Leitura Concluída: O Romance de Genji, de Murasaki Shikibu

O Romance de Genji_Tomo 2 e Marcações

O incrível Tomo 2 e algumas marcações (^-^)

Como disse nesta publicação, comecei o segundo tomo de O Romance de Genji na noite da segunda-feira do dia 04 de abril. Neste volume passei pelos últimos momentos de Genji e Murasaki como protagonistas, depois segui pelos capítulos de transição e por fim imergi em Uji. Conclui os vinte últimos capítulos no dia 18 de abril:

  • Quarta Parte – A Mudança Inexorável (Capítulos – 34 a 41)
  • Quinta Parte – Os Filhos (Capítulos – 42 a 44)
  • Sexta parte – Os Livros de Uji (Capítulos – 45 a 54)

Pensei que só iria conseguir terminar a leitura de Genji Monogatari com o fim da primavera japonesa, já que a obra é muito extensa e tem seus momentos cansativos, sendo que em outros são incrivelmente bem desenvolvidos e tão palpáveis que a leitura fluiu naturalmente chegando ao ponto de me imaginar próxima daquelas personagens e observá-las através das estações seguindo seu próprio caminho. Principalmente a parte Os Livros de Uji, que disparado foi minha preferida ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥.

A Mudança Inexorável fecha o circulo da personagem central: Hikaru Genji. Eu simpatizei mais com Genji nestes últimos momentos, talvez a razão tenha sido seu amadurecimento e por ter conseguido deixar seus filhos biológicos ou não em ótimas posições. Sobre seus descendentes, a profecia do sábio feita no inicio do tomo 1 se concretiza na quarta parte. Já Murasaki (a criança que inicialmente Genji criou como filha, transformou-a em seu ideal feminino e depois a toma como esposa principal) destacou-se bastante em seu momento final, causando-me a sensação que ela levou uma vida sem um mínimo de vontade. Na verdade as personagens femininas do romance tem uma presença forte, mas sempre são conduzidas por homens, raramente vemos mulheres que detém as rédeas de sua vida. Existe, mas são poucas e não tem tanto destaque. Por esses motivos simpatizei tanto com as personagens femininas de Uji, que na medida do possível, afinal estamos falando de século XI de uma sociedade patriarcal, conseguiram impor sua vontade. Porém posso também estar enganada a respeito da personagem Murasaki, talvez ela prezasse por uma vida tranquila.

Com o fechamento do ciclo de Hikaru Genji, eu finalmente entendi a razão dele ser o ideal masculino, tão admirado e amado pelas mulheres ao seu redor. Comparando-o com outros personagens masculinos da história, que são machistas e grosseiros, mesmo com todos os defeitos que o protagonista apresenta, entendo a atração delas pelo Príncipe Resplandecente.

Um detalhe engraçado, eu fiquei com a impressão de que a perfeição do mocinho nas novelas japonesas com temática escolar seja baseada nas características soberba de Genji. O rapaz neste tipo de dorama sempre é bonito, popular, inteligente, atlético e todas as garotas param para contempla-lo. Em alguns casos tem até aura ao redor dele, hahahaha. Talvez seja uma referência e homenagem, já que no Japão o romance de Murasaki Shikibu é muito querido.

Sobre os capítulos de transição (42 a 44), cuja autoria é às vezes questionada, comenta-se sobre algumas personagens que conhecemos na época de Genji, mas que não vemos uma conclusão definitiva delas. Apresenta também ações que se passam paralelamente aos capítulos de Uji.

Shirokuma Cafe_04

♥ ♥ ♥ Os Livros de Uji ♥ ♥ ♥

Em Os Livros de Uji, a narrativa foca nos descendentes oficiais e secretos de Genji, Niou e Kaoru. Amei os últimos dez capítulos por fugir do ambiente da corte e focar numa região montanhosa de difícil acesso, com um lago violento que praticamente tem vida própria e com templos importantes. Eu não sei nem como descrever a empolgação que senti com a sexta parte. O máximo que consigo dizer foi que amei o drama envolvendo cada personagem (*-*).

