Os 10 melhores de 2013

Mais um ano de excelentes leituras! Nos dois últimos meses, infelizmente, dei uma freada por conta do grande volume de trabalho e problemas de saúde, mas ainda assim foram dois meses que eu estava bem acompanhada. Foi difícil escolher somente 5 livros como fiz no ano passado, esse ano 10 se destacaram. Segue os 10 melhores de 2013:

  • Bestiário – Julio Cortázar

Bestiário - Julio Cortázar

.

Da ultima vez que senti meu coração bater mais forte foi com José Saramago, em Ensaio Sobre a Lucidez (sim, li antes de Ensaio Sobre a Cegueira). Anos depois, Bestiário, do Cortázar, provocou sensações que há muito tempo eu não sentia. Simplesmente fantástico! Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Duna – Frank Herbert

Duna – Frank Herbert.

Incluí Duna na lista não por ter amado, eu gostei bastante e achei riquíssima a narrativa, mas pelos excelentes momentos que o livro trouxe consigo. Meu marido é fã da série do Herbert e ficávamos conversando sobre o planeta Arrakis durantes horas (e ele fazendo suspense das continuações, rs). Impressões sobre este livro aqui.

.

  • As Irmãs Makioka – Junichiro Tanizaki

As Irmãs Makioka – Jun’ichiro Tanizaki

.

A narrativa desse romance é incrivelmente simples, especialmente para um calhamaço. Mas por trás dessa simplicidade, questões de classe, riqueza, costume e cotidiano são bem trabalhados na rotina das quatro irmãs (principalmente de três delas). Adorei As Irmãs Makioka pela sua leveza e acumulação de detalhes da cultura japonesa. Impressões sobre este livro aqui.

.

  • O Jogo da Amarelinha – Julio Cortázar

O Jogo da Amarelinha - Júlio Cortázar

.

Nos 50 anos de Rayuela, eu joguei o jogo do Cortázar. Foi um jogo difícil, mas um desafio prazeroso. Basta paciência e boas conversas com sua colega de leitura (Maira, adorei trocar impressões de leitura contigo (^_^). Ah, mais uma vez, sua resenha está fantástica!). Pena que o bate-papo foi pelo computador e não nos cafés de Paris ou Buenos Aires, rs. Impressões sobre este livro aqui.

.

  • O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano

O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano

.

.

O Livro dos Abraços é o tipo de livro que não vale a pena ler em uma sentada. É preciso apreciar este pequeno e impactante tesouro do Galeano, pois é uma obra de grandes diálogos e emoções, uma obra marcante! Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • O Mágico de Oz – Lyman Frank Baum

O Mágico de Oz - Lyman Frank Baum.

Que narrativa adorável! Eu conheço O Mágico de Oz por causa do filme (1939) que assisti quando criança. Mas não recordava bem e fiquei surpresa com tudo e todos e a cor do sapatinho da Dorothy (>_<). Infelizmente não fiz post sobre o livro (U_U). Quem sabe quando adquirir a edição comentada (^_~).

.

.

  • Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Orgulho e Preconceito - Jane Austen.

Jane Austen é o tipo de autora reconfortante. Não é a toa que Orgulho e Preconceito esteja com este vigor há 200 anos. A leitura foi mais agradável por conta das conversas que tive com minha amiga sobre o livro, a minissérie da BBC e o filme (2006). E as duas últimas mídias com meu marido. Enfim, adorei! (^_^) Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Le Pavillon des Hommes (T2) – Fumi Yoshinaga

Le Pavillon des Hommes T2.

Novamente Ooku na minha lista dos melhores do ano. Este mangá é incrível! *um dos meus preferidos* A narrativa de Le Pavillon pega um período histórico marcante do Japão e cria um acontecimento fictício que dá razão ao acontecimento real. Também acompanhei o dorama e quanto amor ♥. No futuro próximo falarei com mais detalhes (^_~).

.

  • Umbigo Sem Fundo – Dash Shaw

Umbigo Sem Fundo - Dash Shaw.

Não imaginava que ia me surpreender tanto com Umbigo Sem Fundo. Achei impressionante a narrativa despretensiosa causar tanta surpresa, e a ligação harmônica entre os diálogos e os desenhos. Também gostei de como Shaw retratou a família Loony. Nossa, muito palpável! Impressões sobre este quadrinho aqui.

.

.

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos

Vidas Secas - Graciliano Ramos.

Triste saber que uma das obras mais famosas de Graciliano é atual. O sertão Nordestino ainda é ignorado e já existem soluções tecnológicas para reverter esta realidade desumana. O autor de Vidas Secas foi capaz de fazer uma critica extraordinária e perturbadora. O livro meche com os sentimentos e revolta o leitor diante da barbaria da seca e do descaso. Impressões sobre este livro aqui.

.

+ Menção Honrosa:

  • Ode a uma Estrela – Pablo Neruda

Ode a uma Estrela - Pablo Neruda.

Sou uma completa ignorante quando o assunto é poesia, mas fui com coragem ler Ode e adorei! Reli o poema várias vezes e sempre percebia algo novo. Neruda plantou a vontade de me aventurar na poesia ocidental, na sua poesia. Impressões sobre este livro aqui.

.

E você, quais foram as suas melhores leituras de 2013?

