Mangá: Rurouni Kenshin – Versão do Autor – Nobuhiro Watsuki

rurouni-kenshin-versao-do-autor-nobuhiro-watsukiDepois de treze anos de sua conclusão no Japão, Rurouni Kenshin, de Nobuhiro Watsuki, volta com um especial do andarilho da cicatriz em forma de cruz, também conhecido como Hitokiri Battousai. Publicado originalmente em 2012 na revista Jump Square / Jump SQ da editora Shûeisha, sendo que o segundo volume foi publicado em 2013, a “versão do autor” foi criada para ajudar na divulgação do primeiro filme live action de Rurouni Kenshin, dirigido por Keishi Ōtomo (*o melhor da trilogia na minha humilde opinião*).

Por ser uma obra com uma narrativa original e com mensagens emocionantes, Rurouni Kenshin me marcou profundamente (*-*). Foi por causa de Watsuki que meu interesse por história japonesa surgiu. Por todo carinho que tenho por Rurouni Kenshin, o considero um dos meus mangás preferidos da vida ♥. E sim, corri atrás do autor em sua visita ao Brasil (*>_< hahaha nunca imaginei que fosse fazer algo assim*). Por esses motivos, obvio que fiquei bastante curiosa quando esse mangá (caça níquel) foi anunciado.

Ao invés de oferecer uma continuação, Nobuhiro Watsuki propôs uma releitura das origens do herói e de seu encontro com seus leais companheiros e inimigos, como Kanryuu Takeda e Udō Jin-e. Por ser um especial não haveria sentido de continuação e sim focar em personagens presentes no live action. Então, acredito que o mangaká fez uma boa escolha em criar um mundo paralelo de Rurouni Kenshin para ajudar a promover o filme. As apresentações desses novos encontros em um contexto diferente ficaram legais.

rurouni-kenshin-versao-do-autor_manga

O último capítulo do primeiro volume propõe uma narrativa completamente nova envolvendo estrangeiros, tanto nos papeis de aliado como inimigo. Diferente do anime, no mangá, as personagens jamais tem interação com ocidentais. O que seria um pouco estranho no Período Meiji. Esta narrativa se passa antes da união de Kenshin com seus companheiros e não se baseia em qualquer coisa previamente conhecida… Bem, talvez nas narrativas criadas para o anime. Enfim, é uma trama rápida, mas divertida.

Encontramos as famosas notas autor espalhadas pelos volumes, detalhando todo o processo criativo e explicando as suas escolhas na construção da narrativa e personagens. Watsuki também evoca dúvidas, fraquezas e seus pensamentos. Para quem gosta desse tipo de extra (*eu adoro*), é uma mina de informações fascinantes fornecidas pelo próprio mangaká.

Sobre a arte de Nobuhiro Watsuki, mesmo depois de mais de uma década sem desenhar Rurouni Kenshin, ele conseguiu manter a qualidade do traço e fez sutis modificações nos characters designs para este especial.

Sem o benefício do efeito nostálgico, Rurouni Kenshin – Versão do Autor, de Nobuhiro Watsuki, apresenta um ritmo atropelado e sem muito primor, mas de qualquer maneira são momentos fáceis de saborear. Para os fãs, temos a oportunidade de descobrir um novo horizonte sobre Kenshin Himura e as demais personagens. Particularmente, foi uma obra que me fez desfrutar com prazer de mais uma aventura de Kenshin.

.

Título: Rurouni Kenshin – Versão do Autor
Título original: Rurouni Kenshin – Tokuhitsuban, るろうに剣心 – 特筆版-
Autor: Nobuhiro Watsuki
Editora: JBC
Número de volumes: 2 volumes
Ano: 2016

Anúncios

2 respostas em “Mangá: Rurouni Kenshin – Versão do Autor – Nobuhiro Watsuki

    • Pois é, mediano, mas divertido. Principalmente para os fãs. Quem chegou de paraquedas vai boiar e talvez não ache tão legal.

      As notas do Watsuki são ótimas ❤ Acho enriquecedor quando tem esse espaço, mesmo que pequeno, nos mangás. Conheço uma pessoa que não curte, mas eu adoro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s