Livro: Dans le Studio Ghibli – Toshio Suzuki

Dans le Studio Ghibli - Toshio SuzukiChegou o dia da quarta resenha da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (\^o^/). Infelizmente é a ultimo livro a ser resenhado. Uma pena. Estou amando fazer esse projeto (*-*).

Hoje trago minhas impressões do livro de não ficção que mergulha nas memórias do produtor Toshio Suzuki: Dans le Studio Ghibli, que foi publicado originalmente em 2008 no Japão.

Mesmo tendo um fluxo linear dos fatos, o livro é escrito de uma forma bastante intima e complementado por trechos de entrevistas e documentos internos do estúdio. Desde o inicio o autor comenta que explorará os fatos de acordo com as coisas importantes que sua memória guardou.

Então Toshio-san aborda o início de sua carreira, seu encontro engraçado e tenso com as duas figuras emblemáticas do estúdio, a formação do estúdio, a primeira vez que assinou como produtor do Ghibli (foi em Omohide Poro Poro), suas conversas com Hayao Miyazaki e Isao Takahata e comentários das produções até Gake no Ue no Ponyo.

Por ter tantos detalhes, destaquei os que, particularmente, achei mais interessantes, e os que a minha (fraca) memória fez o favor de guardar (>_<).

Segue abaixo minhas impressões do livro em formato de vídeo, que foi feito com muito carinho:

Graças ao especial, reli esta incrível obra de Toshio Suzuki. A primeira leitura havia sido feita na época de seu lançamento na França. Depois desses anos, com a releitura, Dans le Studio Ghibli continua sendo um dos meus livros de não ficção preferidos. É uma obra deliciosa e agradável de ler (^_^). E redescobrir essas curiosidades animou muito meu coração (^o^). Eu estava empolgadíssima durante a leitura!

Ah, lembrei que tenho de adquirir e ler O Portal, de Natsume Soseki, urgentemente. Mas antes disso, tenho de ler E Depois (*ainda bem que já tenho o livro*), para depois partir para O Portal que ainda tenho que comprar (>_<). Estou curiosa, pois sempre gosto dos livros que o Miyazaki indica. Como diz Suzuki, Miyazaki e Takahata são grandes leitores.

Dans le Studio Ghibli, de Toshio Suzuki, é um verdadeiro deleite para qualquer fã de animação japonesa e especialmente do estúdio. O livro mostra que seus criadores realmente amam fazer animações, e querem que nós, expetadores, nos emocionemos com suas mensagens. Por isso à originalidade das obras e a unicidade delas. São trabalhos para ficar guardados na memória.

.

Título: Dans le Studio Ghibli – Travailler en s’amusant
Título original: Shigoto Dôraku – Studio Ghibli no Genba, 仕事道楽 – スタジオジブリの現場
Autor: Toshio Suzuki
Tradução: Myriam d’Artois-Ako
Editora: Kana
Páginas: 226
Ano: 2011

.

30-anos_Studio-Ghibli_lulunettes_logo

A resenha do livro de não ficção Shigoto Dôraku – Studio Ghibli no Genba faz parte da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (^_^) Para acompanhar os demais títulos desse especial recomendo que verifique esta publicação.

2 respostas em “Livro: Dans le Studio Ghibli – Toshio Suzuki

  1. Pingback: Os melhores de 2016 | Lulunettes

  2. Pingback: Studio Ghibli: Novos frutos, legado, relembrando, Museo d’Arte Ghibli e estreias | Lulunettes

Deixe um comentário

