Quadrinho: Relicário – Pedro Leonelli e Dharilya Sales + Amanita – Dharilya Sales

Relicário - Pedro Leonelli e Dharilya SalesRelicário é uma coleção de duas histórias em quadrinhos de autoria do paulista Pedro Leonelli e da cearense Dharilya Sales.

A edição luxuosa deste quadrinho nacional independente tomou forma graça ao financiamento coletivo feito na plataforma Catarse em 2015. Eu só conheci o trabalho da Dharilya e do Pedro recentemente, então agradeço a todos que contribuíram para que este lindo projeto fosse possível (^_^).

Neste misterioso box preto com desenho envernizado guarda duas narrativas distintas que não tem relação direta entre elas, mas fazem parte do mesmo universo: Sobre Desejos e Destinos, de autoria do Pedro Leonelli, e A Lojinha Mágica de Medos, da Dharilya Sales.

Sobre Desejos e DestinosSobre Desejos e Destinos se passa em um futuro pós-apocalíptico onde um deus dragão realiza os desejos em troca de uma porção da vida do individuo. A história é ambientada no mundo destruído pela ambição humana onde uma fadinha e o ultimo sobrevivente da Terra buscam realizar seus desejos com o deus hippie.

Achei muito boa a narrativa de Sobre Desejos e Destinos! Diferente da mensagem oficial de como tratamos nossos sonhos, interpretei a narrativa de forma um tiquinho diferente. Captei que o desejo pode tornar-se ávido e acabar cegando. Acho que isso se resume bem nas atitudes das personagens da fadinha e do ultimo homem.

No extra, o autor comenta que espera que tenha conseguido repassar o amadurecimento da fadinha no pouco tempo de vida dela. Acredito que conseguiu um pouco. Minha impressão neste aspecto foi mais um clique nessa busca do sonho que talvez não fosse o que ela realmente desejasse, mas que o senso comum, digamos da cultura das fadas, impunha que fosse a felicidade plena, e no final da vida ela percebe que não era isso. Suas feições tristes e seu estado de espirito menos animado nos momentos finais me passaram essa sensação.

A Lojinha Mágica de MedosJá em A Lojinha Mágica de Medos acompanhamos a história da jovem proprietária Brianna que teve de abrir mão de seus sonhos para chegar onde está. A protagonista vende medos aos seus clientes e logo encontra uma fantasminha fofa que poderá ser um artigo valioso. Só que com a menina do além, Brianna acaba percebendo que o mais assustador é deixar de sonhar.

Deliciosa a narrativa de A Lojinha Mágica de Medos! Creio que qualquer pessoal possa se identificar. Afinal quem não sonha e busca, na medida do possível, realizar esses sonhos?! E o Sr. Babau (*muito bom o nome hahaha*) que personagens mais interessante. Adorei!

Acho também que a autora quis passar a mensagem de que perder a capacidade de sonhar pode nos tornar indivíduos tristes e / ou amargos com a vida. Isso se percebe na protagonista, que ao longo de toda narrativa parece carregar um peso nas costas. Quando ela percebe que deixou sua criança interior, que é representada pela fantasminha, e a compreende, Brianna consegue sorrir novamente.

Personagens de Relicário

Personagens de Relicário

A arte de Pedro tem um estilo singelo, enquanto a de Dharilya preza por detalhes. Cada um tem sua particularidade e beleza, mas em alguns momentos notam-se pequenas semelhanças. Eu achei este por menor interessante, porque além das narrativas fazerem parte do mesmo universo, existe uma influência bonita entre os autores, da mutua realização de um sonho (^_^).

Destaque para os filtros de cada narrativa. Em Sobre Desejos e Destinos o marrom predomina ajudando a ambientar os cenários apocalípticos, enquanto o roxo ressalta o lado sombrio de A Lojinha Mágica de Medos. Ambas as cores contribuindo perfeitamente para a ambientação de suas histórias.

Sobre a edição, que projeto gráfico fantástico! O leitor já se apaixona por Relicário no momento que vê a edição que combinou tão bem com o título. A sensação passada é de uma caixa onde se guardam relíquias misteriosas. Ah, ainda vem com um lindinho marcador envernizado. Fotos de Relicário (Clique na Imagem para Ampliar):

Legal, né?! (^_^)

Relicário, de Pedro Leonelli e Dharilya Sales, apresenta um enredo simples, mas abordado de forma bonita e que funciona muito bem na sua mensagem de como tratamos nossos sonhos e nossa disposição para realizá-los.

.

Título: Relicário
Autores: Pedro Leonelli e Dharilya Sales
Editora: Independente
Páginas: 40 cada
Ano: 2015

.

Amanita - Dharilya Sales

Amanita, de Dharilya Sales, publicado em 2015 junto com Relicário como um mimo para os colaboradores, é um zine fofinho em formato A6 que contém oito páginas.

Adorei o tema da narrativa e a forma direta e ao mesmo tempo tão meiga como a autora passou a mensagem do lado bom e do lado ruim da nossa zona de conforto. Ficou muito bonitinho!

Acho que a trama de Amanita (*que é um gênero de fungos e não o nome da personagem*) deve se passar no mesmo universo de A Lojinha Mágica de Medos, pois encontramos uma criatura em formato de gato que lembra o Sr. Babau (*o*).

Destaque para o design das personagens. Todos são super estilosos e fofinhos. E os cenários muito bem feitos também. Dharilya capricha nos detalhes.

Agora fotos da edição amorzinho de Amanita (Clique na Imagem para Ampliar):

Apaixonante a cena da menina com o gato (*0*). Na verdade, este curto fanzine, que merecia mais páginas na minha humilde opinião, é fácil de apaixonar-se. Tudo em Amanita, de Dharilya Sales, causa aquele brilhinho nos olhos.

.

Título: Amanita
Autora: Dharilya Sales
Editora: Independente
Páginas: 08
Ano: 2015

Anúncios

3 respostas em “Quadrinho: Relicário – Pedro Leonelli e Dharilya Sales + Amanita – Dharilya Sales

  1. Pingback: Quadrinho: Essa História em Quadrinhos – Milena Fernandes | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s