Primeiras impressões: Berserk 2016

Berserk 2016_01Vim compartilhar minhas primeiras impressões do anime: Berserk 2016. O título começou a ser lançado em 1ª de julho e terá um total de 24 episódios. Eu assisti aos seis primeiros episódios. Então tenho mais que uma primeira impressão formada. Vamos lá!

O mangá Berserk, de Kentaro Miura, ganha sua terceira adaptação em anime. A primeira data de 1997 e é excelente! Recomendadíssimo! 15 anos depois, uma trilogia de filmes foi lançada entre 2012 e 2013, combinando animação 2D e CG (Computação Gráfica). Ambas as animações cobrem a origem de Guts, sua entrada no Bando do Falcão, a ascensão e decadência do bando até o sacrifício. A nova animação, tendo como supervisor executivo o próprio mangaká, estreou no comecinho do mês julho deste ano. Eu estava muito ansiosa! Berserk é um dos meus mangás favoritos e eu praticamente acompanho tudo. Lembro que até assisti ao jogo do PS2, todo em japonês, porque queria ver a narrativa pós-sacrifício animada.

Berserk: Millennium Falcon Hen Seima Senki no Shō (Abertura – Jogo PS2):

Eu senti um sentimento duplo em relação a este anime de Berserk. Gostei que finalmente de estarem abordando os arcos após Era de Ouro, já tão mostrada nas duas animações anteriores. Não me incomodou a liberdade que os produtores tomaram acelerando alguns eventos. Logo de cara aparece o Ishidoro, Azan, Farnese e Serpico. No 4ª episódio iniciou o arco que eu mais curto do mangá, pois tem todo um aspecto da Idade das Trevas e seus falsos religiosos.

Berserk 2016_02

O grande pecado da animação deste anime é o CG, produzida pelos estúdios GEMBA, Millepensee e com cooperação do Liden Films. Particularmente não curto. Acho estranho e sem um pingo de movimento, mesmo nos mais bem produzidos. O design e a movimentação em Berserk estão horríveis. As personagens quando se movem parecem ventríloquos desengonçados e suas faces estão completamente inexpressivas. Você acaba não sentindo aquele impacto da narrativa, pois o visual, que deveria acompanhar o peso da história, acaba perdendo a sensação de incomodo que sentimos ao ler o mangá. Por outro lado no mangá, você sente a repulsa de qualquer monstro / inimigo que o Espadachim Negro enfrenta, das histórias grotescas e cheias de sofrimento de seus personagens principais e coadjuvantes. No anime não. Os poucos caractere design bonitos são os que aparecem esporadicamente em 2D. Poderiam ter mantido a animação da abertura, que ficou maravilhosa.

Falando em abertura, achei interessante como foi pensada. Ela resume com maestria a Era de Ouro e indicando também os novos desafios de Guts. Achei muito criativa!

Mesmo com o estilo da animação me incomodando bastante, não vou deixar de acompanhar o anime, porque a ótima narrativa é o elemento que me fará continuar a assistir os planejados 24 episódios desta nova animação, que poderia ter ganhado um trabalho melhor na animação; e vemos pela abertura que era possível.

Eu sei que a indústria de animação japonesa está em crise, mas Berserk é um título famoso que está há 27 anos no mercado, pois Kentaro Miura ainda não concluiu o mangá. Pensei que por ser bastante conhecido e querido, o estúdio fosse produzir uma animação condizente com seu sucesso e não essa porcaria. Animes tão populares, e outros nem tanto, ganham animações mais dignas. Então acho que a crise neste caso não seria uma desculpa, e sim que pelos produtores acreditarem que o título se sustenta mesmo com uma animação decadente. Com certeza eles estão certos.

O que poderia ter sido O ANIME de Berserk, acabou tornando-se uma decepção para quem ansiava há tantos anos assistir a narrativa pós Era de Ouro (Ç_Ç).

Deixe um comentário

