Livro: O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh – Elizabeth Gaskell

O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh - Elizabeth GaskellO Chalé de Moorland e Lizzie Leigh são duas novelas de autoria da escritora inglesa Elizabeth Gaskell. Acredito que a Pedrazul Editora reuniu estas histórias numa única edição devido aos semelhantes temas que rondam essas narrativas.

O Chalé de Moorland, publicado originalmente em 1850, é a história dos irmãos, Maggie e Edward Browne, de personalidade completamente opostas e de direitos e destinos diferentes.

Não revelarei detalhes da trama, então só quero enfatizar que em vários momentos fiquei enfezada com o egoísmo de Edward e a insensibilidade da senhora Browne com sua filha, atitudes estas que fazem com que Maggie renunciasse suas próprias necessidades e desejos para ajudá-los por conta das más escolhas de seu irmão. Acabei perdendo também a paciência com a heroína por sacrificar seus sonhos por uma família completamente ingrata ao seu amor e dedicação.

Mesmo com um enredo previsível e personagens inconsequentes ou filantrópicos (*não simpatizei com nenhum*), a escrita fluida e bela de Elizabeth Gaskell consegue tornar o embalo desta novela menos monótona.

A seguinte novela, Lizzie Leigh, publicada originalmente em 1855, narra o drama de Lizzie, em Manchester, Inglaterra, que foi banida por seu pai. O esposo autoritário da senhora Leigh falece, e a mulher, agora chefe da família, abandona sua personalidade reprimida e toma a decisão de recuperar sua filha.

Mesmo não sabendo em que circunstâncias Lizzie concebeu uma filha ilegítima, a narrativa foca no rigor moralista que a jovem sofreu e da falta de voz da senhora Leigh no machismo da família tradicional.

Esta curta trama traz consigo uma dimensão dramática de uma decisão rigorosa diante de um fato de possível reparo. Gaskell consegue em poucas palavras trazer o sentimento de compaixão e piedade diante de tal situação, e mostrando principalmente as consequências drásticas das injustiças sociais.

A caneta de Elizabeth Gaskell é precisa e evocativa. Lamento apenas que Lizzie Leigh seja tão breve, pois a narrativa ofereceria um robusto e esplêndido romance.

Recomendo a leitura de O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh, de Elizabeth Gaskell, por seu tom sutil das questões sociais, principalmente a questão feminina.

.

Título: O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh
Título original: The Moorland Cottage. Lizzie Leigh
Autora: Elizabeth Gaskell
Tradução: Andrea Carvalho
Editora: Pedrazul
Páginas: 180
Ano: 2015

Anúncios

2 respostas em “Livro: O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh – Elizabeth Gaskell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s