Mangá: Helena – Studio Seasons

Helena – Studio SeasonsSe eu começasse a escrever minhas impressões sobre Helena assim que conclui a leitura, minha empolgação me limitaria nas palavras, mas não nos sentimentos. Mesmo passando alguns dias, as palavras fazem o favor de repetir a dose de limite e isso se dá quando adoramos uma obra. Creio que não escaparei dessa situação, rs. Pois bem, espero que minha resenha consiga passar minhas sinceras impressões (^_~).

Há alguns anos que venho acompanhando o trabalho das meninas do Studio Seasons na produção de Helena, admirando de longe cada imagem promocional divulgada e esperando com ansiedade o lançamento. Ter finalmente minha edição em mãos e lê-lo me deixou feliz e orgulhosa de nossas artistas (^_^). Sem dúvida é um dos melhores, ou o melhor, quadrinho ao estilo mangá produzido no Brasil.

Helena, do Studio Seasons, é um quadrinho nacional ao estilo mangá, baseado na obra de Machado de Assis. Em linhas gerais a história do romance machadiano, publicado primeiramente em formato de folhetim em 1876, é esta: com a morte do Conselheiro do Vale, fica-se sabendo de uma filha fora do casamento, Helena. Ela vai viver com a família, conhece seu irmão Estácio e o amor entre eles acaba despertando. Mas Helena guarda segredos e ainda vira uma ameaça para os planos do Dr. Camargo.

Li muito nova o romance de Machado, então não me recordo com precisão dos detalhes, mas pelo pouco que me lembro, acredito que a adaptação capta muito bem a essência da obra original. Imagino o trabalho que Montserrat teve para adaptar Helena. Os ajustes são necessários, pois se trata de uma adaptação. A introdução presente no inicio da edição comenta justamente que é essencial haver esses ajustes para transportar a narrativa do romance para o outro formato. Resultando assim uma leitura fluida, com precisão dos diálogos e das cenas.

Helena_Studio Seasons_Quadro

Falando em cenas, a arte fabulosa de Simone Beatriz é um deleite para os olhos. Os detalhes das vestimentas, dos gestos, dos olhares e dos cenários são suficientes para apreciar durante minutos cada página. Demorei algumas horas para concluir minha leitura, pois fiquei imersa naqueles quadros e vários deles eram tão bonitos (*_*). Admito que nas cenas do Estácio eu ficava Ai, que lindo! (*¬*). A fisionomia dele me lembrou o lindíssimo Mr. Thornton (Richard Armitage), da minissérie Norte & Sul da BBC.

Um dos detalhes que me fascinou na arte de Helena foi o intenso olhar das personagens. Como elas são aprisionadas pelas normas sociais patriarcais, o olhar está lá também para servir de diálogo. Sabe aquele ditado popular “Os olhos são as janelas da alma”?! Com maestria, Simone Beatriz passa ao leitor os sentimos profundos que diálogos não dariam conta ou que não poderiam ser ditos. São olhares tão vivos, tão intensos. Percebe-se a leveza de Helena, o carinho de Estácio e depois a tristeza e o desespero que os atingem, a bondade de D. Úrsula, a malícia de Dr. Camargo, a ingenuidade da Eugênia e a confusão de Salvador.

Vídeo-teaser

A uma fala de Estácio na página 171 que se repete na página 172: “Aquele homem tem muito controle de suas emoções. Não demonstrou sequer um sinal, ao saber de onde eu vinha. / É claro que sabe que sou irmão de Helena.” Acredito que seja aquele tipo errinho que passa despercebido no momento da revisão. Se não for isso, relevem meu comentário.

Sobre a edição, que está muito boa, o papel é de ótima qualidade e a impressão está excelente. Só senti falta das orelhas (adoro livros / mangás com orelhas). Ah, seria interessante no futuro um edição de colecionador com capa dura, algumas páginas coloridas, com materiais extras sobre a produção. Enfim, uma sugestão (^_~).

Pelo cuidado que houve nas pesquisas de figurino e de hábitos da época, pela arte elegante e pelo roteiro fluido, Helena, do Studio Seasons, já pode ser considero uma obra de arte. Só tenho elogios! Amei! ❤ Parabéns pelo trabalho incrível, Simone Beatriz, Montserrat e Sylvia Feer!

.

Título: Helena
Autoras: Studio Seasons
Editora: NewPOP
Número de volumes: Volume Único
Páginas: 256
Ano: 2014

.

As meninas do Studio Seasons participaram do lançamento de Helena no estande da editora NewPOP, no Anime Friends 2014. Os presentes aproveitaram a sessão de autógrafos, demonstrações de arte-final e palestra. Infelizmente não pude ir, pois moro a quilómetros e quilómetros de São Paulo. Então fiquei na vontade *snif! snif!* e admirando o autógrafo divino e o postcard maravilhoso.

