Livro: Vermelho Amargo – Bartolomeu Campos de Queirós

Vermelho Amargo - Bartolomeu Campos de QueirósLembro quando vi duas citações do livro infanto-juvenil de Bartolomeu Campos de Queirós no Blog da Maura Parvatis. Achei aquele conjunto de palavras tão intenso que o inclui imediatamente na minha lista de desejados. Depois de adquiri-lo, e dar um exemplar de presente a Maira Neves, decidimos que leríamos juntas. A leitura compartilhada foi feita em novembro de 2014 e só agora, gosto de acreditar, consegui escrever algo sobre este pequeno e intenso livro.

Vermelho Amargo, publicado em 2011 e premiado na categoria de Melhor Livro do Ano do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, é escrito em prosa poética e com inspiração autobiográfica. Narrado em primeira pessoa, o menino revela pensamentos dolorosos da infância, marcado pela ausência e saudade da mãe, em meio aos traumas de seus irmãos e à indiferença do pai alcoólatra e da madrasta que serve fatias finas de tomate.

Em algum momento da narrativa, parei a leitura e fiquei imaginando se eu tivesse perdido minha mãe quando criança, já que ela foi uma figura de força e importância para mim. Acredito que com tais pensamentos, consegui sentir o sentimento de tristeza do menino-narrador, do irmão que come vidro e da irmã que não larga a agulha do ponto de cruz.

Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós, carrega uma memória fantasiosa, mas com sentimentos reais e marcantes. É um romance belo e doloroso, que não poderá ser lido em uma sentada, pois ele mexe com nossos sentimentos e nos leva a lembranças ou reflexões.

Assistindo a este curto vídeo e outros de Bartolomeu Campos de Queirós, você nota como ele desenvolvia sua escrita com muita sensibilidade. Esta delicadeza, seja você escritor ou leitor, é uma linda qualidade (^_^).

.

Título: Vermelho Amargo
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Editora: Cosac Naify
Páginas: 72
Ano: 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s