Tchau 2013! o/ Feliz 2014! \o/

Anúncios

14 respostas em “Os 10 melhores de 2013

  1. Lulu, só livro massa, hein? As Irmãs Makioka é amor, foi uma leitura muito linda que iniciou nosso ano. Pena que Duna não ganhou a votação do fórum, mas quero muito ler! E Umbigo sem fundo é uma dívida, queria ter lido esse ano, mas o momento não chegou. Eu não coloquei Vidas Secas nas minhas listas porque foi releitura, mas foi incrível também. Um grande beijo, querida Lulu! Feliz ano novo! =D

    • Verdade, começamos muito bem 2013 com “As Irmãs Makioka”. Eu aprecio histórias simples e bem construídas. Então foi fácil gostar (^_^). Lua, “Duna” vale muito a pena! Acho que não comentei isso no post, mas foi o livro de FC mais rico e bem escrito que já li. Espero que o seu momento de ler “Umbigo Sem Fundo” chegue logo. Acho que você vai gostar! “Vidas Secas” foi incrível e chorei litros no capítulo da Baleia.
      Beijão, Lua! Feliz 2014! \o/

  2. Ei querida!!!
    Da sua lista Só li o Orgulho e Preconceito e também goste bastante!
    O Livro dos Abraços está na lista e também quero conhecer o Cortázar de tanto que vocês falam bem dele rsrsrs…
    Um grande abraço e um lindo 2014 procê.

    • Olá, Agna Digníssima! (^_^)
      “Orgulho e Preconceito” é lindo! Estou bem ansiosa para os outros títulos que faltam, principalmente “Razão e Sensibilidade” e “Mansfield Park”.
      Eu não defino “O Livro dos Abraços” como ‘tesouro’ por acaso. Além de belo, é um livro impactante!
      Que legal! Espero que leia e goste de Cortázar! (^_~)
      Obrigada! Para você também, querida! \o/

  3. \o/
    Que ano bom, heim?
    Com certeza “O jogo da amarelinha” entra para as leituras da minha vida, foi lindo e incrível! “Umbigo sem fundo”, “As irmãs makioka”, “Orgulho e preconceito”, todos eu quero muito ler!
    E em quatro linhas você me convenceu a comprar “O livro dos abraços” para ontem, acho que amanhã vou na livraria e zás, zás, zás.
    Beijo grande Luluzinha!!
    Feliz 2014 \o/
    o/ o/ o/ o/ o/

    • Foi sim! Espero que 2014 seja melhor ou igual (^_~).
      Mais que concordo, “O Jogo da Amarelinha” entra para as leituras da vida. Bem, para mim qualquer livro do Cortázar [fã mode on/] rsrsrs.
      Todos esses que você quer muito ler são excelentes!
      Foi mesmo?! Legal! ;D “O Livro dos Abraços” é amor! Galeano é amor! E corre logo pra a livraria e zás, zás, zás.
      Beijão, Maira! Feliz 2014! (o/ o/ o/ o/ o/ pra você também rsrsrs)

  4. Que POSTAGEM LINDA!
    O magnífico Umbigo sem Fundo só li por sua causa, então a culpa é toda sua por eu ter gostado MUITO!
    Quero ler todos os que estão na postagem, só não conhecia o Le Pavillon des Hommes e… os outros dois eu já li por sua causa, obrigada, Lulu ❤
    Vidas Secas quero ler ainda esse mês por que peguei com o namorado e ele quer de volta, sequestrei o livro dele e ele disse que só devolve um que emprestei pra ele quando eu mandar o da Graciliano, vê se pode!
    Adorei "Ode", quero ler mais Neruda esse ano 🙂

    Beijos e um ano de 2014 cheio de livros bons!

    • ;D Valeu! Foi uma seleção até que variada, né?!
      Levo a culpa com gosto, rs. “Umbigo Sem Fundo” é uma HQ incrível! Espero que outros títulos do Dash Shaw saiam pela Companhia.
      Maura, “Le Pavillon des Hommes”, em japonês “Ooku”, é uma das atuais publicações da Fumi Yoshinaga. Essa obra é simplesmente incrível! Tornou um dos meus mangás josei favoritos. O mangá não tem em português *acho que nunca será lançado*, mas tem traduzido para inglês e francês.
      Dou total razão ao seu namorado. Devolve o livro do moço, Maura! =P
      Também quero ler mais Neruda! (^_^)
      Um ano cheio de boas leituras e bons momentos! \o/ Beijos!

  5. Lulu, quanta leitura linda… já coloquei algumas na minha (nada) humilde lista de 2014, será que dou conta de tudo, gente???
    Umbigo sem fundo e Julio Cortázar com certeza eu leio!
    Um beijo enorme,
    FELIZ 2014!

    • Ei, Renata! (^_^) Valeu! Até que ficou uma lista bem variada, né?! Querida, você consegue! Lembra que sensual dá conta de tudo 😉 Difícil alguém não gostar de “Umbigo Sem Fundo”, o quadrinho é excelente! E Cortázar é amor! (*_*).
      Feliz 2014! Beijos!

  6. Duna em segundo… ta bom, vou deixar passar desta vez! No ano de 2014 com toda certeza o primeiro vai ser o Duna 2: a missão, ou o fantástico livro Acad. 🙂

    • ‘Os 10 melhores de 2013’ não estão em colocação de preferência e sim em ordem alfabética (com os pronomes na frente) (^_^”). Já sei, você tinha que falar de “Duna”, né?! rsrsrs Bjs!

    • Concordo, “Bestiário” é sensacional! E eu amei o primeiro conto do livro (amor à primeira vista por Cortázar!). Opa, leia Amarelinha! Seria um prazer ler suas impressões sobre essa obra.
      Beijos, Aline!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s