Que o vento carregue essas asas até você: Kaze Tachinu [Blu-ray e OST Japonês]

Kaze-Tachinu-[Blu-ray-e-OST-Japonês]_Hayao-MiyazakiFinalmente chegou meu Blu-ray e OST de Kaze Tachinu! Agora posso assistir quando der vontade *na verdade eu acabei de rever (#^.^#)* e terminar a cota de choro do qual me contive no cinema nas quatro vezes que assisti *admito que chorei na ultima sessão (Ç_Ç ~ tão perfeito!)*. Pois é, além das duas vezes que comentei no post, acabei aproveitando alguma brecha para assistir mais duas vezes (^_^v). Compreendam que é um momento raro para mim (para qualquer fã que mora no Brasil) ver na tela do cinema a logo do Studio Ghibli, então tive de aproveitar o máximo que pude.

Meu marido me perguntou a razão deu me emocionar tanto com Kaze Tachinu. Eu lhe disse que a animação é incrível, a narrativa comovente e a trilha sonora impecável, mas Vidas ao Vento causou um sentimento em mim que eu não consigo pôr em palavras somente senti-lo. É como se eu me identificasse com algo, seja diretamente ou indiretamente.

Sou apaixonada por essa animação! Kaze Tachinu tem um pouco de cada característica de Hayao Miyazaki. A tranquilidade de Tonari no Totoro, a aventura de Porco Rosso, a maturidade de Mononoke Hime e a sensibilidade de Kaze no Tani no Nausicaä. Quem já conferiu toda a filmografia de Miyazaki sabe que o elemento fantástico é presença constante em suas obras. Em Vidas ao Vento não poderia ser diferente. Enquanto acompanhamos a trajetória de Jiro Horikoshi, é em seus sonhos e devaneios que o fantástico acontece. São cenas marcantes e a música de fundo, composta por Joe Hisaishi, deixa tudo tão poético.

Falando da trilha sonora, já a escutei várias vezes e quando chega ao fim da 32ª faixa aperto o play para recomeçar. É muito agradável ouvir e relembrar das cenas, de visualizar onde elas entram na trama (^_^). As músicas são construídas em cima três figuras: Jiro Horikoshi (tema principal), Giovanni Caproni e Naoko Satomi (temas secundários). O tema de Jiro tem a leveza de um avião em pleno voo. O tema de Caproni carrega um tom aventureiro. E o tema agridoce de Naoko é romântico e triste. Por fim, a junção dessas características nos minutos finais – TABIJI (YUME NO OUKOKU) ~ 旅路 (夢の王国). O OST de Kaze Tachinu apresenta uma estrutura sólida, dramática, leve e bela. Enfim, é extremamente expressivo. Hisaishi criou uma trilha memorável e elegante.

Apresentação de Joe Hisaishi e da Yomiuri Nippon Symphony Orchestra (*_____________*):

Trecho do Music Clip HIKOUKIGUMO, cantada por Yumi Arai:

O título resume perfeitamente a narrativa de Kaze Tachinu. O vento tem uma forte conexão com os sonhos e a trajetória do engenheiro. Principalmente quando Jiro conhece Naoko na locomotiva, antes de acontecer o grande terremoto; quando a reencontra depois de anos nas terras do Hotel Kusakaru; e o adeus sensível, quando os testes do Zero tiveram um resultado positivo. O vento sempre estava lá movendo a vida: Le vent se lève! . . . il faut tenter de vivre! Só por curiosidade, o vento também tem uma forte relação com o Studio Ghibli. O produtor Toshio Suzuki comentou que Hayao Miyazaki queria criar um estúdio que trouxesse novos ventos para a animação. Nem preciso dizer que Miyazaki-san conseguiu tal feito com maestria.

Uau! e a conclusão de Kaze Tachinu! (*_*) A cena transborda tanto de sentimentos que meus olhos ficam marejados. O coração aperta com o “Obrigado!” de Jiro e logo em seguida é levemente acalmado com o convite descontraído de Caproni. Estando atento aos detalhes (feições e trejeitos das personagens, a mudança suave de cenário, a melodia em tom calmo, mas crescente e as mensagens entre as entrelinhas) é a definição de perfeição. Eu só tenho a dizer, ou só consigo dizer, que a comovente conclusão desta obra prima causou em mim um forte impacto. Bem, a animação no geral é extremamente tocante ♥.

Incrível como as obras de Hayao Miyazaki sempre conseguem chegar a um grau de beleza imensurável.

9 respostas em “Que o vento carregue essas asas até você: Kaze Tachinu [Blu-ray e OST Japonês]

  1. Sua emoção transbordou pelo texto, Lulu! ^_^
    Vou assistir com certeza!
    Beijo!
    P.S. Depois assista meu vídeo sobre A Ilha do Dr. Moreau. Tem uma homenagenzinha a você =D

    • Admito que fico MUITO emocionada quando o assunto é Studio Ghibli ❤
      Eduarda, assista! Depois quero saber suas impressões 😉 Já te falei do lançamento do DVD… Só não lembro se comentei do Blu-ray. Enfim, vai ter Blu-ray de Vidas ao Vento também! Falta a California Filmes divulgar a data de lançamento.
      Beijos!

      P.S. Resposta: pode deixar! (^_^) Só não vi ainda, pq estou escrevendo minhas impressões. Espera… Homenagem?! (*_*) Vou logo separando o lencinho, rs.

  2. Lulu, menina! Quase chorei lendo só o seu texto! rs

    Infelizmente ainda não me aventurei além de Miyazaki além de Ponyo, que é fofíssimo, mas pretendo em breve ver O Castelo Animado (faço questão de ouvir o áudio em japonês, embora não entenda absolutamente na-da)! 😉

    Beijão.

    • Foi?! (*_*) As lágrimas vão derramar quando você assistir Vidas ao Vento. Lindo demais! ❤

      “Ponyo” é muito amorzinho! Jéssica, você vai amar “O Castelo Animado”. A narrativa é fantástica (baseado no romance da Diana Wynne Jones <3), todas as personagens são carismáticas *eu amo a Sophie!* e a trilha sonora é um show a parte (elegante e trás um tom de magia, sabe!). Depois quero saber o que achou, ok?! (^_^)

      Infelizmente eu não sei japonês. Os Blu-ray japonês do Studio Ghibli vêm com uma boa variedade de legendas e áudios nos filmes (francês, alemão, inglês, chinês, coreano… menos português. Somente “Princess Mononoke” vem com áudio em português). Então facilita (^_^). Bem, mesmo se não tivesse eu faria a coleção, pois Ghibli é amor ❤

      Beijão, Jéssica!

  3. Pingback: O Conto da Princesa Kaguya, o retorno de Isao Takahata | Lulunettes

  4. Pingback: As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie) | Lulunettes

  5. Pingback: Livro: Le Vent se Lève – Tatsuo Hori | Lulunettes

Deixe um comentário

