Quadrinho: Turma da Mônica: Lições – Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

Turma da Mônica Lições – Vitor e Lu CafaggiTurma da Mônica, de Mauricio de Sousa, nunca foi um marco na minha infância. Lia algumas revistinhas e assistia alguns desenhos da turminha, mas jamais nutri nenhuma paixão por essa obra. Turma da Mônica era simplesmente mais um. Então pra mim era indiferente à série da Graphic MSP, até conhecer o trabalho dos irmãos Cafaggi.

Turma da Mônica: Laços foi uma grata surpresa quando o li em 2013. A combinação da narrativa singela, com o jogo do título com a história e o traço particularmente suave é um quadrinho para ler em qualquer estado de espírito. E acho difícil desagradar até mesmo aquele leitor que não curte as personagens criadas por Mauricio de Sousa.

Turma da Mônica: Lições, de Vitor e Lu Cafaggi, é a oitava publicação do selo Graphic MSP e continuação de Laços. Nesta sequência, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se esqueceram de fazer a lição de casa. Assim como Laços, em Lições o título do quadrinho permeia por toda a história. Esse detalhe de jogar com o título na trama, que além de enriquecer a obra, dá uma característica a mais aos trabalhos de autoria dos quadrinistas mineiros nessa série de releituras.

Acredito que contar a narrativa de Lições em minúcia tirará completamente à graça de você se sensibilizar com o aprendizado da turminha em meio aos dramas da infância, que também já foram ou são os nossos. O que seria interessante dizer é que cada personagem irá tirar, a sua maneira, Lições.

Comentar sobre a fabulosa arte dos irmãos Cafaggi é falar o óbvio. Então, vou falar o óbvio (>_<). Tudo consegue ser tão delicado e ao mesmo tempo tão intenso. O desenho flui de forma extraordinária com a narrativa. Se eu já achava a arte de Laços muito fofa, os quadrinistas nos surpreendem nessa sequência. É possível sentir a pureza em Lições. Perceber os detalhes nos grandes e pequenos momentos. De verdade, eu passei o quadrinho inteiro vomitando arco-íris, principalmente nas cenas de flashback – feitas por Lu Cafaggi. Essa cena da Mônica com a Magali, por exemplo, eu fiquei (*o*).

Turma da Mônica Lições_Mônica e Magali

E a referência a um dos maiores filmes da cultura pop! Achei demais! (^_^) De Volta Para o Futuro é uma das trilogias mais divertidas. O primeiro filme, de 1985, completou no comecinho do mês de julho, nos Estados Unidos, seus 30 anos. Muito boa à homenagem!

Turma da Mônica Lições_Homenagem-De Volta Para o Futuro

Como Laços me agradou bastante, já espera que a sequência mantivesse a mesma qualidade. Mas não, Vitor e Lu Cafaggi se superaram na narrativa e na arte de seus personagens afilhados em Turma da Mônica: Lições.

.

Título: Turma da Mônica: Lições
Autores: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Editora: Panini
Páginas: 82
Ano: 2015

Anúncios

2 respostas em “Quadrinho: Turma da Mônica: Lições – Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

    • Então você vai adorar Laços e Lições! Depois me diz o que achou 😉
      Os outros títulos não li, mas tenho vontade de ler Bidu: Caminhos por amar cachorro (^_^)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s