Quadrinho: Le bleu est une couleur chaude (Azul é a cor mais quente) – Julie Maroh

Le bleu est une couleur chaude - Julie MarohDesde a primeira página sabemos que Clémentine está morta. Uma carta póstuma foi entregue a Emma com o simples pedido de que ela lê-se seus diários. Nos diários de Clémentine, Emma descobre uma adolescente que estava desconfortável com sua sexualidade. Achava que sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo não era natural. Por isso, sofria em silêncio sua atração pela moça de cabelos azuis. Os cabelos azuis que atraiu a atenção de Clémentine na rua são de Emma, seu grande amor.

Que narrativa bonita e triste nos dá Julie Maroh com seus textos e desenhos sublimes. A descoberta da sexualidade, a negação, a aceitação, o olhar de julgamento dos outros, a intolerância, a alegria e o Amor (com ‘A’ maiúsculo mesmo). Todas essas sensações a autora declina com força, contenção e sensibilidade. Ou seja, este quadrinho fala sobre amor com delicadeza e sem grosseria.

Il n’y a que l’amour pour sauver ce monde. Pourquoi j’aurais honte d’aimer? (pg. 67)

Julie Maroh começou a desenvolver Le bleu est une couleur chaude com 19 anos e passou 5 anos para concluir sua obra de estreia, que foi publicado pela primeira vez na França em 2010 e em 2011 recebeu o Prix du public Fnac-SNCF no 38ª Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. Seu one shot ficou mundialmente conhecido por causa do filme La vie d’Adèle (2013), do qual achei uma adaptação bacana, porém longa demais e a partir da metade do filme a essência da relação profunda de Adèle / Clémentine e Emma perde-se para dar espaço a situações supérfluas, dispensando sua principal mensagem.

Em entrevista, Julie Maroh esclarece que Azul é a cor mais quente não é uma obra autobiográfica, como alguns críticos acreditavam por ela ser homossexual assumida. A autora comenta que seu trabalho é uma forma de militância, pois as mensagens passadas em seu quadrinho são algo em que ela acredita. Mas as personagens e os eventos são totalmente fictícios. Porém essas situações recorrentes são completamente possíveis de acontecer com esta minoria oprimida.

Le bleu est une couleur chaude_BD

O traço singular da quadrinista francesa me passou uma sensação de macies. As feições e os trejeitos das personagens são expressivos e com movimento. As cenas de amor são extremamente suaves e nada chocantes. Já as cores, que são usadas com moderação, trás nessa sobriedade o elemento que se refere ao amor: o azul. O azul aqui e ali, capta a poesia daquele momento, tornando-o ainda mais significativo.

Le bleu est une couleur chaude, de Julie Maroh, trás em seu quadrinho um hino ao amor, ou, uma ode à tolerância. Em qualquer um dos casos, nos apaixonamos por pessoas e este amor, independente do seu sexo, é amor.

On ne choisit pas de qui on va tomber amoureux, et notre conception du bonheur s’impose à nous-même selon notre vécu… (pg. 77)

.

Título: Le bleu est une couleur chaude
Autora: Julie Maroh
Editora: Glénat
Páginas: 160
Ano: 2013

Anúncios

8 respostas em “Quadrinho: Le bleu est une couleur chaude (Azul é a cor mais quente) – Julie Maroh

  1. O quadrinho é muito lindo e tocante :’)
    Uma pena o filme não conseguir passar nem metade do sentimento da obra em que se inspirou. Quando o li cheguei até pensar que deveriam fazer um filme fiel ao quadrinho, este que foi uma das boas HQs que pude ler esse ano.

    :*

    • Pois é Maura, o quadrinho é muito bonito, mas o filme, que até estava se saindo bem, desconsiderou a mensagem principal =/ Achei mancada do diretor. E também lamento ele ter excluído a cena mais pesada e impactante [SPOILER: Clémentine sendo expulsa de casa pelos pais conservadores /SPOILER]. Esta cena tem uma importância. Enfim, HQ recomendadíssima!
      Beijos!

  2. Oi, Lulu! Até agora eu só havia tido contado com o filme, do qual gostei muito aliás. E antes de ler a sua resenha eu não tinha um desejo formado de ler o quadrinho. Pareceu-me que o quadrinho é infinitamente melhor, e que o filme deixou muito a desejar. Bem, você me ajudou a decidir que este será meu presente de páscoa. 🙂
    Obrigada por mais esta dica, seu blog é maravilhoso.
    Você tem um banner? Poderíamos fazer uma parceria, o que acha? Eu coloco o seu banner no meu blog e vice-versa. Já fiz isso com 3, eles estão na página “Paceiros”. Dá uma olhadinha lá e me diz o que acha!
    Um abraço,
    Mona
    http://www.literasutra.com

    • Oi, Mona! Como você gostou muito do filme, não tenho dúvida que irá apreciar mais a HQ. Será um lindo presente de páscoa, pois o quadrinho é extremamente profundo. Depois quero saber suas impressões (^_~).
      De nada! Obrigada pelo agradabilíssimo elogio ao meu singelo cantinho (^_^).
      Não tenho banner. Tenho uma página chamada ‘Blogroll’ com os blogs que acompanho e o seu já está lá (^_^).
      Beijos!

  3. Eu gostei bastante do filme, Lulu. Eu já sabia que Clementine morria no HQ, mas até que gostei do afastamento delas no filme. Achei bem real o que aconteceu. E as atrizes são muito boas!
    Será que vou gostar mais do HQ, como você?
    Beijo!

    • Eduarda, eu gostei do filme até certo ponto. Comecei a desgostar no momento que a trama desviou da narrativa original. Também achei as situações do longa possíveis. Agora foi mancada terrem retirado uma impactante cena do quadrinho que é comum em famílias que não aceitam a homossexualidade do filho. Como você gostou bastante do filme, acredito que apreciará mais a HQ. A HQ é linda! Beijos!

  4. Oie Lulu… sabe algum lugar em que eu possa ler a HQ online ou baixar? adorei o filme… principalmente o final… deixou um gostinho de quero mais :’)… estou ansiosa para ver a HQ 🙂
    Beijos. :*

    • Olá, Jaqueline! Infelizmente não conheço nenhum site. O jeito é pesquisar no Google.
      O filme é bem legal, mas acho a HQ superior. E o final do filme é muito diferente da HQ (*só para te deixar com mais vontade de ler hahaha*).
      Boa sorte! Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s