Quadrinho: Bidu: Caminhos – Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Bidu Caminhos - Eduardo Damasceno e Luís Felipe GarrochoBidu: Caminhos, dos mineiros Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, faz parte do segundo ciclo da coleção Graphic MSP e conta como aconteceu o encontro entre os primeiros personagens criado por Mauricio de Sousa: Bidu e seu parceiro Franjinha.

A trama é simples: trata das peripécias do cachorrinho de rua de cor azul, até que ele encontrou um lar e seu melhor amigo inventor. Mesmo singela e com situações nada fáceis para Bidu, à narrativa irá emocionar, principalmente aqueles que amam cães.

Bidu é o protagonista dessa história e como cachorros não falam, os autores criaram um prático mecanismo de comunicação para que os humanos entendessem. Dentro dos balões dos cães (Bidu, Bugu, Duque e Rúfius), os diálogos são desenhados. Ficou genial, pois conseguimos captar de forma clara a mensagem transmitida. As expressões das personagens e as onomatopeias também ajudam a expressar as situações vividas.

A arte é uma fofura! Gostei muito das carinhas e dos olhares de Bidu. Fiquei com o coração apertado na cena da chuva (Ç_Ç), que por sinal ficou extremamente bem feita. As cores merecem elogios à parte, já que chamam a atenção. É possível saber em que momento do dia e clima que a trama se passa. Mas a algo no tom que transmite a forma como os cachorros enxergam. Nada é muito colorido. São cores chapadas, entretanto suaves.

Fiquei interessada por Bidu: Caminhos não por ser Turma da Mônica, para mim isso é indiferente, mas por se tratar de uma narrativa com cachorro. Eu amo cachorro e um quadrinho de traço fofinho contando algum episódio desses seres incríveis já me faz querer ler.

Descobri que o Bugu é um cachorro (O_o). Pensei que aquele negócio amarelo fosse um extraterrestre em formato de ovo. E na minha cabeça, o Bidu é cachorro do Cebolinha e não do Franjinha. Deu para notar meu nível de conhecimento de Turma da Mônica, bem básico do básico e cheio de confusões (>_<).

Bidu Caminhos

A leitura de Bidu ficará marcada na memória. Antes de pegar calmamente o quadrinho, brinquei com a Sushi – cachorrinha dos meus pais que está hospedada aqui em casa. A brincadeira dela não é lá muito divertida para uma humana sedentária. Sushizinha adora abocanhar sua pelúcia preferida e aguarda com empolgação que corram atrás dela, rs. Depois da correria, com ela dormindo estatelada, *finalmente!* pude iniciar a leitura. Em poucas páginas percebi que a Sushi faz várias poses e alguns olhares iguaizinhos ao do Bidu. Não sei se Damasceno e Garrocho estudaram a linguagem corporal de algum cão, mas os parabenizo pelo cuidado com os trejeitos possíveis do protagonista canino.

Bidu: Caminhos, de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, é uma HQ sensível que conta a forma nunca antes explorada do encontro dessas celebres personagens. Porém, para mim terá outro significado. Sempre que folhar este quadrinho lembrarei unicamente de Sushi ❤

Finalizo minhas impressões digitando com uma mão só, pois a outra está ocupada acariciando o buchinho desse amorzinho em forma de pelos (^_^).

.

Título: Bidu: Caminhos
Autores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Editora: Panini
Páginas: 82
Ano: 2014

Anúncios

2 respostas em “Quadrinho: Bidu: Caminhos – Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s