Simone Beatriz, sua talentosa!!! (*o* ~ perfeito!)

Anúncios

13 respostas em “Mangá: Helena – Studio Seasons

  1. Lulu, quando eu vi a capa do mangá imediatamente lembrei do Mr. Thornton e, quando li a sua resenha, voilá! Rsrsrsrsrsrs. Será que as meninas que desenharam também são apaixonadas por ele? o.O
    Eu não li Helena, mas fiquei muito interessada no mangá. E agora? Leio o livro primeiro ou você acha que não precisa?
    Beijo! ^_^

    • Num é?! Acho que lembra o Mr. Thornton. No deviantart da Simone Beatriz tem uma ilustração do (belíssimo) Mr. Thornton. Aqui: http://netsubou.deviantart.com/art/Norte-e-Sul-Elizabeth-Gaskell-298233334

      Tem que ver a ordem que você prefere (^_^). Como eu tinha lido Helena no colégio lembrava vagamente de algumas partes, então parti direto para o quadrinho. Se eu não tivesse lido, também iria direto para o quadrinho, pois faz anos que espero o lançamento *curiosidade estava a mil, rs*. Mas depois quero reler o romance.

      Eduarda, o efeito positivo que Helena, do Studio Seasons, está fazendo com seus leitores é muito legal. Vi vários curiosos para ler a obra do Machado depois de ter concluído o quadrinho. Então acho que a ordem nem vai importar tanto (^_^).

      Beijão!

      • A ilustração ficou perfeita, Lulu! Amei! ❤
        Acho que vou ler o livro primeiro. Mas já vou comprar o mangá para evitar que esgote.
        Beijo!

        • Também achei que ficou ótimo o Mr. Thornton no traço da Simone Beatriz. Eduarda, perguntei as meninas do Studio Seasons se o character design do Estácio havia sido baseado no Mr. Thornton (Richard Armitage). Elas me disseram que tiveram a liberdade de criar, pois na obra original a pouca descrição das características físicas do personagem. Ou seja, não foi baseado.

          Verdade, garante logo um exemplar! Só acho que você vai querer ler o quadrinho logo. Só acho, rs.

          Beijos!

  2. Lulu! Coincidentemente, vi esse mangá hoje na banca. Mas como não sabia nada dele (e porque já tinha gasto quase todo o dinheiro que tinha na carteira…rs), resolvi pesquisar antes de comprar. E agora estou me torturando de ansiedade por não ter trazido o bonito pra casa!! Parece lindo mesmo!
    bjo

    • Quando você falou em banca, só me lembrei das bancas que ficam na Avenida Paulista. Essas são bem recheadas de livros (principalmente da L&PM). Então entendo a razão do dinheiro ter acabado, rs. Michelle, eu fiquei apaixonada por Helena ❤ A narrativa do quadrinho é fluida e os desenhos são incríveis. É uma lindeza! Espero que tenha a oportunidade de ler logo (^_^).
      Beijos!

      • Oi de novo!
        Ah… se fosse em uma das bancas da Paulista eu teria comprado. O problema é que vi na banca do meu bairro, que não aceita cartão de débito (o que é bom porque me faz gastar menos, mas é ruim porque acontecem coisas como essa do mangá de Helena). Enfim… passei lá hoje e finalmente comprei ❤
        Muito obrigada pela dica 😉

        • Sempre tem o lado bom e o ruim de ter a maquinha do cartão nos estabelecimentos, rs. Conseguiu?! Aewwww!!! Espero que goste de “Helena” (^_^). Michelle, depois me conta o que achou.
          De nada 😉 Beijão!

    • Jéssica, infelizmente não existe nenhum quadrinho ao estilo mangá de “Norte e Sul” produzido pelas meninas do Studio Seasons (Ç_Ç). Essa imagem é somente uma arte do John Thornton que a Simone fez seguindo as descrições contidas no livro da Elizabeth Gaskell. Bem que seria interessante “Norte e Sul” feito pelo Studio Seasons (^_^).

      Leia “Helena”! É incrível! ❤

      Beijos!

      • Pois é, eu entendi, Lulu!

        Fiquei com vontade de ler o Norte e sul original mesmo, da Gaskell, pelo qual nunca me aventurei. Inclusive, acabei de comprá-lo. 😉

        Beijos mil!

        • Ops! Falha minha (>_<).
          Gosto muito da série da BBC! ❤ Depois de ler o livro, assista a mini-série (^_^). Tenho muita vontade de ler o romance (li algumas partes), mas a única opção de edição que temos atualmente por aqui não me agrada =/
          Mil beijos!

  3. Pingback: Os 10 melhores de 2014 | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s