Studio Ghibli: Novos frutos, legado, relembrando, Museo d’Arte Ghibli e estreias

ghibli_2017_galo2017, ano do Galo, não teremos nenhuma animação do Studio Ghibli, infelizmente. Por outro lado no Japão e no Brasil, terão animações ligadas ao nome do estúdio do qual comentarei nesta postagem. Gostaria também de compartilhar um apanhado geral dos acontecimentos que envolveram o Ghibli no ano de 2016.

Devendo de 2016…

Sim, ainda estou devendo minhas impressões de Ronja, a filha do ladrão (Sanzoku no Musume Ronya), do diretor Goro Miyazaki. Não consegui terminar o anime por uma série de motivos, que inclui tempo e outros afazeres. Acredito que em 2017 eu finalmente consiga concluir. Vamos torcer.

Notícias Importantíssimas…

No final do ano passado, os fãs do Studio Ghibli tiveram sua esperança renovada com os anúncios de Hayao Miyazaki na produção de um longa-metragem e de Isao Takahata revelando um novo projeto.

Meu coração se encheu de alegria em saber que nos próximos anos ainda vou poder me emocionar com mais algum trabalho deles (^_^).

ghibli_isao-takahata_pequeno-projeto

Durante uma entrevista no evento Forum des Images, em Paris, que ocorreu no dia 12 de novembro de 2016, para divulgação da animação coproduzida pelo Studio Ghibli, A Tartaruga Vermelha (2016), na companhia do diretor holandês Michaël Dudok de Wit, Isao Takahata comenta rapidamente, sem revelar muitas informações, que está planejando um “pequeno projeto”. Agora é aguardar ansiosa por mais novidades.

ghibli_owaranai-hito-miyazaki-hayao

No dia 13 de novembro de 2016 foi ao ar na NHK uma emissão especial com duração de 50 minutos sobre o diretor Hayao Miyazaki, intitulada: Owaranai Hito Miyazaki Hayao (Hayao Miyazaki, o homem que não terminou). A dubladora Chika Sakamoto, voz de Mei de Meu Vizinho Totoro (1988), ficou a cargo em narrar à matéria.

Durante dois anos a emissora japonesa segue de perto Hayao Miyazaki na produção do curta-metragem Kemushi no Boro (Boro, a lagarta), prevista para ser lançada no museu Ghibli; e seu trabalho com animação digital.

Miyazaki comentou que não estava satisfeito com o formato da animação e revelou sua decisão de transformar o curta num longa-metragem, que levaria cinco anos para ser produzido, com previsão de conclusão para 2019. (*0*) ~ Ai meu corassaum!

O especial foi incrível! ♥ Muito interessante conferir as imagens da próxima animação, saber um pouco do processo de produção, de suas decisões e sem dúvida o mais bonito, de se emocionar com o carinho de Miyazaki para com a falecida Michiyo Yasuda.

O legado inestimável de Michiyo Yasuda…

ghibli_legado_michiyo-yasuda

Colorista chefe do Studio Ghibli e colaboradora de longa data dos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, a designer e colorista Michiyo Yasuda faleceu aos 77 anos no dia 05 de outubro de 2016.

Nascida 28 de abril de 1939 em Tóquio, Michiyo Yasuda ao longo de sua carreira trabalhou em vários importantes estúdios de animação, incluindo a Toei Animation, onde conheceu Isao Takahata e Hayao Miyazaki. Começou sua parceria com os dois realizadores no filme Panda! Go Panda! (1972) e na série Mirai Shōnen Konan (1978).

Figura central do Studio Ghibli, e também conhecida do público por documentários e outros making of dedicado ao estúdio (*a senhora Michiyo sempre me pareceu uma mulher simpática*), Yasuda parecia ser a única pessoa capaz de “enfrentar” Hayao Miyazaki.

Ela trabalhou em quase todos os filmes do Studio Ghibli. Aposentou-se em 2008, no final da produção de Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008), mas voltou a trabalhar em Vidas ao Vento (2013).

Durante sua carreira de cinco décadas na indústria da animação, Michiyo Yasuda deixou um legado inestimável.

Muito obrigada por seu trabalho marcante, Michiyo Yasuda. ありがとうございます。

Relembrando os ~ 30 anos de Studio Ghibli no lulunettes ~…

30-anos_Studio-Ghibli_lulunettes_logo

Ano passado este cantinho comemorou os 30 anos do Studio Ghibli. Tivemos várias leituras, consequentemente postagens, referentes às três figuras criadoras e emblemáticas do estúdio: Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki e Isao Takahata.

Amei fazer este especial! ♥ Foi enriquecedor reler e conhecer um novo autor nipônico. Quem quiser rever, ou se você não sabia da comemoração, é só acessar a lista abaixo (^_^).

