Livro: A Morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstói

vol4-mktO conselheiro do tribunal Ivan Ilitch acaba de falecer. Quando sua morte foi anunciada para seus colegas de profissão causou mais um alvoroço entre eles do que o lamento pela perda de um conhecido. Os pensamentos ficaram entorno de quem receberá seu posto e se finalmente algum deles colocará um parente ou amigo em algum cargo. Um dos colegas, digamos mais íntimo de Ivan, visita à viúva e conversam sobre o sofrimento e a morte da personagem título.

Em seguida Tolstói dá um passo para trás, considerando a vida de Ivan Ilitch. Vamos conhecendo suas qualidades, seu jeito amigável e da arte que ele utiliza para agradar aqueles que ele precisa. Capaz e consciente, o protagonista sobe rapidamente na hierarquia. Ocupando um bom cargo, casando com uma bonita, boa e suficiente mulher e os outros enredos da vida padrão.

Com os desentendimentos dele com sua família, Ivan se refugia cada vez mais no trabalho. Um dia, após uma promoção, ele se muda para São Petersburgo. Durante a decoração do novo lar, ele sofre uma queda. Sem dar atenção ao hematoma, o mesmo vai progredindo para uma dor latejante. Depois de ser consultado, começa sua descida e lenta direção à morte que trará a Ilitch questionamentos sobre seu sofrimento e sua vida.

Sendo uma releitura notei algo que pelo visto me passou um pouco despercebido na primeira leitura. De como Ivan Ilitch segue o cronograma da vida sem uma contestação durante o percurso, mas somente no fim; quando não podemos mais fugir da morte, dos últimos momentos que não dá para concertar. Ou seja, o autor russo nos convida a refletir não sobre a morte, mas nos questionar sobre a própria vida.

“Talvez eu não tenha vivido como deveria” – passou-lhe de repente pela cabeça. “Mas como não, se eu fiz tudo como tem que ser?” – disse para si, afastando de imediato, como algo completamente impossível, a única solução para todos os enigmas da vida e da morte. (p. 67)

Levando o padrão de sucesso do protagonista para nossa época, que convenhamos não mudou tanto assim, acredito que não devemos seguir o roteiro imposto pela sociedade. Há quem se enquadre, mas a grande maioria não. Por isso vemos tantos indivíduos frustrados, tentando provar aos outros seu sucesso ou sua suposta felicidade.

Em 80 páginas, o autor coloca alguns grandes temas: o poder da aparência, padrões, arrependimentos e medos. Em seu momento final, Ivan Ilitch vai tentar testar o sucesso de sua felicidade, baseada em normas, práticas e costumes, enquanto Tolstói desenvolve com maestria a amargura da personagem para que nós leitores nos sentirmos igualmente questionados.

.

Título: A Morte de Ivan Ilitch
Título original: Smert’ Ivana Ilyicha, Смерть Ивана Ильича
Autor: Lev Tolstói
Tradução: Irineu Franco Perpétuo
Editora: Folha de S.Paulo
Páginas: 80
Ano: 2016

.

A leitura de A Morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói, faz parte do projeto [TBR Book Jar Nomes da Literatura]. Para acompanhar os demais títulos do projeto recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

4 respostas em “Livro: A Morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstói

    • Não sabia desse detalhe. Merece o título! Val, na primeira vez que li achei ótimo. Mas nesta releitura a novela tornou-se sensacional. Muito profundo os questionamentos apresentados na obra. Beijos!

  1. Parece interessante esse livro do Tolstói. Principalmente pelo fato da mensagem que você destacou. Eu penso sobre isso, de levar uma vida com menos padrões.

    • Carlos, recomendo fortemente! E acho que ainda dá para achar fácil essa edição da Folha. “A Morte de Ivan Ilitch” trás bons questionamentos. Pois é, devemos ser verdadeiros conosco, de não seguir algo que nos faria mal. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s