Mais um ano de excelentes leituras! Nos dois últimos meses, infelizmente, dei uma freada por conta do grande volume de trabalho e problemas de saúde, mas ainda assim foram dois meses que eu estava bem acompanhada. Foi difícil escolher somente 5 livros como fiz no ano passado; esse ano 10 se destacaram. Segue os 10 melhores de 2013:
» Bestiário – Julio Cortázar ~ Da ultima vez que senti meu coração bater mais forte foi com José Saramago, em Ensaio Sobre a Lucidez (sim, li antes de Ensaio Sobre a Cegueira). Anos depois, Bestiário, do Cortázar, provocou sensações que há muito tempo eu não sentia. Simplesmente fantástico! Impressões sobre este livro aqui.
» Duna – Frank Herbert ~ Incluí Duna na lista não por ter amado, eu gostei bastante e achei riquíssima a narrativa, mas pelos excelentes momentos que o livro trouxe consigo. Meu marido é fã da série do Herbert e ficávamos conversando sobre o planeta Arrakis durantes horas (e ele fazendo suspense das continuações, rs). Impressões sobre este livro aqui.
» As Irmãs Makioka – Jun’ichiro Tanizaki ~ A narrativa desse romance é incrivelmente simples, especialmente para um calhamaço. Mas por trás dessa simplicidade, questões de classe, riqueza, costume e cotidiano são bem trabalhados na rotina das quatro irmãs (principalmente de três delas). Adorei As Irmãs Makioka pela sua leveza e acumulação de detalhes da cultura japonesa. Impressões sobre este livro aqui.
» O Jogo da Amarelinha – Julio Cortázar ~ Nos 50 anos de Rayuela, eu joguei o jogo do Cortázar. Foi um jogo difícil, mas um desafio prazeroso. Bastou paciência e boas conversas com uma colega de leitura. Pena que o bate-papo foi pelo computador e não nos cafés de Paris ou Buenos Aires, hahaha. Impressões sobre este livro aqui.
» O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano ~ O Livro dos Abraços é o tipo de livro que não vale a pena ler em uma sentada. É preciso apreciar este pequeno e impactante tesouro do Galeano, pois é uma obra de grandes diálogos e emoções, uma obra marcante! Impressões sobre este livro aqui.
» O Mágico de Oz – Lyman Frank Baum ~ Que narrativa adorável! Eu conheço O Mágico de Oz por causa do filme (1939) que assisti quando criança. Mas não recordava bem e fiquei surpresa com tudo e todos e a cor do sapatinho da Dorothy (>_<). Infelizmente não fiz post sobre o livro (U_U). Quem sabe quando adquirir a edição comentada (^_~).
» Orgulho e Preconceito – Jane Austen ~ Jane Austen é o tipo de autora reconfortante. Não é a toa que Orgulho e Preconceito esteja com este vigor há 200 anos. A leitura foi mais agradável por conta das conversas que tive com minha amiga sobre o livro, a minissérie da BBC e o filme (2006). E as duas últimas mídias com meu marido. Enfim, adorei! (^_^) Impressões sobre este livro aqui.
» Le Pavillon des Hommes (Vol. 2) – Fumi Yoshinaga ~ Novamente Ooku na minha lista dos melhores do ano. Este mangá é incrível! (*um dos meus preferidos*) A narrativa de Le Pavillon pega um período histórico marcante do Japão e cria um acontecimento fictício que dá razão ao acontecimento real. Também acompanhei o dorama e quanto amor ♥. No futuro próximo falarei com mais detalhes (^_~).
» Umbigo Sem Fundo – Dash Shaw ~ Não imaginava que ia me surpreender tanto com Umbigo Sem Fundo. Achei impressionante a narrativa despretensiosa causar tanta surpresa, e a ligação harmônica entre os diálogos e os desenhos. Também gostei de como Shaw retratou a família Loony. Nossa, muito palpável! Impressões sobre este quadrinho aqui.
» Vidas Secas – Graciliano Ramos ~ Triste saber que uma das obras mais famosas de Graciliano é atual. O sertão Nordestino ainda é ignorado e já existem soluções tecnológicas para reverter esta realidade desumana. O autor de Vidas Secas foi capaz de fazer uma critica extraordinária e perturbadora. O livro meche com os sentimentos e revolta o leitor diante da barbaria da seca e do descaso. Impressões sobre este livro aqui.
+ Menção Honrosa: Ode a uma Estrela – Pablo Neruda ~ Sou uma completa ignorante quando o assunto é poesia, mas fui com coragem ler Ode e adorei! Reli o poema várias vezes e sempre percebia algo novo. Neruda plantou a vontade de me aventurar na poesia ocidental, na sua poesia. Impressões sobre este livro aqui.
E você, quais foram as suas melhores leituras de 2013?
