TAG: Nacionais da Minha Estante

A Maura, do Blog da Maura Parvatis, me indicou para responder a TAG: Nacionais da Minha Estante, criada pela Gil do Ler e Pensar. Pensei que seria difícil selecionar já que leio poucos livros de autores nacionais. Foi bacana ver que não estou tão ruim, mas que ainda posso melhorar e explorar nossa bela literatura. Sigam-me os bons!

.

Tag Nacionais da minha estante

Regras:
1- Usar o selo da tag no seu post;
2- Linkar quem te indicou;
3- Responder às perguntas através de imagens, tentando não repetir as respostas;
4- Indicar no mínimo 3 novos blogs para respondê-la e avisá-los.

.

1- Indique três livros de autores nacionais que você tenha lido, gostado e estejam na sua estante.

TAG Nacionais da Minha Estante_01

  • Cem homens em um ano – Nádia Lapa

Cem homens em um ano relata as experiências sexuais de Letícia (pseudônimo usado por Nádia). Recomendo imensamente o livro (e seus textos no cemhomens.com e sua coluna no cartacapital.com.br), porque além da escrita da Nádia ser única, saborosa e verdadeira, Cem homens não fala só sobre sexo, mas também de liberdade.

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Li Memórias Póstumas de Brás Cubas na época do colégio e foi uma das leituras mais agradáveis. Memórias tem uma narrativa animada, concisa e cheia de ironia. Assis também retrata o ser humano com suas forças e fraquezas. É um trabalho inteligente, agridoce, uma arte da literária brasileira.

  • Zucker – Studio Seasons

Zucker, mangá nacional estilo shoujo. Isso mesmo, Made in Brasil (com ‘s’, rs). Adoro shoujo (e josei) e fiquei muito feliz em ver um produto nacional de qualidade em arte e roteiro. A saga da protagonista Dora é singela e sem complicações, mas cumpre o que promete, de apresentar uma narrativa simpática e doce. (torcendo pelo lançamento do mangá Helena)

.

2- Um ou três livros nacionais que estejam na sua estante, mas que você ainda não leu.

TAG Nacionais da Minha Estante_02

  • Perto do Coração Selvagem – Clarice Lispector

Pensei que fosse me animar a ler Perto do Coração Selvagem este ano. Porém ainda não estou preparada a ingressar nos escritos de Clarice. Receio de ler e não entender. A sinopse do livro me passou essa impressão.

  • Vermelho Amargo – Bartolomeu Campos de Queirós

Ouvi falar pela primeira vez de Vermelho Amargo no cantinho da Maura. Ela publicou algumas citações do livro e fiquei bastante interessada. Depois de assistir este vídeo, minha animação aumentou em ler a obra de Bartolomeu (^_^).

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos

Creio que li Vidas Secas no colégio. Lembro-me vagamente de uma cadelinha transitando pelo rachado solo do deserto nordestino. Mas não tenho certeza. Depois de assistir o lindíssimo vídeo da Tatianne Dantas, quero muito ler Graciliano. Vidas Secas foi o ganhador do mês de outubro do fórum Entre Pontos e Vírgulas, e minha participação é garantida (^_~). E você está mais que convidado!

.

3- Um ou três livros nacionais que você não tenha na sua estante e que gostaria de ter.

TAG Nacionais da Minha Estante_03

  • Angústia – Graciliano Ramos

No mesmo vídeo hipnotizante da Tatianne, ela fala com tanto gosto e admiração do Graciliano Ramos que quero ler todos os livros do autor. Acabei escolhendo o vencedor Vidas Secas por conta da Baleia. Entretanto, Angústia me chamou bastante a atenção e acredito que será uma leitura surpreendente.

  • As Meninas – Lygia Fagundes Telles

Nunca li nada da Lygia. Que vergonha (U_U) Dentre as obras da autora, As Meninas é um dos livros mais comentados e com bons comentários. Fiquei curiosa pelo estilo da narrativa do fluxo de consciência e dos temas abordados na história.

  • Tereza Batista cansada de guerra – Jorge Amado

Conheço algumas obras do Amado, não por ler os livros ou assisti as adaptações, mas de ouvir as conversas entre minha mãe, vovó e a tia Mília. Estava torcendo por Tereza Batista, mas foi Tenda dos Milagres o vencedor do mês. Recomendo o vídeo da Denise, onde ela fala um pouco sobre cada livro posto a votação. E Tereza Batista cansada de guerra me chamou mais a atenção.

.

