Os 10 melhores de 2014

Neste mês de festas dei uma freada nas leituras por conta de uma hospede pequena, peluda e fofa. Não estou me referindo ao simpático Ewok, mas da sapeca da Sushi! ❤ (há uma foto dela no post Presentes de Natal 2014 (…) Viram?! Uma fofa, né!? (*-*)). No mais, 2014 foi um ano de ótimas leituras e excelentes momentos! (^_^) Então não foi tão difícil listar os meus 10 melhores do ano. Enfim, segue a lista:

  • 1 Litro de Lágrimas – Aya Kito

1 Litro de Lágrimas - Aya Kito.

O diário de Aya Kito é um livro muito doloroso e o leitor deve estar preparado para chorar um litro de lágrimas ou até mais. Imaginar que sua jovem vida logo acabará por uma doença degenerativa irreversível é desesperador. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • 2001: Uma Odisseia no Espaço – Arthur C. Clarke

2001 Uma Odisseia no Espaço – Arthur C. Clarke.

Iniciei o ano de 2014 com o pé direito! 2001: Uma Odisseia no Espaço foi uma agradabilíssima surpresa. A narrativa do clássico de Clarke é instigante! Tornou-se um dos meus romances preferidos do gênero de Ficção Cientifica (^_^). Já o filme não posso dizer o mesmo (¬_¬). Decepção! (U_U) Impressões sobre este livro aqui.

.

  • Claymore – Norihiro Yagi

Claymore - Norihiro YagiA 3 anos atrás conheci o anime Claymore. Lembro que assisti aos 26 episódios em um final de semana. Pois é, verminei! Este ano comecei e conclui o mangá, que totalizou com 27 encadernados. A obra de Norihiro Yagi começou a ser publicada no Japão em 2001 e foi finalizada em 2014. Claymore é incrível! O autor desenvolve a história de Clare, de Raki, das guerreiras popularmente chamadas de Claymores, dos Youmas e da Organização em uma trama muito bem construída, com seus dramas, segredos, batalhas, com personagens e situações curiosas. Claymore trás uma narrativa que amadurece com qualidade! Recomendo bastante! (^_~)
.

  • Diário de um velho louco – Jun’ichiro Tanizaki

Diário de um Velho Louco - Junichiro Tanizaki.

Até o momento só li dois livros do Jun’ichiro Tanizaki, e ambos me agradaram bastante. Quero caminhar com calma por suas obras, apreciar cada detalhe de sua escrita singular, pois até seu romance provocativo é incrível! Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Helena – Studio Seasons & Machado de Assis

Helena – Studio Seasons.

O quadrinho ao estilo mangá de autoria do Studio Seasons, baseado no romance de Machado de Assis, não poderia ficar de fora da lista. Valeu muito a pena esperar tanto tempo por este resultado sublime. Muito amor por Helena! ❤ Impressões sobre este livro aqui.

.
.

  • O pato, a morte e a tulipa – Wolf Erlbruch

O pato, a morte e a tulipa – Wolf Erlbruch.

Se o título não lhe instigou, preste atenção nessas três palavrinhas que definem a obra do autor alemão Wolf Erlbruch: sensível, reflexivo e belo. Leiam O pato, a morte e a tulipa, por favor! Sem mais… Obrigada! Impressões sobre este livro aqui.

.
.

  • O último dia de um condenado – Victor Hugo

O último dia de um condenado - Victor Hugo.

A obra política de Victor Hugo, que nos convida a refletir sobre a questão da legitimidade da pena de morte, sistema prisional e da lei, é no mínimo interessante. Achei a novela sensacional! E acredito que a peça “Uma comédia a propósito de uma tragédia” complementa bastante o debate da obra. Impressões sobre este livro aqui.

.
.

  • Sailor Moon – Naoko Takeuchi

Pretty Guardian Sailor Moon, Tome 1 - Naoko Takeuchi.

