Livros: Os Livros que Devoraram Meu Pai – Afonso Cruz

Os Livros que Devoraram Meu Pai - Afonso CruzOs Livros que Devoraram Meu Pai, de Afonso Cruz, é um infanto-juvenil que foi publicado inicialmente em 2010. Esta é a segunda obra que leio do autor português e noto que a cada leitura sua escrita fluída e imaginação me encantam.

Somos apresentados a Elias Bonfim, um garoto de 12 anos que sempre acreditou que seu pai faleceu de um infarto. Bem, é o que seus familiares dizem. No seu aniversário, sua avó lhe dá um presente inesperado: o acesso à biblioteca de seu pai. O pai de Elias, Vivaldo Bonfim, era um leitor voraz e chegava ao ponto de ler escondido durante o trabalho. *tinha esse mau hábito na época do colégio (>_<)* Lendo A Ilha do Dr. Moreau, o senhor Bonfim desaparece misteriosamente. Agora com o acesso aos livros de seu pai, Elias irá procurá-lo nos clássicos da literatura.

A leitura de Os Livros que Devoraram Meu Pai é agradável e simples, sem menosprezar a capacidade do leitor. Os capítulos são breves, mas expressivos. A narrativa te prende literalmente desde a primeira página, e assim como Elias Bonfim, dá para imergir no livro. Por ser curtinho e lindamente ilustrado é possível ler em uma sentada e na companhia de uma cachorrinha viciada em carinho na barriga, rs.

O que me agradou no romance infanto-juvenil de Afonso Cruz foi à ligação paralela entre a literatura e a realidade. Quando você toma o gosto pela leitura o livro se torna um grande companheiro, um amigo para todas as horas. E o detalhe mais legal é que o tempo gira de uma forma diferente quando estamos a ler.

Meu único porém com a obra foi o trágico final. Sinceramente achei desnecessário o que aconteceu com o simpático Bombo. Acredito que o jovem Bonfim poderia ter aprendido de outra forma a não hostilizar seu melhor amigo por pura inveja. Entretanto fico pensando se o autor deu este final proposital para mostrar como nos afeiçoamos às personagens dos livros. Até as mais secundárias e singelas.

Os Livros que Devoraram Meu Pai está classificado como literatura infanto-juvenil, mas a indicação correta deveria ser: Pequenos e Grandes Amantes da Literatura. Pois é, esta pequena grande obra é indicada para você, jovem e veterano leitor, que imerge nos livros, que os ama e que o torna parte da sua história de vida.

Porque um homem é feito dessas histórias, não é de adê-énes e músculos e ossos. Histórias. (pg. 127 – 128)

.

Título: Os Livros que Devoraram Meu Pai
Autor: Afonso Cruz
Ilustrações: Mariana Newlands
Editora: LeYa
Páginas: 112
Ano: 2011

18 respostas em “Livros: Os Livros que Devoraram Meu Pai – Afonso Cruz

  1. Parece ser uma leitura deliciosa, Lulu! ^_^ Adorei saber que sua cachorrinha praticamente leu o livro com você. Risos. Quando eu era criança imaginava que uma coisa dessas pudesse acontecer de verdade: ser sugada para dentro de um livro. Acho que no Sítio do Pica-Pau Amarelo isso acontece, né?
    Sabe do que me lembrei também? Da série Once Upon a Time. Você assiste? Se não assiste não vou te contar nenhum spoiler, mas uma coisa parecida aconteceu no último episódio.
    Beijo!

    • A leitura de Os Livros que Devoraram Meu Pai é deliciosa e apaixonante. Recomendo!
      Eduarda, a cachorrinha dos meus pais passou um mês comigo _<) Imagine a cena, rs. Ainda bem que o livro é fininho. Quando ela adormeceu consegui finalmente ler com as duas mãos \o/ hehehe.
      De certa forma acontece, não é mesmo?! Pode não ser literalmente, mas imergimos nos livros (^_~)
      Nunca li Sítio do Pica-Pau Amarelo, mas assistia a uma série que passava na televisão e acho que tem um episódio com esta temática.
      Conheço só de nome esse seriado, pois não me despertou nenhum interesse. É bom, você recomenda?
      Beijos!

      • Recomendo se você gosta dessa temática contos de fada. A ideia da série é muito parecida com a ideia da HQ Fábulas, mas as semelhanças acabam por aí. Em Once Upon a Time uma maldição manda os personagens dos contos de fada para o nosso mundo. Eles perdem a memórias do que eles eram antes. Gosto muito da série como entretenimento, sabe?
        Beijo! ^_^

        • Eu gosto de contos de fada e nunca li Fábulas (HQ), mas se as semelhanças param por ai, então não ficarei boiando, rs. Bem, vou dar uma chance à série (^_^). Eduarda, entretenimento é muito bom para espairecer 😉 Beijos!