Tchau 2013! o/ Feliz 2014! \o/
Lulu, só livro massa, hein? As Irmãs Makioka é amor, foi uma leitura muito linda que iniciou nosso ano. Pena que Duna não ganhou a votação do fórum, mas quero muito ler! E Umbigo sem fundo é uma dívida, queria ter lido esse ano, mas o momento não chegou. Eu não coloquei Vidas Secas nas minhas listas porque foi releitura, mas foi incrível também. Um grande beijo, querida Lulu! Feliz ano novo! =D
Verdade, começamos muito bem 2013 com “As Irmãs Makioka”. Eu aprecio histórias simples e bem construídas. Então foi fácil gostar (^_^). Lua, “Duna” vale muito a pena! Acho que não comentei isso no post, mas foi o livro de FC mais rico e bem escrito que já li. Espero que o seu momento de ler “Umbigo Sem Fundo” chegue logo. Acho que você vai gostar! “Vidas Secas” foi incrível e chorei litros no capítulo da Baleia.
Beijão, Lua! Feliz 2014! \o/
Ei querida!!!
Da sua lista Só li o Orgulho e Preconceito e também goste bastante!
O Livro dos Abraços está na lista e também quero conhecer o Cortázar de tanto que vocês falam bem dele rsrsrs…
Um grande abraço e um lindo 2014 procê.
Olá, Agna Digníssima! (^_^)
“Orgulho e Preconceito” é lindo! Estou bem ansiosa para os outros títulos que faltam, principalmente “Razão e Sensibilidade” e “Mansfield Park”.
Eu não defino “O Livro dos Abraços” como ‘tesouro’ por acaso. Além de belo, é um livro impactante!
Que legal! Espero que leia e goste de Cortázar! (^_~)
Obrigada! Para você também, querida! \o/
\o/
Que ano bom, heim?
Com certeza “O jogo da amarelinha” entra para as leituras da minha vida, foi lindo e incrível! “Umbigo sem fundo”, “As irmãs makioka”, “Orgulho e preconceito”, todos eu quero muito ler!
E em quatro linhas você me convenceu a comprar “O livro dos abraços” para ontem, acho que amanhã vou na livraria e zás, zás, zás.
Beijo grande Luluzinha!!
Feliz 2014 \o/
o/ o/ o/ o/ o/
Foi sim! Espero que 2014 seja melhor ou igual (^_~).
Mais que concordo, “O Jogo da Amarelinha” entra para as leituras da vida. Bem, para mim qualquer livro do Cortázar [fã mode on/] rsrsrs.
Todos esses que você quer muito ler são excelentes!
Foi mesmo?! Legal! ;D “O Livro dos Abraços” é amor! Galeano é amor! E corre logo pra a livraria e zás, zás, zás.
Beijão, Maira! Feliz 2014! (o/ o/ o/ o/ o/ pra você também rsrsrs)
Que POSTAGEM LINDA!
O magnífico Umbigo sem Fundo só li por sua causa, então a culpa é toda sua por eu ter gostado MUITO!
Quero ler todos os que estão na postagem, só não conhecia o Le Pavillon des Hommes e… os outros dois eu já li por sua causa, obrigada, Lulu ❤
Vidas Secas quero ler ainda esse mês por que peguei com o namorado e ele quer de volta, sequestrei o livro dele e ele disse que só devolve um que emprestei pra ele quando eu mandar o da Graciliano, vê se pode!
Adorei "Ode", quero ler mais Neruda esse ano 🙂
Beijos e um ano de 2014 cheio de livros bons!
;D Valeu! Foi uma seleção até que variada, né?!
Levo a culpa com gosto, rs. “Umbigo Sem Fundo” é uma HQ incrível! Espero que outros títulos do Dash Shaw saiam pela Companhia.
Maura, “Le Pavillon des Hommes”, em japonês “Ooku”, é uma das atuais publicações da Fumi Yoshinaga. Essa obra é simplesmente incrível! Tornou um dos meus mangás josei favoritos. O mangá não tem em português *acho que nunca será lançado*, mas tem traduzido para inglês e francês.
Dou total razão ao seu namorado. Devolve o livro do moço, Maura! =P
Também quero ler mais Neruda! (^_^)
Um ano cheio de boas leituras e bons momentos! \o/ Beijos!
Lulu, quanta leitura linda… já coloquei algumas na minha (nada) humilde lista de 2014, será que dou conta de tudo, gente???
Umbigo sem fundo e Julio Cortázar com certeza eu leio!
Um beijo enorme,
FELIZ 2014!
Ei, Renata! (^_^) Valeu! Até que ficou uma lista bem variada, né?! Querida, você consegue! Lembra que sensual dá conta de tudo 😉 Difícil alguém não gostar de “Umbigo Sem Fundo”, o quadrinho é excelente! E Cortázar é amor! (*_*).
Feliz 2014! Beijos!
Duna em segundo… ta bom, vou deixar passar desta vez! No ano de 2014 com toda certeza o primeiro vai ser o Duna 2: a missão, ou o fantástico livro Acad. 🙂
‘Os 10 melhores de 2013’ não estão em colocação de preferência e sim em ordem alfabética (com os pronomes na frente) (^_^”). Já sei, você tinha que falar de “Duna”, né?! rsrsrs Bjs!
Bestiário é sensacional, e Graciliano é escritor do coração. Achei O livro dos abraços muito fofo e estou me coçando para ler O Jogo da Amarelinha.
Concordo, “Bestiário” é sensacional! E eu amei o primeiro conto do livro (amor à primeira vista por Cortázar!). Opa, leia Amarelinha! Seria um prazer ler suas impressões sobre essa obra.
Beijos, Aline!