O mangá Sailor Moon é uma delicia ❤ Sua narrativa leve e frenética trás sensações agradáveis. Fiquei apaixonada pela atmosfera positiva da obra de Naoko Takeuchi. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Thermae Romae – Mari Yamazaki

Thermae Romae - Mari Yamazaki.
.

Thermae Romae é um dos mangás mais cômicos que já li! Não curto de jeito nenhum aquele humor imaturo, que foca em idiotices. Prefiro um humor sério, sarcástico e que jogue com as situações. Se as capas divertidas de Thermae Romae já me fazem dar risinhos, as aventuras do arquiteto Lucius Quintus Modestus *só esse nome é hilário!! (>_<)* me fizeram chorar de tanto rir. Mari Yamazaki, sua linda-talentosa! Impressões sobre este livro aqui.
.
.

  • Viver – Yu Hua

Viver – Yu Hua.

Primeiramente tenho que dizer que adorei Viver! (*0*) Este livro foi uma excelente surpresa de 2014! O desenvolvimento da narrativa é algo tão palpável e intensa! E a escrita de Yu Hua é modesta, mas tão poética! *suspirando de amor* A leitura foi ainda mais agradável com a companhia da Taciele (^_^). Impressões sobre este livro aqui.

.

+ Menção Honrosa:

A menção honrosa deste ano será diferente. Vou incluir duas releituras que estariam facilmente na minha lista de melhores do ano (^_~).

  • Minha Vida de Menina – Helena Morley

Minha Vida de Menina - Helena Morley.
.

Minha Vida de Menina, de Helena Morley, é um livro delicioso e historicamente valioso. Uma preciosidade da nossa literatura! Merece ser lida e apreciada (^_^). Impressões sobre este livro aqui.

.
.
.

  • Sandman – Os Caçadores de Sonhos – Neil Gaiman e Yoshitaka Amano

Sandman - Os Caçadores de Sonhos – Neil Gaiman e Yoshitaka Amano.

A antiga lenda japonesa adaptada com maestria por Neil Gaiman e os desenhos sublimes de Yoshitaka Amano que ativam a beleza irreal dos sonhos é um conjunto perfeito. Sandman – Os Caçadores de Sonhos agradará qualquer leitor, simpatizante ou não do quadrinho. Impressões sobre este livro aqui.

.

.

E vocês, quais foram as suas melhores leituras de 2014?

Tchau 2014! o/ Feliz 2015! \o/

12 respostas em “Os 10 melhores de 2014

    • Maira, Thermae Romae é engraçadíssimo e também muito interessante acerca da cultura do banho. Adquira o primeiro volume, se você gostar, compre o restante. E depois passe aqui para me dizer o que achou 😉 Beijos! Feliz 2015!

    • Espero que goste de 2001: Uma Odisseia no Espaço, ocriticogeek! Massa! Sandman é incrível! Eu vou reler quando estiver com minha coleção completa. Falta o 3ª e 4ª Volume da Edição Definitiva e Morte para concluir. Feliz 2015!

  1. Eu preciso aprender a ler mangá, Lulu!! Vejo sua lista e fico babando porque parecem ser livros lindos! Vou procurar o Viver e o do Tanizaki, até agora o único autor japonês que li foi Murakami, quero mudar isso!

    2001 foi menção honrosa na minha lista, que livro maravilhoso!! E o melhor livro que li em 2014 foi Irmãos Karamázov 🙂

    Beijos! Feliz ano novo!!!

    • Tati, se sua dificuldade em ler mangá é no sentido da leitura, digo que é costume. As edições nacionais não são bonitas como as estrangeiras, mas alguns títulos fogem do padrão mequetrefe e ganham uma boa edição, como Thermae Romae, por exemplo. Tanizaki (japonês) e Yu Hua (chinês) são incríveis! Ambos já estão na minha lista de autores favoritos. Então, recomendo a leitura! 😉

      2001 é maravilhoso! Para quem não se sente familiarizado com FC, seria o livro que indicaria. Do Fiódor Dostoiévski tenho muita vontade de ler o elogiado Crime e Castigo.

