. O visual da animação, desenvolvidos pela diretora de arte Chieko Nakamura (conhecida por seu trabalho no anime Shoujo Kakumei Utena), impressiona por sua alta qualidade e palheta de corres. Um deleite para os olhos (*-*). Destaque também para a ótima dublagem. As vozes combinaram como uma luva. No geral, achei a adaptação fiel e muito boa.

Doukyusei / Sotsugyousei, de Nakamura Asumiko, é um mangá agradável que emana uma atmosfera gentil durante toda a leitura. Recomendo fortemente a qualquer colega leitor, principalmente as leitoras de BL, que apreciam ou procuram por uma história de amor com dramas possíveis (^_^).

.

Título: Doukyusei / Sotsugyousei
Título original: Dôkyûsei / Sotsugyousei, 同級生 / 卒業生
Autora: Nakamura Asumiko
Editora: Boy’s Love – IDP
Número de volumes: 3
Ano: 2016

Anúncios

5 respostas em “Mangá: Doukyusei / Sotsugyousei – Nakamura Asumiko

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s