Livro: A falta que você me faz – Joyce Carol Oates

A falta que você me faz - Joyce Carol OatesNicole (Nikki) e Clare são filhas de Gwendolyn Eaton (que é apelidada de “Gwen” e também “Pluma”), uma mulher generosa, dedicada e altruísta. Clare, a primogênita, tem uma família tradicional; enquanto a filha mais nova, Nikki, é uma jornalista extravagante que tem um caso com um homem casado. Poucos dias depois da comemoração do Dia das Mães, Nikki descobre o corpo de sua mãe assassinada. Seguimos então este um ano do processo de luto das filhas, mas principalmente de Nikki, já que ela é narradora da história. A perda da mãe as levará a reconsiderar seu estilo de vida.

Julgando pela dedicatória do livro “Em memória de Carolina Oates (1916-2003)”, Joyce Carol Oates escreveu este romance pensando em sua mãe que faleceu em 2003. No entanto A falta que você me faz, publicado nos Estados Unidos em 2005, não é uma obra autobiográfica, mas um trabalho totalmente ficcional.

A narrativa de A falta que você me faz tem um desenvolvimento bacana de pintar as relações humanas e suas ambiguidades, ressentimentos e lesões que não podem ser fechadas, mas não no valor de 432 páginas. Achei o romance arrastadíssimo e cheio de situações e personagens demasiadamente comuns. A sua protagonista então é uma perdida do início ao fim. Sinceramente a evolução de Nikki não pareceu convincente e profunda, mas sim uma forma de perdão a sua mãe.

A real impressão que este romance da Oates me passou foi de que a família pode ser algo sufocante e lhe direcionar a um caminho padrão que pode lhe tornar frustrado e infeliz com essas escolhas direcionadas. Pois é, uma sensação inversa da mensagem que a autora quis passar nessas linhas e entrelinhas… Ou não.

Sendo meu primeiro contato com a escritora norte-americana, admito que fiquei desapontada com seu romance. Posso não ter começado com o pé direito, mas continuarei minha descoberta de encontrar uma obra que me toque profundamente e que eu possa chamar Joyce Carol Oates carinhosamente de JCO.

.

Título: A falta que você me faz
Título original: Missing Mom
Autora: Joyce Carol Oates
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 432
Ano: 2006

.

A falta que você me faz - Presente da Lélia

A Lélia Santos, do canal Que tal ler um livro?, me presenteou com este romance da Joyce Carol Oates. Fiquei bastante surpresa e felicíssima com o livro. Muito obrigada, Lélia! (^_^)

4 respostas em “Livro: A falta que você me faz – Joyce Carol Oates

  1. Lulu, muita gente ama a Carol, então talvez tenha sido azar mesmo, ou talvez o estilo dela não bata com o seu gosto. Eu não sei dizer porque nunca li nada dela, mas acho complicada uma história de luto tão longa assim… =/

    • É uma das duas opções (>_<). Espero que tenha sido azar, pois a escrita da Oates é muito boa. Eduarda, eu aprecio narrativas tristes, mas “A falta que você me faz” é arrastado demais e as personagens não ajudaram. Enfim, talvez se o romance fosse menor eu teria gostado. Bjs!

  2. Tenho vontade de ler algo da autora, só não sei por onde começar. Pena que você não gostou muito desse, a história em si parece interessante, mas eu não ando com paciência para livros arrastados.

    • Lígia, pena que não posso te recomendar nada (U_U). O próximo que lerei da autora, só daqui algum tempo, será “Descanse em Paz”, pois já tenho aqui. A premissa de “A falta que você me faz” me interessou bastante, mas infelizmente não consegui gostar da narrativa. Abraços!

Deixe um comentário

