Depois da Vida [Wandafuru Raifu] ~ Qual momento escolher?

Depois da Vida [Wandafuru Raifu]Depois da Vida (ワンダフルライフ, Wandafuru Raifu) é um drama japonês realizado pelo famoso diretor Hirokazu Koreeda e lançado originalmente no Japão em 1998.

Este incrível filme me foi indicado por um leitor do blog *Obrigada, Juca! (^_^)* e escrevendo minhas impressões reparei que já havia tido contato com Koreeda há alguns anos atrás no interessantíssimo e triste Air Doll (2009). Fui relembrada graças à recomendação e da notícia de uma adaptação que ele dirigiu de um mangá josei lindíssimo que acompanho (do qual falarei em breve (^_~)).

Wandafuru Raifu se passa em um lugar misterioso, entre o céu e a terra, onde as almas das pessoas mortas são encaminhas nesta espécie de purgatório para escolher e reviver durante a eternidade um momento marcante de sua vida.

Conhecendo as histórias dos falecidos, notamos cada incerteza, dúvida, alegria daqueles que se foram e compreendendo também os dramas dos guias. Essa troca de sentimentos acaba transpassando da tela e nos atingindo em nossas questões. Particularmente aprecio quando uma obra consegue dialogar conosco. A conversa silenciosa sempre é a mais profunda!

O filme tem um desenvolvimento agradável e com ar de rotina, mas num ambiente tranquilo. Os 118 minutos passam rapidamente nesta atmosfera de reflexão. Achei este detalhe rotineiro (*que talvez só eu tenha imaginado*) muito perspicaz, condizente com a proposta da narrativa, que creio que seja a de autoconhecimento. Normalmente os indivíduos tem dificuldade de um dialogo interno e terminam a vida sem se conhecerem.

Acredito que vocês notaram que estou tendo certa dificuldade em passar minhas impressões. Imagino que por isso demorei tanto para publicar essa resenha. Acho que não importa o tempo que eu precise para externalizar meus pensamentos. Então acabei concluindo que o filme dialoga de forma reservada, particular, com aquele que o vê. Posso pôr aqui minhas sensações, mas elas nunca serão tão intensas como as sinto.

Não sei para onde vamos depois desta vida, mas se eu falecesse em alguns instantes, já teria um momento singelo para passar minha eternidade.

5 respostas em “Depois da Vida [Wandafuru Raifu] ~ Qual momento escolher?

  1. Apesar da recomendação, faz alguns anos desde que vi Depois da Vida. Estou curioso para revisitá-lo. Se ver o filme, lhe digo! Embora provavelmente terei dificuldades também de externalizar minhas impressões, haha! Há algo mágico nos filmes do Koreeda. =)

    Pretende assistir mais filmes dele? Meu predileto é Caminhando. Hmm, com a falência das locadoras, tô curioso para saber se filmes estrangeiros com pouca audiência como estes continuarão sendo lançados.

    Lulu, farei mais uma recomendação, de um diretor de espírito afim ao Koreeda, infelizmente falecido: o Edward Yang. O filme é “Yi Yi” (algo como ‘o um e o dois’, o google me sugere), que foi lançado aqui como “As coisas simples da vida” em DVD.

    Abraços! Feliz ano novo!

    • Reveja (^_^) Filme maravilhoso! ❤ Eu pelo menos achei difícil passar minhas impressões. Acredito que o real sentido da narrativa é a reflexão e as sensações que sentimos, ou seja, essa conversa interna.

      Pretendo sim! Então vou procurar esse =D Acho que, assim como o vinil e o CD, será mais um item colecionável. Bem, qualquer coisa, temos a internet e as pessoas lindas que estão dispostas a legendar os mais variados filmes.

      Valeu por essa outra recomendação, Juca (^_^)

      Feliz ano novo!

  2. Não conhecia esse filme, mas fiquei com vontade de ver. Gosto bastante do que assisti do Koreeda por enquanto, “Ninguém pode saber” foi um dos filmes que mais gostei de ver nesse último ano.

    • Lígia, acho difícil alguém assistir “Depois da Vida” e desgostar. É lindo e reflexivo! ❤ Estou recomentando pra todo mundo =D Opa, já inclui na lista “Ninguém Pode Saber”. Valeu pela indicação! Bjs!

  3. Pingback: Livro: O Museu do Silêncio – Yoko Ogawa | Lulunettes

Deixe um comentário

