Livro: O último dia de um condenado – Victor Hugo

O último dia de um condenado - Victor HugoEm O último dia de um condenado, o autor francês descreve as últimas seis semanas de um homem que foi condenado à morte. Em toda a narrativa não sabemos seu nome, nem a razão de terem lhe dado a pena definitiva. A única coisa que temos conhecimento é que ele é muito jovem para morrer e que com sua morte outra vida falecerá. Acompanhamos naquelas escuras páginas, naquelas ações precisas de medo, de angustia e de uma invisível esperança, seus sentimentos mais profundos.

A narrativa oscila entre essas duas ideias: o homem pode muito bem ter cometido um crime e ele continua a ser um humano dotado de sentimentos; mas um criminoso, assassino certamente uma vez que o crime não foi especificado, provavelmente não merece ser respeitado na sua dignidade. Pois é, estamos diante de duas emoções conflitantes.

Por não revelar o crime do homem condenado, acredito que o autor quis direcionar nossa atenção ao ato violento que é o poder sobre a vida e sobre a morte de um individuo. Acompanhando os monólogos da personagem, nota-se que não há espaço para o julgamento, o autor nos faz perceber que não podemos decidir privar um homem de sua vida. Ou seja, a novela de Victor Hugo, que foi escrita em 1829, trata-se de um manifesto contra a pena de morte. Hugo também mostra os abusos do sistema prisional e da referida lei, no mau julgamento que está livre de culpa.

O último dia de um condenado

E eu concordo com Victor Hugo! Sou contra a pena de morte, pois as leis, na maioria dos casos, apenas servem para condenar os mais desfavorecidos da sociedade. Basta se fazer a pergunta: Você já viu algum milionário ser condenado a pena de morte, nos países em que essa lei é aplicada?

Nesta edição traz materiais complementares muito interessantes, como o prefácio de 1829 (trata-se de uma peça de teatro intitulado “Uma comédia a propósito de uma tragédia” em que a burguesia debate a obra do autor *o tom de ironia dessa peça é sensacional!*), o prefácio de 1832 e a cronologia “Vida e obra de Victor Hugo”.

O último dia de um condenado convida cada um de nós a refletir sobre a questão da legitimidade da pena de morte.

.

Título: O último dia de um condenado
Título original: Le dernier jour d’un condamné
Autor: Victor Hugo
Tradução: Joana Canêdo
Editora: Estação Liberdade
Páginas: 200
Ano: 2010

Anúncios

6 respostas em “Livro: O último dia de um condenado – Victor Hugo

  1. Venho tendo encontros recorrentes com esse livro ultimamente. Será um sinal? rs
    Ainda não li nada do Victor Hugo, mas tenho uma curiosidade tremenda e, afinal, tenho que dar um jeito nessa lacuna. Estou pensando se talvez esse livro seja ideal para que eu comece a conhecê-lo… o que você acha? Seria esse um bom começo? E tenho o mesmo posicionamento que você: também sou contra a pena de morte.

    Essa edição me parece bem boa. Gosto um bocado da Estação Liberdade apesar dos precinhos rs
    Não tem nada a ver com o post, mas de antemão já desejo por aqui: Feliz Natal, Lulu! Até o ano que vem com muito Yu Hua pra gente e mais um montão de boas leituras! hahah Beijão!!

    • Talvez seja um sinal divino! Pois esta resenha era para ter sido feita e publicada em junho (>_<) Taciele, só li dois livros do autor (“Notre Dame de Paris” e “O último dia de um condenado”), mas conheço superficialmente as demais obras. Enfim, recomendo que comece por “O último dia de um condenado” só para você ter uma ideia. Além disso, o livro não tem muitas páginas.

      Adoro a editora Estação Liberdade! Comprei esta edição numa promoção que aconteceu em maio. Alguns títulos do catálogo da editora estavam com 50% de desconto.

      Taciele, também te desejo boas festas! (^_^) Isso! Que nosso ano seja com muito Yu-Hua-esse-lindo (temos que combinar a leitura de “Crônica de um Vendedor de Sangue” e / ou “Irmãos” 😉 ) e um montão de boas leituras \o/

      Manda um carinho para sua gatinha! ❤ Beijos!

  2. Pingback: Os 10 melhores de 2014 | Lulunettes

  3. Pingback: O último dia de um condenado – Victor Hugo - VN Literatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s