Livro: Coração (Kokoro) – Natsume Soseki

Coração (Kokoro) - Natsume SosekiKokoro, palavra japonesa que significa “coração”. O título do romance de Natsume Soseki, publicado originalmente em 1914, não tem somente um significado literal, mas contém nuances de sentidos, como “o coração das coisas”. Entretanto, acredito que esta obra-prima da literatura japonesa vai além das definições, ela consegue tocar (*e a mim tocou*) os mais profundos sentimentos.

O romance é divido em três partes: O professor e eu, Meus pais e eu e O professor e o testamento. A narrativa se resume a um jovem estudante que reside em Tóquio para seus estudos. Durante uma viagem de férias a beira-mar, ele fixa sua atenção em um senhor, que sempre chama de ‘Professor’. O jovem o observa e tenta uma aproximação, bem sucedida, com este homem que lhe fascina. De volta a capital, o jovem e o Professor constroem uma amizade. Não vou me prolongar na sinopse, pois espero que caminhe nas páginas sabendo o mínimo possível, para que as surpresas e sensações surjam verdadeiramente.

De narrativa aparentemente sem pretensões, quando mergulhamos nesta obra cuja complexidade psicológica é revelada gradualmente até atingir um nível insustentável, vemos como Kokoro é extremamente forte. O estilo delicado de Soseki para contar uma história dolorosa e revelar os abismos sombrios de um homem que não se perdoa pelo erro que cometeu, é nos fazer caminhar pela trama com humildade, abstendo-se de lirismo e mostrar que tudo é claro e ao mesmo tempo tão complexo.

[SPOILER] O professor e o testamento, terceira e ultima parte do romance, como o título denuncia, será revelado o mistério da narrativa. Lendo com grande atenção as palavras do Sensei, incrível a forma como o autor mostra os sentimentos do velho homem, o sofrimento de culpa que o seguiu durante décadas e que o moldou como indivíduo. Notei também que esta carta, ou o testamento, retira um peso imenso dos ombros do personagem-narrador. Mesmo com o resultado triste, acredito que ele encontrou certa paz por revelar finalmente seu segredo. Infelizmente o Professor acabou levando consigo, na sua autoflagelação, a pessoa que tanto ele quanto K amavam. Lamentei pelos amigos, mas principalmente por ela, que sofria sem saber a razão. [/SPOILER]

Acredito que Kokoro é o tipo de livro que trás consigo a possibilidade de inúmeros olhares. Enquanto uns dizem que além dos exotismos, nacionalismos e “choques culturais” superficiais, o romance revela a condição humana. – teoria presente no ótimo prefácio de Roberto Kazuo Yokota, mestre em filosofia pela USP; outros apontam que o romance trata-se de uma alegoria ao domínio da nação nipônica aos países asiáticos. – teoria de Shoji Shibata, professor de literatura japonesa da Tokyo University of Foreign Studies, presente nas orelhas desta edição. Pra mim, Coração fala simplesmente como o meio social, principalmente aquele que perpetua uma tradição que reprime, pode ser sufocante e ter como resultando um isolamento da estrutura social e familiar.

Coração (Kokoro), de Natsume Soseki, tem uma aparência de simplicidade, mas trás uma profundidade que pode ser sentida, que mexe no fundo do nosso coração. É sem duvida uma grande, linda e triste obra da literatura japonesa do século XX.

ATENÇÃO! – No resumo das orelhas, ou seja, o texto do professor Shoji Shibata, contém revelações da narrativa. A Editora Globo deveria ter tomado mais cuidado alertando o leitor. Felizmente não levei spoiler, pois só chequei ao final. Por isso, recomendo que leia somente ao concluir o romance.

.

Título: Coração
Título original: Kokoro, こころ
Autor: Natsume Soseki
Tradução: Junko Ota
Editora: Globo
Páginas: 280
Ano: 2008

.

Coração (Kokoro) - Presente da Paula_Pipa

Coração (Kokoro), de Natsume Soseki, foi um maravilhoso presente da linda Paula, do blog Pipa Não Sabe Voar. Em seu gentil bilhetinho, Pipa me disse que este livro tinha de ser meu; e ela estava certa (^_^). Kokoro me proporcionou uma variedade sensações e reflexões, tornou-se um dos meus romances nipônico preferido (^o^). Muito obrigada por essa preciosidade ❤ Amei! ❤

Anúncios

9 respostas em “Livro: Coração (Kokoro) – Natsume Soseki

  1. Pingback: Os 10 melhores de 2015 | Lulunettes

  2. Esse texto me estimula a curiosidade e o desejo de ler o livro. Não vou pedir para que me venda o teu livro (caso ainda o tenha) pois que vejo que o ama muito, ainda mais pelo carinho que tem por ele em relação ao livro e em relação a tua amiga, mas tu conhece alguém que ainda tem o livro e tem interesse de passar para outro leitor aguço ou ao menos vender?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s