Spartacus 3.10 “Victory”

Spartacus_3x10

Sem duvida Spartacus está entre as melhores séries de todos os tempos. Para mim é a melhor série de todos os tempos, nada pode superar a história de Spartacus, um homem livre que foi capturado pelos romanos de sua terra natal, na Trácia, e reduzido à escravidão. Spartacus tornou-se uma lenda por lutar pela causa dos escravos.

A revolta de Spartacus aconteceu há muito tempo e desde então existe uma mensagem que nunca perdeu seu valor. Uma mensagem mais atual do que nunca: a luta pela liberdade! O poder opressor de Roma nos dias de hoje se tornou o poder opressor de outras magnitudes.

SPARTACUS-WAR-OF-THE-DAMNED-Poster-600x899

O seriado de modo geral foi bastante fiel ao relato histórico mais preciso que se tem desse período. Costumes, roupas, diálogos e cenários mostraram muito bem a realidade crua da época. As cenas de batalhas são impecáveis. As personagens, históricos ou não, são incrivelmente cativantes. Spartacus, Sura, Crixus, Naevia, Oenomaus, Melitta, Ganicus, Agron, Nasir, Mira, Saxa, Lugo, Kore e vários personagens secundários, são épicos e driblaram obstáculos por aquilo que acreditavam. Inspiradores!

Eu nunca vou esquecer como me apaixonei por essa série. Foi realmente difícil dizer adeus. Não contive as lágrimas ao assistir a queda do Lugo, da Saxa, da Naevia, da Kore (já esperava tal fim, afinal Crassus mandou o próprio filho para a dizimação), do Ganicus e por fim de Spartacus. A morte de Spartacus e de seus companheiros foi inevitável, está lá nas páginas da história, mas eu não queria. Para compensar os corações partidos, Agron, Nasir, Sibyl, Laeta e outros escravos conseguiram escapar.

A cena mais emocionante e triste do ultimo capítulo foi o momento final de Spartacus. Sura vai cumprimentá-lo com seu nome verdadeiro no caminho para o pós-vida. Nuvens reúnem-se acima de Spartacus, a chuva cai, ele dá seu último suspiro, e o Portador da Chuva mais uma vez faz jus ao seu nome. Spartacus morre como um homem livre.

“Não há maior vitória do que sair desse mundo como um homem livre.” – Spartacus

Ao seu lado, Agron assegura que Spartacus será lembrado.

“Um dia Roma deve se enfraquecer e desaparecer. No entanto, você sempre será lembrado no coração de todos que suspiram por liberdade.” – Agron

Por fim, os créditos mostram imagens de personagens do passado e do presente, finalizando com uma linda homenagem ao primeiro Spartacus, Andy Whitfield [1972 – 2011]. Um final épico para um seriado épico. Parabéns ao elenco e a equipe de criação que nos fez chorar de alegria, bem como de tristeza.

Sem duvida Spartacus foi um grande homem, um líder do seu tempo, um líder de todos os tempos. Crassus pode ter vencido a batalha, mas Spartacus venceu a guerra.

De pé aplaudo essa série de qualidade e de propósito. Aplaudo, Spartacus! (*_*)

Anúncios

2 respostas em “Spartacus 3.10 “Victory”

  1. A melhor série de todos os tempos, bem feita, ótimos atores, mas ela tem o algo mais, a luta contra a opressão. Não tem como não ficar empolgado com a luta, mesmo que sem esperança, de Spartacus. Pouco a pouco, a humanidade irá se libertar da opressão, entre erros e acertos as revoltas contra a opressão, seja de uma classe ou contra o sistema, ficam maiores e mais sofisticadas. Spartacus, Revolução Francesa, Revolução Russa, Ocupy Wall Street … o futuro é nosso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s