Livro: A Cabeça do Santo – Socorro Acioli

A Cabeça do Santo - Socorro AcioliAs mulheres da família de Samuel tem o dom de saber quando vão morrer. Sua mãe, uma senhora bondosa por natureza, faz dois pedidos ao filho: acender uma vela aos pés das estátuas dos santos que ela era devota (Padre Cícero no Juazeiro do Norte, São Francisco no Canindé e Santo António na fictícia Candeia) e encontrar a avó paterna e o pai que nunca conheceu. Para cumprir as promessas da falecida mãe, o contrariado Samuel sai a pé de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, onde vivem seus parentes e a cabeça oca e gigantesca de santo Antônio degolado que ecoa vozes femininas.

Acho que este breve resumo da trama de A Cabeça do Santo é a dose necessária para não estragar os prazeres de acompanhar as peripécias de Samuel com a cabeça de santo Antônio e as vozes das moças ansiosas para casar. Vai por mim, sua leitura será mais proveitosa (^_~).

A Cabeça do Santo, da cearense Socorro Acioli, que foi lançado em fevereiro de 2014, me interessou inicialmente por toda a saga que engloba a criação de seu primeiro romance indicado ao publico adulto. A autora desenvolveu as ideias iniciais na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba no ano de 2006. Oportunidade única e preciosa, do qual Socorro empenhou-se em participar.

A narrativa de A Cabeça do Santo me prendeu logo no início, pois a escrita fluída, bruta, prazerosa, humorística e sem excesso de descrições de Acioli carrega as características do brabo sertão, da simplicidade, da fé, da ingenuidade, das incertezas, do povo arretado do interior do Ceará que vivem rodeados por mitos que constroem e destroem vidas.

A Cabeça de Santo Antônio

A ideia do santo degolado foi baseada na cabeça da estátua de santo Antônio que está desde 1992 no solo de Caridade, no Ceará.

Sobre o desfecho, particularmente achei apressado. Quando dei fé, terminou! (Ç_Ç) Talvez a intensão da autora fosse justamente fazer o leitor sentir a pressa do protagonista diante de uma situação de risco. Enfim, mesmo achando a conclusão súbita, a reflexão que tive depois que finalizei a leitura, do meu primeiro livro da autora, foi decisiva para que eu apreciasse um pouco mais o final. A minha impressão sobre o desenrolar e o fim de A Cabeça do Santo foi de que os milagres não são exclusivamente das divindades, mas sim das pessoas.

Antes de ir, quero parabenizar o trabalho gráfico da Companhia das Letras. A edição, com todos esses detalhes que referem ao ambiente da trama: a jacket amarela que lembra o escaldante sol do nordeste, a singela ilustração da cabeça do santo ao estilo da arte de xilogravura e a linda imagem da caatinga impressa em todo o livro, está primorosa. Ou como se diz no Ceará: uma côrralinda!

.

Título: A Cabeça do Santo
Autora: Socorro Acioli
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 176
Ano: 2014

6 respostas em “Livro: A Cabeça do Santo – Socorro Acioli

  1. Oi Lulu, estou querendo ler esse livro faz tempo, mas sempre deixei para depois. Mas ao ler sua resenha fiquei entusiasmada novamente. Tenho um amor particular a tudo o que me lembre meu estado que demorei tanto para me apaixonar. E ler côrralinda, fui convencida. rsrs. Côrralinda é vc!!!!

    • Anna, depois dessa frase do seu comentário “Tenho um amor particular a tudo o que me lembre meu estado que demorei tanto para me apaixonar.”, quero ler suas impressões de A Cabeça do Santo pra ontem (>_<). A leitura é fluida e agradável, você irá terminar o livro rapinho. Eu que sou lenta li em dois dias 😉 Depois do côrralinda impossível postergar a leitura, né?! rsrsrs Own! *vermelha* São os seus olhos, Anna! Bjs!

Deixe um comentário

