TAG: Ler é um presente

big-sale-background_23-2147511369Normalmente não respondo TAG, mesmo tendo algumas perdidas por aqui. Acho mais bacana conferir a dos outros do que responder. Na verdade eu fico perdida quanto as minhas respostas (>_<). No entanto a Val, do blog Uma Pedra no Caminho, comentou comigo que tinha criado uma TAG comemorativa e perguntou se eu poderia responder. Achei a TAG: Ler é um presente legal e decidi participar da brincadeira.

1. “É só uma lembrancinha…” – Um livro curto ou com menos de 100 páginas que tenha te encantado.

tag_ler-e-um-presente_01

O cortador de juncos, de Jun’ichiro Tanizaki. Uma das novelas mais maravilhosa que já li. Virou preferida da vida! ♥ A narrativa de O cortador de juncos tem uma construção muito peculiar e instigante que trás várias referências da cultura japonesa. Simplesmente impecável! (*o*) Se quiserem conferir minhas impressões, clique aqui.

2. “Não precisava!” – Um livro que você amou ganhar de presente ou qual tipo de livro você mais gosta de ganhar.

tag_ler-e-um-presente_02

A Chave e Em Louvor da Sombra, ambos de Jun’ichiro Tanizaki. Não tenho nenhum desses livros do meu querido Tanizaki (Ç_Ç). Gostaria muito de tê-los na estante, mas como os romances estão esgotadíssimos, só os encontros por altos preços. E no momento a Editora Companhia das Letras não tem intenção de uma nova tiragem. Ficaria imensamente feliz se os conseguisse.

3. “A embalagem perfeita” – Uma capa sensacional.

tag_ler-e-um-presente_03

O País das Neves, de Yasunari Kawabata. Sim, outro japonês, hahaha. Como diz mamãe querida “Essa menina só pensa no Japão”. Poderia ser qualquer capa dos romances de Kawabata publicados pela Editora Estação Liberdade. Acho todas lindas! (*-*) Mas escolhi O País das Neves por ter sido o primeiro livro que li do autor. Essa capa, como as demais, foram produzidas pela artista plástica Midori Hatanaka. Para conhecê-la um pouco melhor, recomendo que confiram essa entrevista.

4. “Presente dos deuses” – Um livro que mudou sua vida.

tag_ler-e-um-presente_04

Ensaio Sobre a Lucidez, de José Saramago. Li Ensaio Sobre a Lucidez há mais de uma década e o romance acendeu uma faísca do meu olhar crítico sobre a política. Acredito que a obra consiga trazer a essência do falso sistema em que vivemos e que as pessoas tanto acreditam, chamado Democracia; de como somos manipulados; e caso nos rebelarmos com os reais donos do sistema sofreremos as consequências. Recomendo fortemente!

5. “Surpresa!” – Um livro que você começou a ler sem muitas expectativas e te conquistou.

tag_ler-e-um-presente_05

Frankenstein, de Mary Shelley. Por causa daquela adaptação horrorosa de 1994 eu tinha certo pré-conceito com Frankenstein. Dai como consegui uma ótima edição por um bom preço e por causa disso criei o Especial Horror ~ Clássicos ~ em 2015… Finalmente li o livro. O romance de Mary Shelley me conquistou ao ponto de torna-se um dos preferidos da vida (*-*). Sério, que obra incrível! ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Quem quiser ler minhas impressões, clique aqui.

6. “É a sua cara!” – Uma narrativa ou personagem com os quais você se identifique.

tag_ler-e-um-presente_06

Princess Jellyfish (Kuragehime), de Akiko Higashimura. Eu me identifico demais com as personagens deste mangá. Todas são otaku (termo japonês usado para designar um fã de qualquer coisa em excesso) e reservadas. Eu sou assim (^_^). Nunca comentei deste mangá por aqui. Deveria, mas estou esperando ser finalizado (*até o momento nenhuma notícia a respeito*).