É isso! Assim como a Michelle, não vou indicar blogs / vlogs. Fique a vontade para responder (^_^)

10 respostas em “TAG: Nacionais da Minha Estante

  1. Lulu, que legal saber ter despertado tanto a sua vontade de ler o Graça! Fico muito muito feliz mesmo. Literatura brasileira é tudo de bom, eu amo demais! Vermelho Amargo também já li, foi uma das melhores leituras de 2012 pra mim, acho que vai gostar muito.
    Beijo enorme!!

    • Tatianne, você falou com tanta paixão que despertou meu interesse em poucos minutos (^_^). E eu agradeço pelo vídeo lindo sobre o Graça *gostei muito*.
      Espero ler “Vermelho Amargo” ainda esse ano. Estou bastante curiosa!
      Beijos enorme!

  2. Lulu, também quero ler “Vidas Secas” para o Fórum. Vai ser meu primeiro Graciliano. Quanto ao “As Meninas”, sério, que livro incrível. Nunca esqueci a Ana Clara, minha personagem preferida do livro e talvez de todos os que li.
    Torço para que goste ❤
    beijo grande,

    • Oba! \o/ O mês de outubro tá imperdível. Depois do vídeo hipnotizante da Tatianne, impossível resistir ;D.
      Estou com mais vontade de ler “As Meninas” (^_^). Eu estava assistindo a um vídeo da Lygia e ela disse que acrescentou texto na nova edição da Companhia. Bem, tenho que ler nessa edição ;]
      Beijos!

  3. Que legal que você respondeu a tag!
    Memórias Póstumas é ótimo! Muito divertido! E eu jamais imaginaria que esse mangá é nacional…
    Vidas Secas eu também li na escolha, muuuuuuuuito tempo atrás. Lembro do filme, das músicas…
    E Angústia é um livro incrível. Um dos meus preferidos. Li “por obrigação” para o vestibular e fiquei encantada.
    E preciso dar um jeito de ler algo do Jorge Amado. Vou botar na minha lista de leitura de 2014 (já estou começando…rs)
    bjo

    • “Zucker”, mangá nacional de qualidade! Recomendo! (^_^)
      Estou ansiosa para ler “Vidas Secas”, já que tenho duvida se li no colégio, rs.
      Tenho que me preparar psicologicamente para ler “Angústia”. Ah, como não sou besta, desejo a edição dos 75 anos ;D
      Já está começando a lista?! Não se esquece de incluir “Psicose” \o/
      Beijos, Michelle!

  4. Oi, Lulu!

    Também vou ler “Vidas Secas” para o Fórum, vai ser a minha primeira participação nele 🙂 Eu até li os 3 primeiros capítulos mas deixei de lado 😐 E Angústia comprei por que estava baratinho no sebo antes de saber que a Tati gostava bastante do Graciliano e começar a ficar interessada pela obra dele, o vídeo dela para o Fórum foi, como você classificou, hipnotizante!!!
    “Cem homens em um ano” é um livro que estou doida para ler, mas eu sempre esqueço de procurar por ele, vou colocar na lista de livros que quero comprar em 2014, rs.
    Vou assistir o vídeo da Denise sobre os livros do Jorge Amado, depois que você comentou sobre “Tereza Batista cansada de guerra” procurei sobre ele e fiquei com vontade de ler também 🙂
    Eu fico encantada quando um amigo fica falando de mangá, eu não entendo praticamente mas adoro saber sobre, vou pesquisar sobre o “Zucker”, e perguntar se ele já leu, se não vou comprar para ele 😀

    Lulu, adorei suas respostas o/

    Beigos!

    • Oba! \o/ Maura, participei algumas vezes do fórum e achei muito legal. Espero que seja uma boa experiência para você também (^_^). “Angústia” seria minha escolha até a Baleia ser citada (*_*). Pois é, o vídeo da Tatianne é hipnotizante! Notou que um monte de gente vai participar do fórum?! O pessoal do ‘me segue que eu te sigo’ poderia pedir algumas dicas kkkkkkk.

      Maura, comprei meu exemplar do “Cem homens em um ano” diretamente com a Nádia (com direito a uma dedicatória hiper fofa _<*.

      Mangá é amor ❤ Eu adoro! Se seu amigo gosta do estilo shoujo, acho que ele vai curtir “Zucker”.

      Fico feliz que tenha gostado (^_^). E quero agradecer por ter me indicado. Gostei de ter respondido a TAG =]

      Beijos!

Deixe um comentário

