Livro: Le Vent se Lève – Tatsuo Hori

Le Vent se Lève - Tatsuo HoriFinalmente chegou o dia da terceira resenha da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (\^o^/).

Hoje trago minhas impressões da obra de Tatsuo Hori: Le Vent se Lève, que foi escrita entre 1936 e 1937. Depois de 56 anos o livro foi publicado na França, mas só o conheci através de Hayao Miyazaki ao assistir Vidas ao Vento em 2014.

A narrativa de Le Vent se Lève concentra-se na história de um escritor e sua noiva enferma, chamada Setsuko, no sanatório do monte Yatsugatake, em Nagano. O drama do casal trás uma intensa reflexão do personagem-narrador de recuperar o gosto pela vida. Afinal perder a pessoa amada causa uma dor inimaginável.

Interessante destacar que a obra de Hori carrega um teor autobiográfico. Sua noiva Ayako Yano faleceu ainda jovem de Tuberculose. Então o autor empresta essa triste passagem de sua vida e suas sensações mais profundas ao personagem. Dá para notar a profundidade das palavras, em como aquilo que ele escreve é real.

Kaze Tachinu ganhou três adaptações, a ultima, a mais conhecida mundialmente, é a animação de Hayao Miyazaki, Vidas ao Vento, lançada em 2013 no Japão (*quem quiser conferir minhas impressões – clique aqui e aqui*). Na obra do diretor japonês, ele inspirou o drama de Jiro e Naoko no casal de Hori. Nos créditos da animação, Miyazaki homenageia Tatsuo Hori e Jiro Horikoshi.

Segue abaixo minhas impressões do livro em formato de vídeo:

Depois que li o romance notei as sutis referências na obra de arte de Miyazaki. Engraçado que a melodia Hikōki-gumo (ひこうき雲), da cantora Yumi Matsutoya, que é a musica tema da animação, ecoava constantemente durante a leitura.

Amei o romance! ♥ Agora Le Vent se Lève faz parte da lista dos meus livros queridinhos da literatura japonesa. É uma obra muito intensa!

Espero fortemente que alguma editora do Brasil (*Oi, Estação Liberdade!*) se interesse em publicar Kaze Tachinu, de Tatsuo Hori, pois necessitamos dessa obra que traz uma narrativa com extraordinária sensibilidade sobre a urgente necessidade de continuar vivendo no nosso idioma.

.

Título: Le Vent se Lève
Título original: Kaze Tachinu, 風立ちぬ
Autor: Tatsuo Hori
Tradução: Daniel Struve
Editora: L’Arpenteur
Páginas: 128
Ano: 1993

.

30-anos_Studio-Ghibli_lulunettes_logo

A resenha do romance Kaze Tachinu faz parte da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (^_^) Para acompanhar os demais títulos desse especial recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

2 respostas em “Livro: Le Vent se Lève – Tatsuo Hori

  1. Pingback: Os melhores de 2016 | Lulunettes

  2. Pingback: Studio Ghibli: Novos frutos, legado, relembrando, Museo d’Arte Ghibli e estreias | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s