Livro: O Marido Dela – Luigi Pirandello

o-marido-dela-luigi-pirandelloO Marido Dela, do italiano Luigi Pirandello, foi originalmente publicado em 1911 e a narra o ambiente mercantil literário romano do início do século XX, tendo como personagens centrais a escritora Silvia Roncella e seu marido, Giustino Boggiolo, que abandonou o emprego para atuar como agente da esposa. Desde o sucesso repentino e o nascimento do filho, o casal está com planos cada vez mais conflitantes, percebendo que seus rumos estão caminhando para lados opostos.

Nota-se um relativismo psicológico das personagens principais. Portanto a narrativa mostra duas diferentes sensações provocadas no casal decorrente da súbita ascensão de Roncella (*diria também que foi o estopim do conflito*). Sabemos no decorrer da trama que Silvia se sente explorada pelo marido e que sua capacidade como escritora é posta em dúvida. Além disso, ela também me passou a impressão de um conflito interno de ansiar por uma família tradicional. Enquanto que o ambicioso Giustino se considera injustiçado por não merecer o devido crédito de sua dedicação e gerenciamento na carreia da esposa.

Há também nas entrelinhas da obra do Nobel de Literatura, agraciado com o prêmio em 1934, uma crítica a mercantilização das artes. O cenário que Silvia e Giustino, e nós leitores, fomos apresentados mostra como a bajulação e a aproximação de certas peças torna possível a abertura ao mundo da arte. Acredito que a crítica se estende através da obsessão de Boggiolo em controlar o talento da esposa.

No geral, a leitura de O Marido Dela não me foi estimulante. É evidente a sagacidade de Luigi Pirandello nas descrições dos efeitos apresentados por cada figura, que me pareceram realistas, em um pontual pensamento de Silvia ao reencontrar o filho num estado lamentável e a sutil critica em torno da arte ter se tornado um artigo, mas infelizmente a trama não me conquistou. Achei a narrativa maçante.

.

Título: O Marido Dela
Título original: Suo marito
Autor: Luigi Pirandello
Tradução: Francisco Degani
Editora: Folha de S.Paulo
Páginas: 254
Ano: 2016

.

A leitura de O Marido Dela, de Luigi Pirandello, faz parte do projeto [TBR Book Jar Nomes da Literatura]. Para acompanhar os demais títulos do projeto recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

2 respostas em “Livro: O Marido Dela – Luigi Pirandello

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s