Quadrinho: Elza – Didier Lévy & Catherine Meurisse

Elza - Didier Lévy & Catherine MeurisseElza, do escritor Didier Lévy e da ilustradora Catherine Meurisse, foi uma indicação do vlog e blog Capitu Já Leu?. Eu me interessei imediatamente pelo quadrinho assim que li a resenha da Clara.

As tirinhas são de origem francesa e foram lançadas de 2007 a 2009 em três tomes. Existe também uma edição integral das presepadas de Elza, Elza: C’est quand tu veux Cupidon!. No Brasil a editora Girafinha lançou os dois primeiros volumes em edições own idênticas a da estrangeira, no formato “à l’italienne”. Infelizmente faltou Elza: Les garçons et moi para fechar os três volumes da série (Ç_Ç).

Depois de uma breve apresentação burocrática, vamos apresentar nossa personagem título: Elza Petita. A mocinha não morena falsa com seu visual de marinheiro bretão é uma garota comum, com dramas típicos da pré-adolescência e uma obsessão convencional pelo amor e garotos.

Elza_tirinha

As melhores tirinhas foram as que fugiam da obsessão. Nesse tipo de cenário, Elza faz comentários ácidos, e alguns bobos, que rendem um bom humor. Eu teria gostado mais se o autor tivesse mesclado o objetivo da protagonista com mais situações corriqueiras.

Das várias tirinhas, uma me deixou incomodada. A tal tirinha está no volume dois: por não saber dançar, nem ter um bom papo e por não levar jeito pra DJ, Elza tem como única diversão comer descontroladamente. E diz “Ainda bem que tenho tendências bulímicas”. Normalizar esse transtorno alimentar grave que causa sofrimento e até morte como se fosse um detalhe normal das adolescentes é de uma idiotice.

Enfim, além das confusões e das atitudes de Elza, o que torna as tirinhas interessantes é a dinâmica do desenho. A ampla gama de expressões reforça o bom humor que cerca a narrativa. O traço da Catherine Meurisse é muito lindinho!

Acompanhar Elza com sua amiga Molly, seus pais, seu cachorro, o passarinho *fofinho* lá do fundo que faz parte da paisagem e seu amigo / admirador Luís Roberto foi divertido. No geral Elza entre as mais velhas e Elza – Falta muito pro amor chegar? é uma leitura bacana para tornar a semana de trabalho um pouco mais leve.

.

Título (Vol. 1): Elza entre as mais velhas
Título (Vol. 2): Elza – Falta muito pro amor chegar?
Título original (Vol. 1): Elza dans la cour des Grandes
Título original (Vol. 2): Elza – C’est encore loin l’Amour?
Autores: Didier Lévy e Catherine Meurisse
Tradução: Heitor Ferraz / Rafael Mantovani
Editora: Girafinha
Páginas: 64 / 56
Ano: 2008 / 2009

Anúncios

4 respostas em “Quadrinho: Elza – Didier Lévy & Catherine Meurisse

  1. Oi Lulu!
    Não conhecia esse, fiquei interessada. Quero ler mais quadrinhos, mas atualmente não estou é lendo nada, na verdade 😦
    “Elza” já está anotado 😉

    beijo grande,

    • As tirinhas são bacanas. Recomendo! Só uma dica: comprei os dois volumes no sebo que a Clara indicou. Cada um saiu por 10 reais + frete. E são novos, lindos e edições muito caprichadas. Vale a pena!
      Não está lendo nada?! =/ Espero que essa fase passe logo.
      Beijos, Maira!

  2. Elza pareceu inconsequente na tirinha que você citou… me incomoda também, mas olha, fiquei com bastante vontade de ler as tirinhas. Leio muito pouco (e entendo menos ainda) de quadrinhos, mas esta me parece uma graça! Os traços são lindos e ela me parece divertida também 😉 Gostei de conhecer seu blog 😉 Vim parar aqui por acaso e já pretendo voltar. bjs

    • O quadrinho é de qualidade, o autor pode ter escorregado, mas no geral as tirinhas são boas. Vale a leitura! Já que vocês leem pouco quadrinho, “Elza” seria ideal para se acostumar com o estilo de narrativa. Sim, o traço da Catherine Meurisse é demais!
      Obrigada! (^_^) Sejam bem-vindas e voltem sempre!
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s