Livro: A falta que você me faz – Joyce Carol Oates

A falta que você me faz - Joyce Carol OatesNicole (Nikki) e Clare são filhas de Gwendolyn Eaton (que é apelidada de “Gwen” e também “Pluma”), uma mulher generosa, dedicada e altruísta. Clare, a primogênita, tem uma família tradicional; enquanto a filha mais nova, Nikki, é uma jornalista extravagante que tem um caso com um homem casado. Poucos dias depois da comemoração do Dia das Mães, Nikki descobre o corpo de sua mãe assassinada. Seguimos então este um ano do processo de luto das filhas, mas principalmente de Nikki, já que ela é narradora da história. A perda da mãe as levará a reconsiderar seu estilo de vida.

Julgando pela dedicatória do livro “Em memória de Carolina Oates (1916-2003)”, Joyce Carol Oates escreveu este romance pensando em sua mãe que faleceu em 2003. No entanto A falta que você me faz, publicado nos Estados Unidos em 2005, não é uma obra autobiográfica, mas um trabalho totalmente ficcional.

A narrativa de A falta que você me faz tem um desenvolvimento bacana de pintar as relações humanas e suas ambiguidades, ressentimentos e lesões que não podem ser fechadas, mas não no valor de 432 páginas. Achei o romance arrastadíssimo e cheio de situações e personagens demasiadamente comuns. A sua protagonista então é uma perdida do início ao fim. Sinceramente a evolução de Nikki não pareceu convincente e profunda, mas sim uma forma de perdão a sua mãe.

A real impressão que este romance da Oates me passou foi de que a família pode ser algo sufocante e lhe direcionar a um caminho padrão que pode lhe tornar frustrado e infeliz com essas escolhas direcionadas. Pois é, uma sensação inversa da mensagem que a autora quis passar nessas linhas e entrelinhas… Ou não.

Sendo meu primeiro contato com a escritora norte-americana, admito que fiquei desapontada com seu romance. Posso não ter começado com o pé direito, mas continuarei minha descoberta de encontrar uma obra que me toque profundamente e que eu possa chamar Joyce Carol Oates carinhosamente de JCO.

.

Título: A falta que você me faz
Título original: Missing Mom
Autora: Joyce Carol Oates
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 432
Ano: 2006

.

A falta que você me faz - Presente da Lélia

A Lélia Santos, do canal Que tal ler um livro?, me presenteou com este romance da Joyce Carol Oates. Fiquei bastante surpresa e felicíssima com o livro. Muito obrigada, Lélia! (^_^)

Anúncios

4 respostas em “Livro: A falta que você me faz – Joyce Carol Oates

  1. Lulu, muita gente ama a Carol, então talvez tenha sido azar mesmo, ou talvez o estilo dela não bata com o seu gosto. Eu não sei dizer porque nunca li nada dela, mas acho complicada uma história de luto tão longa assim… =/

    • É uma das duas opções (>_<). Espero que tenha sido azar, pois a escrita da Oates é muito boa. Eduarda, eu aprecio narrativas tristes, mas “A falta que você me faz” é arrastado demais e as personagens não ajudaram. Enfim, talvez se o romance fosse menor eu teria gostado. Bjs!

  2. Tenho vontade de ler algo da autora, só não sei por onde começar. Pena que você não gostou muito desse, a história em si parece interessante, mas eu não ando com paciência para livros arrastados.

    • Lígia, pena que não posso te recomendar nada (U_U). O próximo que lerei da autora, só daqui algum tempo, será “Descanse em Paz”, pois já tenho aqui. A premissa de “A falta que você me faz” me interessou bastante, mas infelizmente não consegui gostar da narrativa. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s