Livro: O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano

O Livro dos Abraços - Eduardo GaleanoJornalista e escritor uruguaio, ativista contra as ditaduras militares que floresceram na América Latina, Eduardo Galeano ganhou público internacional através de sua obra-prima: As Veias Abertas da América Latina (1971). Também o conheci graças a esta obra e de vários vídeos excelentes que estão disponíveis na internet.

Através deste arquipélago de textos curtos, Galeano fornece um retrato impressionante da América Latina. A sensibilidade política do esquerdista é muito intensa em O Livro dos Abraços, lançado em 1989. Sem dúvida é preciso humanismo e plenitude para escrever uma obra tão bela de memórias, histórias e anedotas. O autor abraçou fragmentos de anônimos e de escritores conhecidos, e abraça também a presença silenciosa de um coração atento.

Neste belo mosaico ele nos guia por caminhos bifurcados, passamos por escritores latino-americanos, bem como pelos índios, presos políticos, crianças, algumas cidades onde o escritor viveu ou visitou, slogans levantados aqui e ali nas paredes das cidades da América do Sul, desconcertante anúncios afixados em jornais de seu país, provérbios, contos.

Entre os textos, vários desenhos, muitas vezes onírica ou surreal, estão espalhados pelas páginas. As ilustrações dão um contraponto poético que acompanha agradavelmente a leitura sem influenciá-la. Convenhamos que a edição pocket da L&PM está belíssima. Um pequeno tesouro que deveria estar em qualquer estante, ao alcance das mãos, principalmente na mente.

Feito de pequenos textos, pequenas histórias, pequenas memória e grandes verdades, O Livro dos Abraços não é simplesmente um livro, é uma caixa de joias. Como bem ressaltou a Inês, o livro sempre será atual enquanto houver opressores e oprimidos.

Recomendo esta entrevista do Eduardo Galeano da série Sangue Latino. O primeiro texto d’O Livro dos Abraços, O MUNDO, introduz essa entrevista profunda, de beleza ímpar, uma poesia para a consciência.

Sério, Galeano é incrível!

Título: O Livro dos Abraços
Título original: El Libro de los Abrazos
Autor: Eduardo Galeano
Tradução: Eric Nepomuceno
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 272
Ano: 2005

Anúncios

5 respostas em “Livro: O Livro dos Abraços – Eduardo Galeano

  1. Pingback: Os 10 melhores de 2013 | Lulunettes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s