Os 10 melhores de 2013

Mais um ano de excelentes leituras! Nos dois últimos meses, infelizmente, dei uma freada por conta do grande volume de trabalho e problemas de saúde, mas ainda assim foram dois meses que eu estava bem acompanhada. Foi difícil escolher somente 5 livros como fiz no ano passado, esse ano 10 se destacaram. Segue os 10 melhores de 2013:

  • Bestiário – Julio Cortázar

Bestiário - Julio Cortázar

.

Da ultima vez que senti meu coração bater mais forte foi com José Saramago, em Ensaio Sobre a Lucidez (sim, li antes de Ensaio Sobre a Cegueira). Anos depois, Bestiário, do Cortázar, provocou sensações que há muito tempo eu não sentia. Simplesmente fantástico! Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Duna – Frank Herbert

Duna – Frank Herbert.

Incluí Duna na lista não por ter amado, eu gostei bastante e achei riquíssima a narrativa, mas pelos excelentes momentos que o livro trouxe consigo. Meu marido é fã da série do Herbert e ficávamos conversando sobre o planeta Arrakis durantes horas (e ele fazendo suspense das continuações, rs). Impressões sobre este livro aqui.

.

  • As Irmãs Makioka – Junichiro Tanizaki

As Irmãs Makioka – Jun’ichiro Tanizaki

.

A narrativa desse romance é incrivelmente simples, especialmente para um calhamaço. Mas por trás dessa simplicidade, questões de classe, riqueza, costume e cotidiano são bem trabalhados na rotina das quatro irmãs (principalmente de três delas). Adorei As Irmãs Makioka pela sua leveza e acumulação de detalhes da cultura japonesa. Impressões sobre este livro aqui.

.

  • O Jogo da Amarelinha – Julio Cortázar

O Jogo da Amarelinha - Júlio Cortázar

.

Nos 50 anos de Rayuela, eu joguei o jogo do Cortázar. Foi um jogo difícil, mas um desafio prazeroso. Basta paciência e boas conversas com sua colega de leitura (Maira, adorei trocar impressões de leitura contigo (^_^). Ah, mais uma vez, sua resenha está fantástica!). Pena que o bate-papo foi pelo computador e não nos cafés de Paris ou Buenos Aires, rs. Impressões sobre este livro aqui.

.

  • O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano

O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano

.

.

O Livro dos Abraços é o tipo de livro que não vale a pena ler em uma sentada. É preciso apreciar este pequeno e impactante tesouro do Galeano, pois é uma obra de grandes diálogos e emoções, uma obra marcante! Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • O Mágico de Oz – Lyman Frank Baum

O Mágico de Oz - Lyman Frank Baum.

Que narrativa adorável! Eu conheço O Mágico de Oz por causa do filme (1939) que assisti quando criança. Mas não recordava bem e fiquei surpresa com tudo e todos e a cor do sapatinho da Dorothy (>_<). Infelizmente não fiz post sobre o livro (U_U). Quem sabe quando adquirir a edição comentada (^_~).

.

.

  • Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Orgulho e Preconceito - Jane Austen.

Jane Austen é o tipo de autora reconfortante. Não é a toa que Orgulho e Preconceito esteja com este vigor há 200 anos. A leitura foi mais agradável por conta das conversas que tive com minha amiga sobre o livro, a minissérie da BBC e o filme (2006). E as duas últimas mídias com meu marido. Enfim, adorei! (^_^) Impressões sobre este livro aqui.

.

.

  • Le Pavillon des Hommes (T2) – Fumi Yoshinaga

Le Pavillon des Hommes T2.

Novamente Ooku na minha lista dos melhores do ano. Este mangá é incrível! *um dos meus preferidos* A narrativa de Le Pavillon pega um período histórico marcante do Japão e cria um acontecimento fictício que dá razão ao acontecimento real. Também acompanhei o dorama e quanto amor ♥. No futuro próximo falarei com mais detalhes (^_~).

.

  • Umbigo Sem Fundo – Dash Shaw

Umbigo Sem Fundo - Dash Shaw.

Não imaginava que ia me surpreender tanto com Umbigo Sem Fundo. Achei impressionante a narrativa despretensiosa causar tanta surpresa, e a ligação harmônica entre os diálogos e os desenhos. Também gostei de como Shaw retratou a família Loony. Nossa, muito palpável! Impressões sobre este quadrinho aqui.

.

.

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos

Vidas Secas - Graciliano Ramos.

Triste saber que uma das obras mais famosas de Graciliano é atual. O sertão Nordestino ainda é ignorado e já existem soluções tecnológicas para reverter esta realidade desumana. O autor de Vidas Secas foi capaz de fazer uma critica extraordinária e perturbadora. O livro meche com os sentimentos e revolta o leitor diante da barbaria da seca e do descaso. Impressões sobre este livro aqui.

.

+ Menção Honrosa:

  • Ode a uma Estrela – Pablo Neruda

Ode a uma Estrela - Pablo Neruda.

Sou uma completa ignorante quando o assunto é poesia, mas fui com coragem ler Ode e adorei! Reli o poema várias vezes e sempre percebia algo novo. Neruda plantou a vontade de me aventurar na poesia ocidental, na sua poesia. Impressões sobre este livro aqui.

.

E você, quais foram as suas melhores leituras de 2013?

