[Exposição] HOKUSAI

AFFICHE HOKUSAI_PARISOutro ponto alto da viagem em Paris foi à exposição temporária sobre o pintor japonês Katsushika Hokusai (1760-1849). Também conhecido por Hokusai Manga ou simplesmente Hokusai. As obras de Hokusai ficaram expostas no Grand Palais (Galeries Nationales), em Paris, do 1ª de outubro de 2014 a 18 de janeiro de 2015 (com intervalo de 10 dias entre 21 e 30 de novembro de 2014).

Estava ansiosíssima para ver os trabalhos do artista japonês, especialista no estilo ukiyo-e. Mas Hokusai não era somente pintor, ele foi autor de escritos populares e pai da palavra e estilo MANGÁ, que significa “esboço espontâneo”. Durante sua longa carreira, Hokusai mudou varias vezes de identificação. Ele assinou com mais 84 nomes e deixou cerca de 30.000 obras, muitas das quais são consideradas tesouros nacionais no Japão.

Houve uma forte mobilização e cooperação entre França e Japão para criar a exposição mais completa sobre o artista japonês. Peças espalhadas em museus de vários países e de colecionadores particulares foram reunidas pela primeira vez. E muitas dessas obras excepcionais nunca mais vão sair do Japão após a abertura do Museu Hokusai em Tóquio, em 2016.

Fomos, eu e meu marido, no terceiro sábado de outubro, então estava bem cheio. Como não havíamos comprado o ingresso antecipadamente, ficamos na fila de quem ia comprar na hora. A fila para quem tinha comprado antecipado fluía, mas a que estávamos nem saia do canto. Neste dia estava fazendo calor e o sol torrando nossas cabeças (T_T). Devido à demora, vários visitantes foram reclamar com os funcionários que nada fizeram. Quase houve também uma briga por um motivo besta entre uma senhora da região de Rhône-Alpes e uma jovem parisiense. Enfim, em duas horas aconteceu de tudo nesta fila e somente 20 pessoas entraram, e eu e meu marido só não esperamos mais, porque 7 na nossa frente desistiram.

Depois da saga da fila, finalmente dentro do Grand Palais! Compramos nosso desejado ingresso – Plein: 13€ (em média 41 reais) – e partiu ver a exposição!!! (\^o^/) Infelizmente não foi permitido fotografar (Ç_Ç) *os japoneses sempre cortando meu barato*.

[Exposição] HOKUSAI_00

A exposição HOKUSAI era dividida em dois andares, reunindo 500 peças apresentadas em ordem cronológica. No rez-de-chaussée (andar térreo) apresentava as seções: Japonisme, Shunrō, Sōri, Katsushika Hokusai, Manga e Espace Manga Projection. Subindo escadas fabulosas, encarando uma impressão gigante de um idoso, no 1er étage (1ª andar) seguia com as seções: Gakyō Rōjin Manji, Litsu, Taitō e Espace Manga Animation.

Para destacar gravuras, livros impressos, livros didáticos, pinturas, estampas, calendários, manuais de pintura, imagens esculpidas na madeira (xilogravura) e abanico (estampa do leque), o ambiente das seções era completamente escuro. A única luz existente focava exclusivamente nas obras. Acredito que para preservar, já que o material é bastante frágil. O ambiente ficou com um ar sofisticado e me passou a impressão de mistério, principalmente diante das obras referentes ao folclore japonês. Antes que me perguntem, não vi nenhuma gravura Shunga (erótica).

Mesmo lotado de visitantes, passei com olhar cuidadoso por todo o material. Fiquei impressionada com a delicadeza das gravuras, das cores, do tamanho de algumas delas, de como eram confeccionadas e da grande quantidade e qualidade de arte e escritos que Hokusai produziu em sua vida.

Diante de ~ A Grande Onda de Kanagawa ~ meu queixo caiu (*0*).

A Grande Onda de KanagawaA Grande Onda de Kanagawa
(神奈川沖浪裏, Kanagawa oki nami ura)

Publicada em 1829 – 1832 durante o período Edo, A Onda é a obra mais conhecida de Katsushika Hokusai e o primeiro de sua famosa série que retrata o Monte Fuji nas estações do ano, diferentes locais e distâncias, intitulada Trinta e seis vistas do monte Fuji (富嶽三十六景, Fugaku Sanjū-Rokkei).

Por ser a mais famosa, A Grande Onda de Kanagawa foi à primeira arte de Hokusai que conheci e a considero a minha preferida. Além da beleza do traço, da forma, das cores e do tema, A Onda me passa uma sensação de delicadeza e imponência. Tenho um carinho especial por essa gravura, então foi emocionante vê-la (^_^).

Também adorei ver alguns trechos da antologia de 15 volumes de MANGÁ. Esta coletânea é uma espécie de enciclopédia da vida cotidiana dos japoneses no período Edo, do qual Hokusai dedicou grande parte da vida. Extremamente interessante!

As obras de Katsushika Hokusai trazem espiritualidade. Encarna a alma do Japão nas paisagens, nos afazeres do dia a dia, na flora e na fauna, no folclore, nos mitos populares, na vida. Sinto-me sortuda por acrescentar às minhas lembranças as artes de Hokusai (^_^). Vê-las ao vivo foi uma experiência inesquecível! ❤

Depois da overdose de beleza, eis a parte perigosa: lojinha de souvenir. Levei: Catalogue officiel de l’exposition Hokusai, DVD – VISITE À HOKUSAI e Estojo A Onda.

Após essa visita incrível, fomos lanchar tranquilamente num banquinho de uma praça, observando os pombos gorduchos e os corvos atentos. Acredito que aquele momento de tranquilidade Hokusai teria captado e o transformado em arte.

Anúncios

2 respostas em “[Exposição] HOKUSAI

  1. Ultimamente venho descobrindo mais sobre a cultura japonesa, graças aos livros do Murakami, que me causou esse start. Então vem crescendo em mim uma vontade de viajar para o país, sabe? Coisa que há alguns anos eu não tinha.
    Também nunca fui a Paris… O que você me recomendaria de lá?
    (E lá vou eu passeando pelo seu blog… Um post leva ao outro)

    • Meu contato com a cultura japonesa foi desde criancinha com os animes (^_^). Eu gosto bastante do Murakami e tenho que ler mais livros dele. Imagino! Monalisa, meu sonho desde sempre é ir ao Japão ❤ Numa primeira viagem a Paris, recomendo os pontos turísticos conhecidos e, próximo a capital, na cidade de Versalhes, o Palácio de Versalhes (o castelo é maravilhoso, mas passear pelos jardins é incrível e muito relaxante). Ah, pode passear a vontade pelo blog 😉 Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s