Eu no Museo d’Arte Ghibli…

ghibli_lulu_museo-darte-ghibli

Na minha viagem ao Japão, que ocorreu no mês de outubro do ano passado, conheci finalmente o Museo d’Arte Ghibli (^o^v), localizado na cidade de Mitaka, província de Tóquio.

Perambular pelo belíssimo museu do estúdio de animação que mais amo, ver todos aqueles objetos de Hayao Miyazaki tão de pertinho e outros criados para o museu, conferir a exposição especial, assistir a uma animação exclusiva naquele lindinho cinema aconchegante, caminhar no teto jardim, ficar ao lado do robô de Laputa: O Castelo no Céu (1986) e entre outras maravilhas, sem dúvida foi à realização de um antigo sonho (*-*).

Teremos uma postagem especial sobre este dia. Como de todos os momentos memoráveis de minha viagem ao Japão. Por favor, aguardem.

Animações para 2017…

ghibli_tartaruga_mary

Como comentei no inicio, não teremos nenhuma animação prevista do Ghibli para este ano. Por outro lado, duas animações ligadas ao nome do estúdio terão estreia no Japão e no Brasil.

ghibli_mary-to-majo-no-hana

Mary to Majo no Hana

Previsto para o verão de 2017 nos cinemas japoneses, Mary to Majo no Hana (Mary e a Flor da Bruxa), terceira animação do diretor Hiromasa Yonebayashi (O Mundo dos Pequeninos (2010) e As Memórias de Marnie (2014)), é uma adaptação do livro The Little Broomstick, de Mary Stewart.

Além de dirigir, Yonebayashi está coescrevendo o roteiro com Riko Sakaguchi, que produziu o roteiro de O Conto da Princesa Kaguya (2013). A trilha sonora será composta por Takatsugu Muramatsu (o mesmo de As Memórias de Marnie).

A produção é assegurada pelo estúdio PONOC cujo fundador é Yoshiaki Nishimura, que acompanhou anteriormente as produções de O Conto da Princesa Kaguya e As Memórias de Marnie, deixando o Studio Ghibli no final de 2014. Fundado em 2015, o estúdio PONOC é basicamente formado por alguns ex-funcionários do Studio Ghibli.

Fiquei animada com o teaser, provavelmente pela visível influência das criações de Miyazaki. Estou curiosa para assistir. Espero que tenha estreia no Brasil neste ano (*pouco provável*) ou em 2018 (*torcendo*).

ghibli_a-tartaruga-vermelha

A Tartaruga Vermelha

Já no Brasil, a estreia de A Tartaruga Vermelha, com direção de Michael Dudok de Wit e a coprodução do Studio Ghibli, está para chegar aos cinemas brasileiros no dia 2 de fevereiro deste ano. [Atualização] Agora a animação ganhou uma nova data de estreia nos cinemas brasileiros: em cartaz no dia 16 de fevereiro.

A Tartaruga Vermelha é uma animação sem falas e narra à história de um homem preso numa ilha deserta. Sozinho, ele deve aprender a sobreviver. Enquanto ele tenta escapar na sua jangada, acaba encontrando uma tartaruga misteriosa.

Desde a primeira vez que assisti ao trailer fiquei num estado de indiferença. Revendo, a mesma sensação permaneceu. Não sei se pela impressão do trailer entregar um cadinho da trama. No mais, eu vou ao cinema assistir. Afinal é só um trailer. A animação pode revelar-se surpreendente.

E por fim…

Deixo minhas felicitações a este homem que tanto admiro. Parabéns por seus 76 anos, Miyazaki-san! ♥

ghibli_hayao-miyazaki_0

おたんじょうびおめでとうございます。(\^o^/)

Anúncios

4 respostas em “Studio Ghibli: Novos frutos, legado, relembrando, Museo d’Arte Ghibli e estreias

  1. Esperança renovada com os novos projetos 🙂
    Triste o falecimento de Michiyo Yasuda 😥 A animação perdeu uma grande profissional.
    Ansioso por sua publicação de você no museu.
    As duas com estreia neste ano me parecem legal.

    • Pois é, tivemos nossas esperanças renovadas (^_^) Estou animada!
      Muito triste o falecimento da senhora Michiyo (Ç_Ç).
      Em breve a publicação do museu. Aguarde, por favor.
      Sim, parecem ser muito boas. E “A Tartaruga Vermelha” logo estreia por aqui.

    • Lígia, foi a realização de um sonho antigo. Lá eu estava animadíssima. Não parava de sorrir.
      Admito que não estou ansiosa para assistir “A Tartaruga Vermelha”. Mas acho até melhor, pois prefiro ir sem expectativa e me surpreender… ou não.
      Pois é, “Mary to Majo no Hana” está chupinhado o estilo do Ghibli. Evidente que os produtores fizeram isso de proposito. Afinal trará vantagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s