Mangá: Sakamoto, pour vous servir! (Sakamoto desu ga?) – Nami Sano

sakamoto-pour-vous-servir-nami-sanoPublicado originalmente entre 2012 e 2015 nas revistas Harta e Fellows!!, da editora Enterbrain, posteriormente ganhando quatro volumes encadernados, o seinen de Nami Sano ultrapassa barreiras do gênero cômico, tornando-se um grande sucesso no Japão.

Sakamoto é um estudante do ensino médio nada comum. Além de lindo, nosso protagonista é carismático, elegante e dotado de múltiplos talentos. Com toda perfeição em um único ser humano, alguns homens sentem inveja de suas habilidades e beleza esplendida, e tramam contra ele. Ou então, por ser um rapaz engenhoso, acaba ajudando os colegas de sua turma. Seja qual for à circunstância, Sakamoto nunca perde a calma e usa seus dons para sair de qualquer situação. Claro, sempre em grande estilo. Afinal, tudo que ele faz é cool, cooler, coolest!

O ambiente da narrativa joga inteiramente sobre os exageros do talentoso estudante que consegue sempre nos surpreender e arrancar suspiros. Tudo em Sakamoto desu ga? é construído em torno de um grande escárnio das situações mundanas típicas de tramas escolares. Difícil não gargalhar em todas as páginas. Eu, por exemplo, ria ao ponto de lacrimejar (>_<). Sim, adoro esse humor nonsense japonês. Acho muito engraçado!

Talvez alguns não tenham entendido o estilo da comédia. Fica um pouco difícil explicar tamanho exagero, então deixo o trailer da animação, só para vocês sentirem o gostinho do quão maravilhoso é Sakamoto desu ga?:

A animação foi produzida pelo Studio Deen e lançada em 2016 contendo 12 episódios e 1 OVA (Original Video Animation). Achei uma ótima adaptação! Cobre perfeitamente os eventos apresentados na obra original. Já no OVA, que trás uma historinha extra, os alunos fantasiam e teorizam sobre Sakamoto. É muito legal! Recomendo!

Voltando ao mangá… Curioso que sempre imaginei um mangá dessa natureza, com um personagem bonito que fosse impecável em tudo que fizesse e nada poderia o deter de ser primoroso. Nami Sano teve o mesmo pensamento e materializou essa ideia da melhor forma possível (*-*).

Comecei a leitura de Sakamoto, pour vous servir! ao ser lançado na França e finalizei no mês de dezembro do ano passado. Sem dúvida é um dos mais criativos mangá de comédia dos últimos tempos. Sério, como me diverti com essas loucuras nonsense, hahahahaha. O único ponto que merecia ter sido explorado um tiquinho mais é o grande vilão da série, o repetente trintão que já se divorciou duas vezes.

Quanto à arte de Nami Sano, ela é belíssima! O character design do personagem-título é lindamente desenhado em cada quadro, enquanto as demais personagens, tirando alguma exceção, têm aspectos comuns. O protagonista colabora também para engrandecer o detalhado cenário e seus elementos. Mas o mais hilário disso tudo é que independente do momento o gráfico de Sakamoto sempre permanece sedutor e cintilante.

sakamoto-pour-vous-servir-manga

Gostaria de destacar o cuidado da editora francesa com a obra. Acredito que o trabalho de tradução esteja bem feito, pois se sente uma fluidez nos diálogos. Quanto ao título da obra, como o título japonês é de difícil tradução: Sakamoto estaria se apresentado e dando a ideia de continuar sua apresentação; acredito que a adaptação do título em francês conseguiu trazer a essência da narrativa.

Sobre a edição, está muito bem cuidada e creio que esteja igual à versão original. Normalmente são. Destaque para os desenhos que ficam na capa e contracapa do mangá, ao retirar a sobrecapa de cava volume. A mangaká fez quatro releituras de obras famosas com a imagem de Sakamoto:

sakamoto-pour-vous-servir-artes

Adorei todas! (^o^)

No primeiro volume é acrescentado um one-shot intitulado Hiroshi, L’Homme aux Épaulettes (Hiroshi, o homem com ombreiras), que narra a obsessão de Hiroshi por ombreiras. Essa história é demais! O final me surpreendeu e fiquei lá rindo alto. Nami tem sacadas geniais quando o assunto é à fusão da seriedade e de elementos comum com o nonsense.

Nami Sano nos brinda com uma receita simples, funcional e muito bem-humorada. Sakamoto, pour vous servir! começa esplendoroso, continua com um ritmo sedutor e finaliza no momento certo, trazendo algumas interpretações sobre a figura de Sakamoto.

[Atenção!!! Este parágrafo contém SPOILER] A autora deixou uma dúvida no ar: Sakamoto é ou não humano, eis a questão. Para isso não há nenhuma resposta específica. Sano deixou algumas pistas da verdadeira natureza desse herói que ajuda os outros sem esperar nada em troca e que obviamente mentiu sobre os motivos de deixar a escola. Assim os leitores pensam o que quiser sobre ele: alienígena, enviado por Kami-sama, ser o próprio Kami-sama. Seja qual for à resposta, Sakamoto é tão inspirador que melhora o caráter humano. Só vê aquele final completamente maluco, hahahaha. [/ Fim do SPOILER]

.

Título: Sakamoto, pour vous servir!
Título original: Sakamoto desu ga?, 坂本ですが?
Autora: Nami Sano
Editora: Komikku Editions
Número de volumes: 4 volumes
Ano: 2014 ~ 2016

Anúncios

4 respostas em “Mangá: Sakamoto, pour vous servir! (Sakamoto desu ga?) – Nami Sano

  1. Que massa, Lulu ! Também acompanhei o anime e achei muito boa as peripécias envolvendo Sakamoto. Essa música do trailer é ótima. Massa as releituras das obras kkkkk. Parece que a Panini vai publicar o mangá por aqui. Vou acompanhar 🙂

    • O anime é igualmente hilário. Felizmente ficou uma adaptação ótima. Também adoro essa música, hahahaha. Num é! Fica até difícil escolher uma preferida Art Sakamoto (>_<). Ia ser maravilhoso um artbook com várias releituras. Eu vi a notícia. Vale a pena acompanhar.

  2. Ahh fiquei super curiosa de ler. O protagonista me lembrou o Sebastian de Kuroshitsuji.
    Tenho um pouco de receio de ler comédias, na verdade, eu realmente detesto filmes de comédia americanos. Mas já assisti alguns animes que dava muita risada! Quem sabe este também me conquista? ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s