Livro: O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

O Oceano no Fim do Caminho – Neil GaimanUm homem volta à cidade de sua infância. Chegando lá, sua memória o leva ao final da rua, na fazenda da família Hempstock. Em meio a recordações vivas do passado, lembranças esquecidas dos seus 7 anos vem à tona…

O Oceano no Fim do Caminho é apresentado como um livro adulto e o Brasil foi o único país a ter o lançamento simultâneo com edição norte-americana, em 18 de junho deste ano treze.

Acredito que o novo romance do Gaiman tenha a possibilidade de ter várias reações e interpretações. Vai de cada par de olhos ou dois pares dele. Vai de cada vida. Vai de cada lembrança empoeirada pelo tempo. Então é completamente normal discordamos ou concordamos.

Oceano me levou a momentos (com e sem monstros) que marcaram a minha infância, momento estes escondidos, mas que algumas vezes passam para dar “Oi!”. Tal reação é bastante parecida com a do personagem principal. De certa forma nos identificamos com nossas memórias, nos tornamos próximos por nossas semelhanças, principalmente aqueles que emergem em várias ficções.

O romance iniciou muito bem, estava achando tudo adorável. Mas a cada página virada o passado do protagonista insistia em ficar, e isso me decepcionou um pouco. Ter ido com muita sede ao pote e / ou ter enfatizado no ‘primeiro romance adulto de Neil Gaiman desde 2005’ pode ter atrapalhado. Pois é, impliquei com a idade do pobrezinho. Creio que um personagem adulto intercalando com memórias da infância, tornaria a proposta do romance mais interessante e menos cansativa.

No geral, O Oceano no Fim do Caminho é um bom livro. A narrativa de Gaiman é agradável e como definiu perfeitamente a Lua, do blog Ficções do Interlúnio: “[…] a escrita dele é confortável como um pijama velho.

Creio que o autor tentou nos mostrar como a vida real e a magia pode permear no nosso mundo de uma forma que é útil para nós. O poder de imaginação e criatividade das crianças, especialmente em situações difíceis, é um elemento poderoso. É como se caíssemos na toca do coelho.

.

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Renata Pettengil
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Ano: 2013

Anúncios

6 respostas em “Livro: O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

  1. Essa coisa da expectativa acaba com tudo, não é mesmo, Lulu? Eu esperava um romance nos moldes de Deuses Americanos, mas veio uma novela, paciência, mesmo assim gostei. Tenho que aproveitar o embalo e ler outras coisas dele aqui que estão levando poeira há séculos, rs. Beijinho!!!

    • Pois é Lua, e como acabada =/ Achei ‘Oceano’ legal e curti a leitura, mas não me apaixonei. Eu também pensei que fosse algo como Deuses Americanos (mesmo não conseguindo lembrar direito da história). Tá pretendendo ler qual?
      Beijinhos ;]

  2. Eu não esperava nada, mesmo assim estava apreensiva, com medo de não ‘entender’ o universo tão peculiar do Gaiman. No fim, tive uma boa experiência. Dos livros que li do autor até agora, esse foi o mais ‘aberto’. Gostei. Preciso tomar coragem para ler os outros…hehe
    bjo

    • Que bom que você teve uma boa experiência (^_^). Michelle, Gaiman tem um universo peculiar, mas não é complicado, está mais para agradável. Bem, te desejo coragem \o/, rs. Beijos!

  3. Olá!
    Como eu não fazia expectativas – mas já conhecia Coraline – foi uma leitura agradável, surpreendente e até certo ponto reveladora. A linguagem é simples, mas também nebulosa .. A estória mexe com nosso passado infantil.

    Um beijo, boas leituras!
    Camilla

    • Olá, Camilla!
      Pois é, a danada da expectativa atrapalhou um pouco. Concordo, “Oceano” tem essas características que você destacou. Bem, no geral eu gostei do livro (^_^).
      Beijos e boas leituras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s