  2. Lulu ❤
    Sim, esse livro do Afonso é um "livro para todas as idades" ❤ Para leitores nascidos hoje e leitores de muitos e muitos anos, rs.

    PS: quero ler outros livros do sr. Cruz, tenho a impressão (uma certeza!) de que gostarei também

    :*

    • Agradará leitores de todas as idades, pois é difícil não simpatizar com este livrinho apaixonante (^_^).

      Maura, obrigada novamente pelo livro! ❤

      P.S. Resposta: Eu tenho interesse de ler aquela série (?) chamada Enciclopédia da Estória Universal, Jesus Cristo Bebia Cerveja e Para Onde Vão os Guarda-Chuvas. Qual você está de olho?

      Beijos!

  3. Eis um livro que tenho muita curiosidade de ler, mas por um motivo ou outro a oportunidade nunca se fez presente. Do Afonso Cruz li apenas Jesus Cristo Bebia Cerveja, e apesar de não tê-lo considerado um mau livro senti que não houve uma ligação entre o autor e eu, pelo menos não num primeiro momento. Por isso a vontade de conhecer mais obras do senhor em questão e tentar mudar essa percepção, e as suas palavras ainda aumentaram a minha curiosidade rs

    Beijos, Lulu!! Já imagino que a leitura foi incrível só pela companhia de uma fofinha querendo carinho o tempo todo, me identifico hahahah 😘

    • Taciele, o livrinho é delicioso e dialoga bem com nós, leitores. Recomendo pra ontem! Tenho curiosidade de ler Jesus Cristo Bebia Cerveja só pelo título, rs. Creio que esta ligação estará em outro livro 😉 Digo isso, pois estou passando por um momento parecido com Joyce Carol Oates. Tive meu primeiro contato com a autora recentemente e infelizmente não curti o romance, mas não desisti dela. Voltando ao Cruz, dele só li dois títulos e adorei ambos. Agora quero partir para os romances.

      Ter a companhia de um animalzinho é tão gostoso ❤ Como os gatos são mais ágeis que os cachorros, fico só imaginando a sapeca da Dolly colocando a cabeça na frente do livro, chamando sua atenção hauhauhauhauhau! A Sushi não consegue subir na cama, mas ela fica com aquele olhar pidão irresistível (*_*).

      Beijão!

  4. Lulu, adorei a parte da cachorrinha ❤
    E eu amo livros que falam de livros, vou colocar mais esse na lista.
    beijo grande e saudades.

    • A Sushi foi minha companhia durante a leitura, não poderia deixá-la de fora (^_^).
      Os Livros que Devoraram Meu Pai é singelo, mas tão adorável (*_*). Difícil não gostar!
      Beijos, Maira!

    • Os Livros que Devoraram Meu Pai é uma delícia! Pois é, o final decepciona e achei bem desnecessário, mas acho que tal fim foi para mostrar nosso apego aos personagens. Bjs, Lígia!

  5. Concordo com você, Lulu! É um livro para todos os amantes da literatura, independente da idade. Eu peguei para ler despretensiosamente e achei uma delícia. Não queria que acabasse!
    beijo 🙂

    • Num é, essa obra do Afonso Cruz agradará leitores de todas as idades. É tão bom quando acontece esse tipo de episódio: pegou despretensiosamente e a leitura é ótima (^_^). Também não queria que acabasse o/ Beijos, Michelle!

  6. Lulu, eu não passava aqui no seu blog já há algum tempo, e estou até com receio de avançar mais um pouco. Este é o segundo livro que você indica e eu fico com vontade desesperada de ler; vou acabar com uma lista enorme.
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro… Ele me pareceu ser tão legal, tão envolvente… Vou comprar um exemplar pra mim, e quem sabe outro para a namorada do meu primo. 🙂
    Um abraço!
    http://www.literasutra.com

    • Com receio de avançar foi ótimo! hauhauhauhauhau! Fico feliz que minhas impressões despertou interesse (^_^).
      “Os Livros que Devoraram Meu Pai” é um livro que agradará qualquer leitor. A narrativa singela é identificável para aquele que gosta de ler ou para aquele curioso desse bom hábito. Presentão que a namorada do seu primo irá ganhar. O meu exemplar ganhei de presente de uma amiga e fiquei felicíssima quando o recebi.
      Abraços, Monalisa!

    • Maria, não tem problema você desgostar do livro. E antes de desistir da literatura, lembre-se que há outros livros. Veja algum que tenha uma sinopse que lhe agrade ou tema do seu interesse. Boa sorte!

Deixe um comentário

