Os 10 melhores de 2015

Em 2015 li bastante, intercalando com meses de poucas leituras e meses de clima voraz. Porém os títulos beiraram ao detestei, razoável, bom ou ótimo e poucos chegaram a subarashii. No entanto, não posso reclamar que as que atingiram esse naipe foram leituras maravilhosas e intensas (^_^). Acho tal situação natural para qualquer leitor, mas como foi um ano cansativo gostaria de ter tido mais leituras favoritas. Também li menos mangá quanto gostaria e espero mudar isso em 2016. Devido a esses motivos, foi até fácil selecionar os 10 melhores de 2015.

  • Aku no Hana – Shuzo Oshimi

Aku no Hana - Shuzo Oshimi_11Vols..
Conheci Aku no Hana graças ao anime (que tem o encerramento mais excêntrico que já vi (*0*)), lançado no Japão em 2013, que foi produzido em rotoscópio e que passou com perfeição a estranheza da obra original. O mangá shonen de Shuzo Oshimi, publicado entre 2009 e 2014 pela editora Kodansha com 11 volumes, é intenso, bizarro, perverso, perturbador e factual. Difícil falar sobre Aku no Hana, só sei que eu amei e se tornou um dos preferidos da vida ❤

.

  • Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas – José Saramago

Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas - José Saramago

.

Alabardas, romance inacabado de José Saramago que Pilar del Río organizou e publicou após quatro anos da morte do escritor português. Tenho um carinho imenso por Saramago (e por Pilar também) e mesmo não tendo concluído todos os seus romances, foi muito bom reencontrá-lo (^_^). Impressões sobre este livro aqui.
.

.

  • Coração (Kokoro) – Natsume Soseki

Coração (Kokoro) - Natsume Soseki

.
.

Kokoro, de Natsume Soseki, foi um romance que me tocou profundamente com sua linguagem sofisticada e ao mesmo tempo tão singela. Uma obra com sinônimo de tesouro da literatura japonesa ❤ Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Dora – Bianca Pinheiro

Dora - Bianca Pinheiro

.

Adoro narrativas que plantam a incerteza. Dora me causou exatamente essa sensação. Sensação esta que acredito ser difícil de criar e que a quadrinista Bianca Pinheiro conseguiu com maestria. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Drácula – Bram Stoker

Drácula - Bram Stoker

.
.

Necessário falar desse clássico do terror?! Bem, só se for para elogiar o romance engenhoso e rico em detalhes que é Drácula, de Bram Stoker. Impressões sobre este livro aqui.

.

.
.

  • Frankenstein – Mary Shelley

Frankenstein - Mary Shelley

.
.

Frankenstein, de Mary Shelley, virou preferido da vida ❤ Romance maravilhoso, impar, sensacional, só amor e todos os adjetivos de perfeição possíveis e inimagináveis. Frankenstein é uma preciosidade e estará sempre no meu coração (^-^♥). E Mary Shelley, eu te amo! ❤ Impressões sobre este livro aqui.

.
.

  • Margaret Hale (Norte e Sul) – Elizabeth Gaskell

Margaret Hale - Elizabeth Gaskell

.
.

Margaret Hale, ou Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell é um emocionante romance vitoriano e sua multiplicidade de temas o torna único. Obra incrível! ❤ Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • O Cão que Guarda as Estrelas e O Outro Cão que Guarda as Estrelas – Takashi Murakami

O Cão que Guarda as Estrelas e O Outro Cão que Guarda as Estrelas.
O Japão ganha mais uma obra que homenageia a lealdade canina. Acredito que Takashi Murakami tenha em parte se inspirado na famosa história de Hachiko. Enfim, quem pretende ler sugiro um pacote de lenços (*quem avisa amigo é, rs*). Impressões sobre estes mangás aqui e aqui.
.

  • O Conto da Aia – Margaret Atwood

O Conto da Aia - Margaret Atwood

.
.

Me surpreendi bastante com esta obra da Margaret Atwood. Foi uma leitura excelente e rica (*valeu pela companhia, Michelle!*). Quero ler mais romances dessa autora que mal conheço e já considero pacas. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Sono – Haruki Murakami

Capa Sono.indd

.
.

Livro fininho, mas impactante. O interessante em Sono é que cada leitor terá uma interpretação dessa novela tão curiosa. E as ilustrações são belíssimas! Impressões sobre este livro aqui.

.

.
.

E vocês, quais foram as suas melhores leituras de 2015?

Tchau 2015! o/ Feliz 2016! \o/

6 respostas em “Os 10 melhores de 2015

    • (^_^) Maria Luiza, recomendo fortemente “Drácula”. Livro tão incrível que estou paquerando a edição comentada da editora Zahar, hahahaha. Feliz ano novo! Bjs!

  1. Também tive poucas leituras realmente “subarashii” se eu for comparar a anos anteriores. Acho que estou muito crítica/chata.
    Quero muito ler Aku no Hana, mas talvez eu dê preferência para o anime, porque acho legal a animação em rotoscopia.
    Pretendo ler Dora este ano, parece fascinante.
    O conto da aia é maravilhoso. Preciso ler mais da autora.
    Feliz 2016 e boas leituras para você 🙂

    • Também fiquei pensando: se estou crítica demais ou simplesmente é questão de gosto. Cheguei à conclusão de que é questão de gosto mesmo. Sobre Aku no Hana, no meu caso, assisti primeiro ao anime e depois fui para o mangá e funcionou muito bem, já que o anime não conclui a história. Dora é massa! Estou lendo atualmente, com duas amigas (a Michelle, do Resumo da Ópera, e a Maira, do Blog Amarelo): O Assassino Cego, da Margaret Atwood. Ainda estou no comecinho, mas gostando. Feliz 2016 e boas leituras, Lígia (^_^)

  2. ‘Drácula’, ‘Frankenstein’ e ‘O conto da ia’ ❤
    Quero ler esses mangás dos cãezinhos (só preciso tomar coragem…hahaha)! E tenho esse do Saramago, o do Murakami e 'Coração' me esperando. Será que este ano eles saem da estante?
    Beijo e um ano cheio de boas leituras!

    • Michelle, precisa ter coragem para ler “O Cão que Guarda as Estrelas” e “O Outro Cão que Guarda as Estrelas” (*quando você for ler, sugiro que separe um pacote de lenços!*) Espero que sim, pois os três títulos são incríveis (^_~). Tenha também um ano cheio de boas leituras! Beijos!

Deixe um comentário

