Livro: La Tombe des Lucioles (Túmulo dos Vagalumes) – Akiyuki Nosaka

La Tombe des Lucioles (Túmulo dos Vagalumes) - Akiyuki NosakaChegou o dia da segunda resenha da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (\^o^/).

Hoje trago minhas impressões da obra mais conhecida de Akiyuki Nosaka: La Tombe des Lucioles (Túmulo dos Vagalumes), publicado no Japão em 1967.

Diferente da famosa versão animada do Studio Ghibli dirigida por Isao Takahata, que trás uma forte poesia na tragédia sofrida por Seita e Setsuko, a escrita de Nosaka é bastante crua. Então, eu acredito que o sentimento sentido das obras seja um pouco diferente entre elas, pois no romance a – revolta – prevalece, enquanto que na animação a – tristeza – toma conta. No entanto ambas são realidades duras.

Segue, logo abaixo, minhas impressões do livro, tendo também um breve comentário sobre as adaptações (a animação de 1988 e o live-action de 2005), em formato de vídeo:

Sinopse: Túmulo dos Vagalumes, de Akiyuki Nosaka, acompanha os últimos passos dos irmãos Seita e Setsuko no bombardeio de Kobe em 1945.

Minha leitura e releitura foram realizadas numa edição especial belamente ilustrada lançada pela editora francesa Philippe Picquier, que acabou excluindo a outra narrativa que sempre acompanha Hotaru no Haka (*eu também tenho a edição com ambos os romances, então depois volto pra falar de Amerika Hijiki (^_~)*).

Ah, para aquele que ainda não assistiu a animação Túmulo dos Vagalumes do Studio Ghibli, recomendo que separe um pacote de lenço e prepare o coração, pois a animação é muito emocionante. (*eu sempre choro horrores quando revejo Túmulo dos Vagalumes (Ç_Ç). É uma história que nos atinge de várias formas.*).

.

Título: La Tombe des Lucioles (Túmulo dos Vagalumes)
Título original: Hotaru no Haka, 火垂るの墓
Autor: Akiyuki Nosaka
Tradução: Patrick De Vos
Ilustrações: Nicolas Delort
Editora: Philippe Picquier
Páginas: 96
Ano: 2009

.

30-anos_Studio-Ghibli_lulunettes_logo

A resenha do romance Hotaru no Haka faz parte da comemoração dos 30 anos de Studio Ghibli no Lulunettes (^_^) Para acompanhar os demais títulos desse especial recomendo que verifique esta publicação.

Anúncios

4 respostas em “Livro: La Tombe des Lucioles (Túmulo dos Vagalumes) – Akiyuki Nosaka

    • É uma pena que este livro não tenha tradução para o português =/
      Lígia, o filme live-action é ótimo! Recomendo! 😉 Eu acho que essa sutil mudança na narrativa seja para aliviar um pouco a situação da Tia, pois no Japão ela é uma das personagens mais odiadas.
      Abraços!

  1. Pingback: Os melhores de 2016 | Lulunettes

  2. Pingback: Studio Ghibli: Novos frutos, legado, relembrando, Museo d’Arte Ghibli e estreias | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s