Livro: O Cair da Noite – Isaac Asimov

O Cair da Noite – Isaac AsimovPublicado pela primeira vez em setembro de 1941, na revista Astounding Science Fiction, O Cair da Noite é umas das história mais popular da lista de 400 livros (ficção e não ficção) do escritor Isaac Asimov. E é considerado pela Science Fiction Writersof America o melhor conto de ficção científica.

Sua fama é tanta que recebeu duas adaptações cinematográficas dirigidas por Paul Mayersberg (1988) e por Gwyneth Gibby (2000), ambas com críticas negativas; e uma expansão em romance de mesmo nome, escrito em pareceria com Robert Silverberg (1990).

Na introdução, segundo Marcello Simão Branco, a ideia foi sugerida por John W. Campbell, editor da Astounding. Campbell mostrou a Asimov uma citação do filosofo norte-americano Ralph Waldo Emerson:

“Se as estrelas aparecessem uma noite em mil anos, como poderiam os homens acreditar e adorar e preservar por muitas gerações a lembrança da cidade de Deus?”

Partindo dessa ideia, Asimov cria Lagash e seus 6 sóis. Há 2049 anos que os habitantes não veem a escuridão. Não existem objetos que produzem luz e o fogo tem como única função aquecer. Como reagiria a humanidade diante de um novo acontecimento que estar por vir?

Imaginar um mundo sem noite, um mundo onde as estrelas são mitos, nos direciona ao medo irracional que o desconhecido pode causar. E a visão de tal fenômeno é diversa. Os místicos profetizam o fim do mundo. Já os cientistas previram um descontrole coletivo e se questionam sobre o futuro da civilização. Enquanto outros duvidam da chegada do evento.

Mesmo curto, a narrativa tem um suspense crescente. Conforme a ansiedade das personagens ia se agravando com o processo do eclipse solar do sol Beta, senti o mesmo desconforto e dúvida do que estaria por vir.

– Em apenas quatro horas – ele disse – acaba a civilização como conhecemos. E isso acontecerá porque, como pode ver, Beta é o único sol no céu (p. 16)

Nightfall

Título: O Cair da Noite
Título original: Nightfall
Autor: Isaac Asimov
Tradução: Ana Cristina Rodrigues
Editora: Arte & Letra
Páginas: 80
Ano: 2012

14 respostas em “Livro: O Cair da Noite – Isaac Asimov

  1. Eu sou totalmente novata em ficções científicas. Mais por medo do que por falta de interesse. Li meu primeiro Asimov no ano passado, penei um pouco no início, mas adorei a experiência. Acho que um texto assim curtinho pode ser meu segundo contato com as obras dele. Já anotei a dica 😉
    bjo

    • Michelle, na adolescência eu não era muito chegada a Ficção Cientifica, mas acabei percebendo meu interesse pelas histórias, principalmente nos mangás. Seu primeiro contanto com Asimov foi o Fundação? Eu não sei o romance, mas o conto ‘O Cair da Noite’ é interessante e acho que você vai gostar da forma como o autor estruturou os fatos. Além disso, a edição da Arte & Letra é mimosa! Bjs!

      • Nãããão, imagina! Meu primeiro contato com o Asimov foi “Fim da Eternidade”. Sofri muito no início, com aquelas descrições detalhadas do mundo futurístico e do funcionamento da sociedade. Só na terceira tentativa consegui ultrapassar as 30 páginas iniciais que me prendiam. Daí, achei incrível e jurei a mim mesma que vou ler outros livros do autor.

        • Pois é, o inicio dos livros de FC normalmente são difíceis, mas com o passar das páginas acabamos nos acostumando com a “estranheza”. O legal dessa fase é o período de adaptação ;D. Se você for ler o conto ‘O Cair da Noite’ creio que esse estranhamento não será tão intenso, pois achei que Asimov foi bem direto.
          Beijos, Michelle!!

    • Tatianne, esse conto é muito legal! Principalmente a reação das personagens ao acontecimento desconhecido, novo.
      Também tenho que me aventurar em Fundação (^_~).
      Fico muito feliz que tenha adorado ;D Bjs!

  2. Ei Lulu!
    Tudo bem com você?
    Nunca li nada desse autor, mas estou com a Trilogia da Fundação aqui me esperando faz um tempinho.
    Gostei muito do que escreveu, acho que será o próximo que lerei 🙂
    Abraços daqui de Minas procê.

    • Agna!!! Lotada de trabalho, mas tudo bem, rs. E ai em Minas?
      Tem leitores que não indicam contos como primeiro contanto, mas esse do Asimov eu indicaria como primeira leitura. O conto é curto, tem uma narrativa diferente e introduzir no universo de Isaac Asimov pelos seus primeiros escritos é uma experiência muito bacana. O Cair da Noite é uma ótima degustação, rs.
      Fico muito feliz que tenha gostado ^^
      Abraços!!

  3. Lulu, o Asimov escreveu 400 livros… :O
    Menina, tô chocada. É claro que positivamente, imagina o quanto esse homem era maneiro… E eu nunca li nada dele :\
    Um que sempre namoro quando vou na biblioteca e nunca faço empréstimo é Eu, Robô.
    Com relação a resenha… AHHHHH, fiquei curiosa para saber o que acontece… Vou xeretar o acervo das bibliotecas e checar se eles têm uma cópia, se ler digo o que achei 😀

    Beigos!

    • Maura, eu sabia que o Asimov tinha escrito vários livros, mas não imaginava que fossem tantos (O_O) Como você, eu também fiquei bastante surpresa.
      Mesmo lembrando vagamente, eu gostei dos contos de ‘Eu, Robô’.
      Espero que encontre o conto na biblioteca *torcendo*. E volte para me dizer o que achou ^^ Bjs!

  4. Gente tá aí uma dívida literária que eu tenho, tanto com o Isaac Asimov e com literatura de ficção cientifica. Uma das minhas querências atuais é a Trilogia da Fundação.
    Anotada a sugestão!
    bjos
    Melissa

    • Melissa, se jogue na Ficção Cientifica, rs. (falando nisso, eu também tenho que ler mais FC) Ainda não li a Trilogia da Fundação, mas só pelas edições já vale a pena ter na estante ;D. Bjs!

  5. Já li alguns livros do Asimov e já pesquisei um bocado sobre ele, mas nunca tinha ouvido falar sobre esse conto/livro. Gostei bastante, já está na lista de próximas leituras. Obrigado pela dica!

Deixe um comentário