7. “Presente de grego” – Um livro que não era nada do que você pensava e te decepcionou.

tag_ler-e-um-presente_07

Neve de Primavera, de Yukio Mishima. Fui com alta expectativa ao primeiro livro da tetralogia Mar da Fertilidade. Até criei um projeto ano passado, que está temporariamente pausado. O estilo da narrativa de Mishima carrega um sentimento de confusão. Foi difícil concluir Neve de Primavera. Realmente eu não gostei. Vou esperar mais um pouco para dar continuidade ao projeto.

8. “Mais afortunado é dar do que receber…” – Um livro especial que você deu de presente ou daria.

tag_ler-e-um-presente_08

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery. Quem acompanha o blog sabe que sou fascinada por Anne de Green Gables ♥. É um dos meus livros preferido e um romance que acalenta o coração. Anne é uma maravilhosa companhia (^_^). Mesmo que eu nunca tendo presenteado alguém com este romance, já que presenteio pelo gosto da pessoa, seria um livro que eu daria de todo coração e ainda ia obrigar o presenteado a fazer leitura conjunta comigo, hahahaha.

9. “Pode trocar, se precisar!” – Um livro que você começou a ler, mas teve de parar: não deu para continuar!

tag_ler-e-um-presente_09

A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak. O romance tem uma ideia criativa e a narrativa na medida do possível é até bacaninha, mas não consegui conclui-lo. Não lembro muito bem a razão, só sei que a famosa obra de Zusak me dava sono e preguiça. Abandonei e provavelmente não pretendo retornar.

10. “Ainda na wishlist…” – Aproveite o momento para dar aquela dica do que quer ganhar!

tag_ler-e-um-presente_10

Le Dit du Genji, de Murasaki Shikibu. Desde que me apaixonei por Genji Monogatari paquero essa edição francesa. Só não consegui por custar uma fortuna (Ç_Ç). Eu já tive a oportunidade em vê-la e conferir o capricho do trabalho gráfico dessa edição. Gostaria muito que minha releitura fosse nesse tesouro. Seria fantástico perambular novamente pela corte de Heian, agora em meio às ilustrações da época. Um dia eu consigo. Por favor, torçam por mim! (^_^) Quem quiser conferir minhas singelas impressões sobre O Romance de Genji, clique aqui, aqui e aqui.

Não vou indicar ninguém. Mas quem tiver blog ou canal e quiser responder fique a vontade. Aos que não tem um cantinho e querem brincar, pode deixar sua resposta nos comentários. Até logo!

8 respostas em “TAG: Ler é um presente

  1. Que lindo seu post, que capricho, adorei!
    Também amei ver o Saramago ali no meio, meu escritor favorito 🙂 Tenho muita curiosidade em ler Anne de Green Gables, poderíamos fazer a leitura conjunta 😉 Mas aí eu me daria de presente mesmo… hehe
    Bjos e obrigada!

    • Fico feliz que tenha gostado (^_^). Saramago tinha que está na lista, principalmente no quarto item. Ele também é um dos meus escritores favoritos ❤ Val se eu pudesse ($$$) distribuiria Anne de Green Gables, hahahaha. Podemos combinar uma leitura compartilhada. Adoraria reler (^_^). Vou te mandar um e-mail para combinarmos direitinho. De nada! Sua TAG ficou muito legal. Beijos!

  2. Pingback: Tag “Ler é um presente” – 1 Pedra no Caminho

  3. Legal suas respostas 🙂 Destaque para os japoneses. Só assisti ao anime de “Kuragehime” e achei muito engraçado kkkkk. Boa indicação esse livro do Saramago. Dele li “Ensaio sobre a Cegueira” e também mudou minha vida. Lulu, estou torcendo para que você consiga seu desejado 😉

    Como não tenho blog, vou responder aqui.