Tchau 2013! o/ Feliz 2014! \o/

14 respostas em “Os 10 melhores de 2013

  1. Lulu, só livro massa, hein? As Irmãs Makioka é amor, foi uma leitura muito linda que iniciou nosso ano. Pena que Duna não ganhou a votação do fórum, mas quero muito ler! E Umbigo sem fundo é uma dívida, queria ter lido esse ano, mas o momento não chegou. Eu não coloquei Vidas Secas nas minhas listas porque foi releitura, mas foi incrível também. Um grande beijo, querida Lulu! Feliz ano novo! =D

    • Verdade, começamos muito bem 2013 com “As Irmãs Makioka”. Eu aprecio histórias simples e bem construídas. Então foi fácil gostar (^_^). Lua, “Duna” vale muito a pena! Acho que não comentei isso no post, mas foi o livro de FC mais rico e bem escrito que já li. Espero que o seu momento de ler “Umbigo Sem Fundo” chegue logo. Acho que você vai gostar! “Vidas Secas” foi incrível e chorei litros no capítulo da Baleia.
      Beijão, Lua! Feliz 2014! \o/

  2. Ei querida!!!
    Da sua lista Só li o Orgulho e Preconceito e também goste bastante!
    O Livro dos Abraços está na lista e também quero conhecer o Cortázar de tanto que vocês falam bem dele rsrsrs…
    Um grande abraço e um lindo 2014 procê.

    • Olá, Agna Digníssima! (^_^)
      “Orgulho e Preconceito” é lindo! Estou bem ansiosa para os outros títulos que faltam, principalmente “Razão e Sensibilidade” e “Mansfield Park”.
      Eu não defino “O Livro dos Abraços” como ‘tesouro’ por acaso. Além de belo, é um livro impactante!
      Que legal! Espero que leia e goste de Cortázar! (^_~)
      Obrigada! Para você também, querida! \o/

  3. \o/
    Que ano bom, heim?
    Com certeza “O jogo da amarelinha” entra para as leituras da minha vida, foi lindo e incrível! “Umbigo sem fundo”, “As irmãs makioka”, “Orgulho e preconceito”, todos eu quero muito ler!
    E em quatro linhas você me convenceu a comprar “O livro dos abraços” para ontem, acho que amanhã vou na livraria e zás, zás, zás.
    Beijo grande Luluzinha!!
    Feliz 2014 \o/
    o/ o/ o/ o/ o/

    • Foi sim! Espero que 2014 seja melhor ou igual (^_~).
      Mais que concordo, “O Jogo da Amarelinha” entra para as leituras da vida. Bem, para mim qualquer livro do Cortázar [fã mode on/] rsrsrs.
      Todos esses que você quer muito ler são excelentes!
      Foi mesmo?! Legal! ;D “O Livro dos Abraços” é amor! Galeano é amor! E corre logo pra a livraria e zás, zás, zás.
      Beijão, Maira! Feliz 2014! (o/ o/ o/ o/ o/ pra você também rsrsrs)

  4. Que POSTAGEM LINDA!
    O magnífico Umbigo sem Fundo só li por sua causa, então a culpa é toda sua por eu ter gostado MUITO!
    Quero ler todos os que estão na postagem, só não conhecia o Le Pavillon des Hommes e… os outros dois eu já li por sua causa, obrigada, Lulu ❤
    Vidas Secas quero ler ainda esse mês por que peguei com o namorado e ele quer de volta, sequestrei o livro dele e ele disse que só devolve um que emprestei pra ele quando eu mandar o da Graciliano, vê se pode!
    Adorei "Ode", quero ler mais Neruda esse ano 🙂

    Beijos e um ano de 2014 cheio de livros bons!

    • ;D Valeu! Foi uma seleção até que variada, né?!
      Levo a culpa com gosto, rs. “Umbigo Sem Fundo” é uma HQ incrível! Espero que outros títulos do Dash Shaw saiam pela Companhia.
      Maura, “Le Pavillon des Hommes”, em japonês “Ooku”, é uma das atuais publicações da Fumi Yoshinaga. Essa obra é simplesmente incrível! Tornou um dos meus mangás josei favoritos. O mangá não tem em português *acho que nunca será lançado*, mas tem traduzido para inglês e francês.
      Dou total razão ao seu namorado. Devolve o livro do moço, Maura! =P
      Também quero ler mais Neruda! (^_^)
      Um ano cheio de boas leituras e bons momentos! \o/ Beijos!

  5. Lulu, quanta leitura linda… já coloquei algumas na minha (nada) humilde lista de 2014, será que dou conta de tudo, gente???
    Umbigo sem fundo e Julio Cortázar com certeza eu leio!
    Um beijo enorme,
    FELIZ 2014!

    • Ei, Renata! (^_^) Valeu! Até que ficou uma lista bem variada, né?! Querida, você consegue! Lembra que sensual dá conta de tudo 😉 Difícil alguém não gostar de “Umbigo Sem Fundo”, o quadrinho é excelente! E Cortázar é amor! (*_*).
      Feliz 2014! Beijos!

  6. Duna em segundo… ta bom, vou deixar passar desta vez! No ano de 2014 com toda certeza o primeiro vai ser o Duna 2: a missão, ou o fantástico livro Acad. 🙂

    • ‘Os 10 melhores de 2013’ não estão em colocação de preferência e sim em ordem alfabética (com os pronomes na frente) (^_^”). Já sei, você tinha que falar de “Duna”, né?! rsrsrs Bjs!

    • Concordo, “Bestiário” é sensacional! E eu amei o primeiro conto do livro (amor à primeira vista por Cortázar!). Opa, leia Amarelinha! Seria um prazer ler suas impressões sobre essa obra.
      Beijos, Aline!

Deixe um comentário

