Quadrinho: Pombos! – Débora Santos e Márcio Moreira

Pombos! - Débora Santos e Márcio MoreiraPombos!, com arte de Débora Santos e roteiro de Márcio Moreira, é um quadrinho independente publicado em 2015 pelo coletivo Netuno Press.

Admito que no primeiro momento meu interesse pela obra foi somente por causa do título poético. Afinal pombos são criaturas elegantes hahahaha. Checando com mais calma, a sinopse humorada chamou minha atenção e acabou me influenciando a embarcar nesta narrativa sobre o entendimento de nós mesmo.

Cris, nossa protagonista, conseguiu o que a vida moderna define como sucesso e felicidade. Ela tem um bom emprego e está namorando um belo rapaz. Com a confusão de sentimentos diante de sua atual situação, ela acaba contando sua história para um pombo que pede um pedaço do seu pastel. O papo gera uma série reflexões, passando por sua família com conceitos tradicionais, nos bons amigos ouvintes e no primeiro passo para uma mudança interna.

Pombos! mostra o incomodo em encarar o mundo real e de como as pessoas acabam ficando perdidas em definições, praticamente imutáveis, de felicidade, de sucesso, ou seja, da vida ideal. Tais elementos são envoltos sobre a expectativa própria e alheia.

A narrativa tem uma premissa interessante podendo gerar uma reflexão bacana. Entretanto achei que a temática é abordada sem vigor. Em nenhum momento consegui sentir o incomodo da protagonista. Muito menos as incertezas dela. Para mim Cris não passa de uma moça mimada e perdida de uma família padrão de classe média. Seu drama, de encarar o mundo real ou de ter seus sonhos barrados pela oposição de pagar as contas, não me convenceu.

Pombos!

Além disso, a forma como os clichês foram apresentados me incomodaram um pouco. Por exemplo, a amiga sushiman de Cris, com aquele jeitinho de best friends super legal, acessível e irritante. Sei lá, me soou falso. Para deixar claro, eu gosto de clichês, contanto que sejam bem desenvolvidos. Um dos clichês legais em Pombos! foi o devaneio de Cris na chegada de seu irmão bem sucedido. A estrutura dessa cena ficou cômica, pois resumiu de forma escrachada a definição desse conceito.

Destaque para a arte de Débora Santos. Ela tem um traço forte. Gostei como ela representou a protagonista, uma moça à vontade que quer a mesma definição na sua vida. Isso o desenho conseguiu passar muito bem. Ah, e os pombos ficaram uma graça!

Mesmo desgostando de várias partes e achando que a narrativa não dialoga tão bem, Pombos!, de Débora Santos e Márcio Moreira, mostra de forma humorada que a jornada de auto conhecimento não é fácil. Como definiu Cris, somos coisas que não existem na Wikipédia.

.

Título: Pombos!
Autores: Débora Santos e Márcio Moreira
Editora: Independente
Páginas: 28
Ano: 2015

Anúncios

4 respostas em “Quadrinho: Pombos! – Débora Santos e Márcio Moreira

  1. Apesar de preferir manter distância dos pombos, gostei da ideia da moça desabafar com um deles. Quanto à história, preciso ser para opinar, mas o traço já me agradou 🙂
    Adoro suas dicas de quadrinhos, viu?
    bjo

    • Oi, Márcio! De nada! Como você pôde ver na resenha, não curti determinadas partes, mas no geral a ideia de Pombos! é muito boa. Então, você está de parabéns por seu primeiro quadrinho (^_^). Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s