Livro: O pato, a morte e a tulipa – Wolf Erlbruch

O pato, a morte e a tulipa – Wolf ErlbruchO pato, a morte e a tulipa, do escritor e ilustrador Wolf Erlbruch, foi indicação da Jéssica, do blog Alfarrábios Íntimos. Eu me interessei imediatamente pelo livro e não pensei duas vezes em adquirir (afinal, ele estava com 50% de desconto (^_~)). Li assim que essa maravilha chegou. Recomecei a leitura quando conclui a ultima página. E essa sequência se repetiu algumas vezes.

Gosto de livros infantis, principalmente daqueles com temas que façam os pequenos, e os grandes também, refletirem. Que tragam um olhar simples, mas poético e desafiador. O pato, a morte e a tulipa tem todos os requisitos para mexer com a visão do leitor novato, como do calejado.

A narrativa conta a história de um Pato que descobre que a Morte o segue. Assustado, o Pato questiona a Morte – que é representada por uma figura esquelética, mas não desagradável (particularmente eu achei lindíssima!). Conversando com naturalidade e compartilhando momentos da vida, o Pato e a Morte tornam-se amigos até o ultimo momento da única certeza da vida.

O pato, a morte e a tulipa

A arte de Wolf Erlbruch é bela e elegante! O design das personagens está sublime. A dinâmica de seu traço é tão incrível que dá para perceber a movimentação mesmo em poucas páginas. Ou seja, a linguagem corporal das personagens são características fortes no traço do autor-ilustrador alemão. O Pato com seu elegante pescoço comprido e suas engraçadas caretas de surpresa. E a Morte, com seu sorriso de satisfação, comportam-se como um velho sábio, mas pela sua estatura e vestimenta lembra as crianças do inicio do século XIX.

O pato, a morte e a tulipa aborda a certeza da vida de forma delicada, sabia e impactante. Como uma sombra, a Morte nos espera com seu presente: uma tulipa.

.

Título: O pato, a morte e a tulipa
Título original: Ente, Tod und Tulpe
Autor: Wolf Erlbruch
Ilustrações: Wolf Erlbruch
Tradução: José Marcos Macedo
Editora: Cosac Naify
Páginas: 32
Ano: 2009

.

  • Animação:

A uma curta animação de origem alemã de O pato, a morte e a tulipa, produzida por Richard Lutterbeck e dirigida por Matthias Bruhn, lançada em 2001 pelo TrickStudio.

Gente, a animação é uma perfeição! (*o*) Trouxeram a suave obra de Wolf Erlbruch com maestria para a película sem perder nenhum elemento. A música dá um toque delicado, carregando o tom simples e bonito da narrativa. E as vozes das personagens foi como imaginei! O Pato com sua voz fanha um pouco estridente e a Morte com seu tom calmo, mas grandiosa. Ente, Tod und Tulpe é simplesmente sublime! ❤

Anúncios

7 respostas em “Livro: O pato, a morte e a tulipa – Wolf Erlbruch

    • Jéssica, amei “O pato, a morte e a tulipa”! É um livro tão sensível! ❤ Agradeço a indicação (^_^).
      A animação te fez ir às lágrimas?! Que fofa! (*_*)
      Beijos!

  1. Pingback: Os 10 melhores de 2014 | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s