    1 – “Bonsai”, de Alejandro Zambra. Livro sensacional!
    2 – Ganhei “A gata, um homem e duas mulheres e O cortador de juncos”, de Jun’ichiro Tanizaki, e estou muito feliz. Meu primeiro Tanizaki !
    3 – “Antologia da Literatura Fantástica”. Capa mais bonita dos meus livros.
    4 – “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez. Quase te imitei, mas lembrei desse clássico da literatura latino-americana.
    5 – “The Wedding Eve”, de Hozumi. Fui sem expectativa e me surpreendi positivamente.
    6 – Não lembro nenhum agora.
    7 – Qualquer um do Valter Hugo Mãe. Muita lábia e zero conteúdo.
    8 – “O Museu do Silêncio”, de Yoko Ogawa. Presenteei ano passado uma amiga. E por sua indicação, já que gostei da sua resenha e do livro.
    9 – “Ultra Carnem”, de César Bravo. Achei a história fraquinha e muito do mesmo. Abandonei.
    10 – O Box da Nova Fronteira de “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust.

    Pronto ! 🙂

    • Agradeço seu comentário, Carlos! O anime Kuragehime é maravilhoso ❤ Até agora torço por uma sequência. Ensaio sobre a Cegueira é sensacional! Adoro esse romance do Saramago ❤ Obrigada! (^_^) Se um dia eu conseguir compartilho por aqui.

      Muito boa suas respostas! Tenho todos os livros do Zambra publicados pela Cosac, mas ainda não os li (*vergonha*). Massa que conseguiu o livro dessas maravilhosas novelas do Tanizaki ❤ Você vai adorar! Hozumi também me surpreendeu bastante. Li dois livros do Valter Hugo Mãe, um eu achei fofo (O Paraíso são os Outros) e o outro não curtir (o apocalipse dos trabalhadores). Espero que sua amiga tenha gostado de O Museu do Silêncio. Também desejo esse Box da Editora Nova Fronteira de Em Busca do Tempo Perdido.

  4. Pingback: 1 Pedra no Caminho

  5. Depois que descobri essa TAG resolvi olhar as respostas de todos que responderam! Minha lista de desejos está aumentando rápido demais! kkkkkkkkk… AMO Saramago. Você já assistiu o documentário José e Pilar? Se ainda não tiver visto, não deixe de assistir. Acho que tem no Youtube. É MARAVILHOSO! Me apaixonei por Saramago por lá e depois quis ler todos os livros dele (ainda falta um pouco para isso)

    Ah… Dá mais uma chance para A Menina que Roubava Livros!! Eu parei algumas vezes e minha mãe insistia para que eu tentasse ler mais um pouco. Quando a leitura pegou, fiquei apaixonada e emocionada! O livro tem até uma manchinhas das minhas lágrimas! kkkkk… e olha que é difícil um livro me fazer chorar.

    Percebi que você gosta bastante da cultura japonesa… Saindo dos livros, você curte doramas? Descobri no ano passado e me apaixonei!! Assisti Good Morning Call na Netflix e fiquei apaixonada! Até escrevi sobre a série lá no blog – http://fernandabelem.com.br/good-morning-call-serie-fofa-no-netflix/

    Já coloquei Anne de Green Gables na minha lista de desejos. Estou ansiosa para ler!!

    Se quiser ler as minhas respostas e conhecer o meu blog – http://fernandabelem.com.br/tag-livros-ler-e-um-presente/

    • Oi, Fernanda! Realmente a lista de desejados só aumenta, hahahaha. Sim, já vi José & Pilar (*muito amor ❤ *) Impossível não se apaixonar por Saramago, né! (^_^) Quanto persistir na leitura de A Menina que Roubava Livros, quem sabe no futuro… futuro distante, rs. Atualmente não tenho nenhuma vontade de retomar. Adoro dorama (*_*) Sempre que dá assisto. Valeu pela dica (^_~). Nunca vi Good Morning Call. Espero que goste de Anne de Green Gables (^_^) Acho esse romance maravilhoso ❤ Fernanda, eu tentei comentar no seu blog, mas não consegui. Bjs!

Deixe um comentário