      Feliz 2015 para você e sua família! Beijão!

  2. Olá, Lulu!
    Esse Os caçados de sonhos é realmente sensacional, né? Lembro quando li, super despretensiosamente e AMEI! Muito muito muito lindo! Também me lembro de quando você falou do mangá Thermae Romae, fiquei super curiosa. Só que, olha só qe coisa estranha, eu tenho um bloqueio enorme para comprar mangás. Acho que penso que eles acabam saindo muito caros e muitas vezes são enormes demais, enrolados… Gosto das histórias fechadas, uns 12 volumes no máaaximo. Mas me interessei, vamos ver se me engajo nessa leitura aí. =)
    Beijos e um ótimo 2015 cheio de coisas boas! =)

    • Olivia, eu tenho a edição publicada pela Conrad, mas tive que comprar a nova edição de Os Caçadores de Sonhos por adorar a narrativa e as ilustrações (^_^).

      Thermae Romae é o tipo de obra difícil de alguém desgostar. É hilário e interessante! O típico: aprende enquanto se diverte, rs. 😉 Pois é, existem os mangás de volume único, outros com uma boa quantidade e os que se prologam por vários e vários volumes. Então dependendo da obra, o custo pode ser alto. Sobre o enrolado, vai depender do que você está lendo. Há editores que forçam sugerem aos autores que prolonguem a trama. No caso de Thermae Romae, a autora havia uma estimativa, se não me falha a memória, de 2 a 3 volumes. Mas como foi sucesso imediato, a editora sugeriu mais peripécias de Lucius e acho que 6 volumes ficou uma quantidade ótima. Deu para desenvolver muito bem a narrativa sem ficar cansativo. Enfim, a obra de Mari Yamazaki tem somente 6 volumes. Então recomendo que compre o primeiro e se gostar adquira os demais (^_^).

      Beijão! Pra você também (^_~) Que 2015 seja um ano de muitas coisas boas!

  3. Oi, Lulu!!!
    Gostei de saber quais foram as melhores leituras do seu ano *.*
    Muitos dos títulos citados quero ler porque as suas indicações sempre me deixam com a sensação de que vou gostar.
    1 Litro de Lágrimas tem na biblioteca, será um dos meus próximos empréstimos ❤

    Que em 2015 você leia mais títulos incríveis e compartilhe com a gente!

    PS: A Sushi é um amore!!! Você tem cachorrinho também?

    Beijos!

    • Maura \o/ Que legal que minhas impressões consigam passar essa boa sensação (^_^). Maura, acho que você vai gostar de 1 Litro de Lágrimas. Depois quero saber o que você achou. Boa leitura!
      Pode deixar que vou compartilhar (^_~)
      Feliz 2015! *abraça*

      P.S. Resposta: Maura, a Sushi é a reencarnação do carinho. Desde filhote ela é um amorzinho ❤ Não, a Sushi é dos meus pais. Fiquei com ela enquanto eles viajavam (^_^).

  4. Ai, meu Deus! Tem como favoritar um post? Amei, amei, amei! Vou anotar todos os títulos aqui na minha lista infinita de leituras.
    Beijo! ❤
    P.S. Não repare na quantidade de comentários não. É que tinha um tempinho que eu não passava aqui no seu cantinho.

    • Hahaha! (^o^) A famosa lista infinita de leituras! *toca aqui o/* Eduarda, recomendaria a leitura imediata de “Minha Vida de Menina”, pois é um dos títulos da lista que combina com sua paixão pelos clássicos do século XIX (^_~). Pode ter certeza que a leitura será no mínimo agradável.
      Beijão!
      P.S. Resposta: Eduarda, pode comentar a vontade! Adoro comentários animados e educados como os seus ❤

Deixe um comentário