Achei o final de Genji Monogatari curioso! Ficou com um ar de não ter fim. Acaba tão repentinamente que até esbocei “Já acabou? (O_O)”. Lá fiquei pensando sobre o que aconteceria com Ukifune (meia-irmã de Oigimi e Naka no Kimi). O que ela decidiria? O que eu faria no lugar dela? Estudiosos da obra também discutem sobre o fim, uns acreditam que o romance está completo, sendo que outros defendem que carece de algumas páginas. Acredito que o final seja exatamente este que li com seu tom abrupto. O romance de Murasaki Shikibu nos acompanha durante um bom tempo e com uma conclusão desta forma talvez ela gostasse que nós carregássemos a obra um pouco mais conosco ♥. Ah, dá para encontrar nos títulos do século XX da literatura japonesa este estilo de conclusão, digamos, aberta. Seria outra homenagem e/ou influência?!

Shirokuma Cafe_05

Muito sugoi ♥ ♥ ♥ O Romance de Genji, de Murasaki Shikibu ♥ ♥ ♥

No geral eu amei O Romance de Genji, de Murasaki Shikibu, pela intensidade que o amor e o sofrimento causado por este sentimento apresentam na narrativa, nessa realidade cheia de regras da corte do período Heian. Este sentimento consegue quebrar um pouco a burocracia das coisas, tornando a beleza de qualquer minucia por mais simples que seja em contemplação. Também pela impressionante riqueza de detalhes da corte, do dia a dia, da cultura, das estações que acompanham a vida, do amadurecimento de cerca de 400 personagens sendo principais ou secundários, da sensação que se tem de que tudo aquilo é real e principalmente da escrita definida como feminina que trouxe ao mundo um romance de qualidade narrativa inquestionável.

O romancista Yasunari Kawabata, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1968, não exagera ao afirma que “A História de Genji é o expoente máximo da literatura japonesa. Até aos dias que correm, nunca surgiu outra obra de ficção que se lhe igualasse”.

Shirokuma Cafe_06

Lulu perdida (Ç_Ç)

Ainda pretendo compartilhar minhas impressões de uma forma mais organizada. Gostaria de abranger um leque de curiosidades que fale da narrativa obviamente e além dela, trazendo um pouco do período histórico, da principal família envolvida na corte, ou seja, a que controlava o Japão neste período, algumas questões culturais e de Murasaki Shikibu, a autora do primeiro romance mundial. No entanto estou perdida de como organizar as ideias para fazer jus a esta magnifica obra da literatura japonesa (Ç_Ç). Eu também tenho consciência que talvez eu não consiga. Então, por favor, sejam pacientes. Ou, caso eu não consiga, gomenasai.

Até logo! (Ou não.)

Anúncios

11 respostas em “Leitura Concluída: O Romance de Genji, de Murasaki Shikibu

  1. Adorei seus posts sobre o livro e os gifs de Shirokuma Café!
    Tenho um leve interesse em ler O romance de Genji pela importância dele na literatura japonesa, mas não sei se encaro o calhamaço, não 😛

    • Fico feliz que tenha gostado (^_^). Shirokuma Cafe combinou perfeitamente com meu estado de espirito e reações ao ler o romance de Murasaki hahahaha.
      Além da grande importância para literatura japonesa, estamos falando também do primeiro romance mundial! Então nestes dois casos é praticamente uma leitura obrigatória. Precisa de vontade obviamente, até porque são dois calhamaços. Mas, a leitura flui muito bem! ❤
      Beijos, Lígia!

    • Oi, Amanda! Eu também sou do Brasil, então não posso te enviar. Adquiri os tomos na http://www.wook.pt (livraria portuguesa que envia para o Brasil). Caso tu não encontre, tenta na Livraria Cultura, pois lá eles fazem importação de livros também.

  2. Pingback: Livro: A gata, um homem e duas mulheres e O cortador de juncos – Jun’ichiro Tanizaki | Lulunettes

  3. Pingback: Os melhores de 2016 | Lulunettes

  4. Pingback: TAG: Ler é um presente | Lulunettes

  5. Pingback: {Turistando no Japão} Família Ando, artesões de Kyoto da boneca Hina | Lulunettes

  6. Pingback: {Turistando no Japão} Ohishi-Tengudo + Karuta | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s